Cinema

As principais batalhas que enfrentamos durante a caminhada Cristã

E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” II Timóteo 3:12. A Palavra do Senhor é clara em enfatizar que não é fácil seguir a Cristo. Vivemos em um mundo que nos odeia devido ao amor de Jesus e porque somos escolhidos para uma vida plena ao Seu lado. Servir a Deus e seguí-Lo implica em conhecermos que seremos perseguidos, afrontados e enfrentaremos verdadeiras batalhas até alcançarmos a redenção completa no céu.

Desta maneira quero salientar aqui quatro principais batalhas que todo cristão enfrentará durante sua caminhada com Jesus. Uns sofrerão mais em alguns pontos que destacarei, outros sofrerão menos mas, invariavelmente, todos sofreremos com os combates. Espero que através desse estudo a sua Fé seja fortalecida e você possa ter mais garra e esperança combatendo contra os seus inimigos em Cristo Jesus!

1- A Batalha contra a Própria Natureza
“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.” Gálatas 5:16-17

Todos aqueles que aceitaram a Jesus Cristo como seu Único e Suficiente Salvador terão que enfrentar uma dura batalha em seu próprio ser, que a Bíblia chama de CARNE. Qual é a renúncia que você tem feito por amor de Cristo?
Não existe evangelho sem renúncia, nem vida cristã sem o carregar da cruz. Por isso também disse o apóstolo João aos discípulos em I João 2:6: “Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou”. Andar como Jesus é ter uma vida parecida com a do Mestre, rejeitando as obras da carne e “andando em Espírito” Gálatas 5:16a.

2- A Batalha contra os Próprios Familiares
“Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; e assim os inimigos do homem serão os seus familiares.” Mateus 10:35-36

Outra oposição que a maioria dos cristãos enfrenta vem da própria família. Pais que não compreendem a fé dos filhos, filhos que não compreendem a fé dos pais, mulheres que não compreendem a fé dos seus maridos… Geralmente os que estão mais próximos de nós são aqueles que mais nos criticam por buscarmos a Jesus, pois conheceram nossa história e sabem do nosso passado. Não conseguem compreender o que está escrito em II Coríntios 5:17: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” e zombam, duvidam de nossa mudança e intenções.

3- A Batalha contra o Sistema do Mundo
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” I João 2:15-16

Todo cristão fiel também enfrentará duras batalhas contra o sistema do mundo, dominado pelo diabo. Como a maioria dos convertidos não nasceu em lares cristãos, para os tais essas lutas agravam-se devido ao “costume do mundo”. Por exemplo, para o mundo é normal uma pessoa revidar toda vez que é atacado por alguém. Mas a Palavra de Deus nos ensina que “ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses” Lucas 6:29.

4- A Batalha contra o diabo
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” I Pedro 5:8

Por fim a batalha mais ferrenha, que está diretamente relacionada com as três outras batalhas citadas aqui, é a batalha contra o inimigo de nossas almas. Algumas batalhas citadas nesse estudo podem durar algum tempo da vida cristã, mas a batalha contra o diabo deve durar todo o tempo em que estamos nesse mundo. Essa luta não cessa, pois o inimigo não pára de tentar minar a nossa fé e esperança, afastando-nos do Senhor.

A Palavra diz que ele é mentiroso e homicida: “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira” João 8:44.

A intenção do maligno é nos arrastar com ele para o inferno, visto que já está condenado: “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre” Apocalipse 20:10.

GospelMund.Com