Artes minimalistas: como elas podem ajudar um anúncio?
Poucas ferramentas de comunicação tem tanto poder quanto uma artes minimalistas, o estilo enxuto que traz muitas informações em poucos elementos saiu das telas pintadas a óleo e ganhou espaço na comunicação.
Esse é um dos movimentos que começou nas artes e foi apropriado pelo design estando presente hoje em anúncios, estilo editorial fotos, roupas e ambientes.
A ideia por trás desse conceito é apresentar ideias limpas, sem distrações ou grandes adornos, que são sofisticadas e passam claramente as informações.
O que não é antagônico aos objetivos dentro da publicidade, já no marketing essas ideias são muito poderosas para gerar encantamento e reter a atenção.
O minimalismo pode ser adotado em diversas áreas da nossa vida, desde como anunciamos produtos até a organização de closet planejado feminino, como tem sido chamado nos dias atuais de armário cápsula, por exemplo.
O design minimalista agrega uma questão fundamental que é o uso inteligente do espaço, questionar a importância de cada traço de um design pode ser o estopim para uma série de inovações.
Surgindo assim o questionamento de como uma empresa pode utilizar da melhor forma o espaço, por exemplo, de uma etiqueta vinil para expor a sua marca.
O contexto histórico da Artes minimalistas
Como toda forma de arte, o minimalismo surgiu de referências anteriores e do seu próprio contexto. Com o fim da guerra e a influência direta do expressionismo abstrato, o minimalismo foi aos poucos formando sua própria identidade.
Com o tempo o minimalismo foi tomando outros espaços e além de ser muito utilizado no design para comunicação ele também aparece em outros contextos como na confecção de roupas femininas, móveis, decorações e entre outros.
Com uma Internet cada vez mais repleta de conteúdo, informação e gatilhos de atenção, o minimalismo ganhou espaço por ser simples e com sofisticação e poucos elementos, entregar todo o conteúdo necessário.
Hoje é possível dizer, por exemplo, que dentro do design para web esse conceito é um dos mais utilizados e estudados.
O minimalismo teve por muito tempo um papel fundamental no design para web, como nem sempre a Internet teve alta velocidade.
Portanto, se fazia necessária a redução de elementos por página por uma questão técnica e o minimalismo era a chave para resolver esse problema.
Hoje seu papel mudou um pouco com o aumento da oferta de informação. Cada peça deve ser mais facilmente inteligível e explorável e isso pode ser feito com a redução de elementos e resumo inteligente de conteúdo.
Como o minimalismo ajuda no design de anúncios online?
A ideia de reduzir os componentes de uma mensagem para assim informar mais não é nova, assim como o próprio minimalismo por essência já é parte da humanidade por séculos.
O arquiteto alemão Ludwig Mies foi quem recebeu crédito pela frase “Menos é mais”, apesar de não ser uma novidade dos nossos tempos, esse conceito se combina perfeitamente com os tempos atuais.
O processo para construção de uma identidade minimalista parte de dois momentos, a análise e a síntese.
O primeiro passo é listar todas as ideias que devem estar presentes no seu projeto. Desde a identidade da empresa, a mensagem a ser passada, pontos de identificação com o público e a resolução da dor prometida.
É com tudo isso em mãos que podemos colocar as ideias no papel com uma perspectiva minimalista.
Levantando a questão de como a identidade pode ser representada da forma mais resumida possível, Às vezes os elementos mais simples são capazes de transmitir a mensagem corretamente.
Com o advento das redes sociais, o volume de informação que recebemos diariamente aumentou exponencialmente.
Fator que já era expressivo e agravado pelo celular, TV ou até mesmo ao caminhar pelo bairro, onde é muito comum se deparar com panfletos, placas e outras formas de anúncio.
E com tanta oferta de pontos de atenção, é normal que sejamos condicionados a ignorar grande parte das mensagens ou até tenhamos preguiça de buscar materiais mais extensos.
Quando falamos de anúncios, precisamos entender que o valor investido precisa ser convertido para o interesse principal. O minimalismo é responsável por direcionar a atenção do público atingido para os pontos focais certos.
Por exemplo, uma loja de agenda personalizada advogado, pode usar os diferenciais principais desse produto e veicular uma campanha de anúncios que trata apenas disso, apresentando a solução para dores da audiência sem rodeios.
Surge daí a necessidade de desenvolver processos e conceitos claros, diretos e objetivos.
Cada traço no material de divulgação de uma empresa se faz importante para trazer uma mensagem, seja em anúncios na rede social, em adesivos personalizados automotivos ou qualquer outro suporte.
Mesmo para um produto ou anúncio já estabelecido, podemos pensar em uma abordagem minimalista, um bom exercício é se fazer algumas perguntas enquanto analisa os processos ou resultados, como:
- Quais são os elementos?
- Quais mensagens e funções eles agregam?
- Todos são necessários e precisam estar na dimensão que estão?
- Consigo ter um foco claro na mensagem principal?
De acordo com as respostas podemos avaliar melhor quais conceitos valem ou não ser adotados a partir de um ponto de vista mais minimalista.
Hoje em dia o design passou a ser matéria obrigatória quando o assunto é comunicação, e chega de senso comum, não podemos mais achar que é só questão de estética.
Design é mensagem e quando falamos de design minimalista, ele pode trazer muito para um projeto.
Vamos fazer um exercício, algumas marcas já estão tão consolidadas no mercado que a partir de traços minimalistas podem ser lembradas, como:
- Três linhas inclinadas;
- Um sorriso que vai de A à Z;
- Uma letra F em fundo azul;
- A silhueta do rosto de um personagem de desenho.
Sem citar nomes, você com certeza pode associar alguns desses símbolos a marcas famosas. Esse é o poder do minimalismo, reduzir o volume de elementos sem perder conteúdo.
Muitas vezes o design minimalista está associado a marcas atuais e modernas, mas esse conceito pode ser trabalhado em outros nichos.
Basta lembrar de um empório de material de construção próximo com aqueles panfletos quase caóticos.
Em muitos casos você não se dá ao trabalho de focar em entender cada uma das mensagens escritas ali, a abordagem minimalista organizaria as informações de forma mais clara que traria a sua atenção sem exageros.
O minimalismo se faz presente também no web design. Com a transição de monitores de computador para pequenas telas de celular se faz ainda mais necessária a síntese de informações e a organização clara e objetiva.
Principalmente quando falamos de layout, é importante que um usuário entenda exatamente o que cada clique pode proporcionar. Por exemplo, ao realizar a impressão catálogos, é importante que a navegação e a interação feita nele seja intuitiva.
O minimalismo está ao redor das pessoas
Muitos especialistas em design veem o minimalismo como uma evolução natural. Ele também vem acompanhado de uma base voltada ao aproveitamento de recursos e formas de evitar exageros.
Isto até mesmo no sentido do consumir exageradamente, o que pode ser revertido também para formas de distração e acúmulo de informações misturadas e confusas.
A inserção dela até misturada em outras ideias pode deixar as informações mais eficientes, então é possível que vejamos muito mais minimalistas por aí.
Os celulares estão embebidos em minimalismo desde seu design de hardware até no layout de aplicativos, isso por que são os processos de mais fácil assimilação e entendimento.
O design minimalista é tão eficiente que muito provavelmente você escolhe visitar sites e espaços que aplicam essa lógica, por isso, os nomes mais potentes de cada mercado tendem a encontrar uma identidade mínima.
Considerações finais
Para resumir o que aqui foi abordado, o minimalismo não é uma técnica considerada nova no mercado, no entanto, tem ganhado mais força nas áreas de marketing que abrangem os anúncios.
Isto, levando em conta também que a partir da aplicação dessa técnica é possível transmitir uma mensagem mais clara e objetiva, que vai ser melhor entendida por quem entrar em contato com ela.
Sendo por esses motivos uma boa estratégia para quem não quer errar expondo mais do que necessário, mas ainda assim pretende estender a sua marca ou empresa para diversos mercados.
Vale ressaltar que esse trabalho pode ser melhor executado por pessoas que tenham um pleno conhecimento teórico e prático nesse estilo de criação.
Visto que dessa forma as alterações nos anúncios vão ser melhor realizadas e eles conseguiram cumprir melhor com as metas esperadas para eles.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.