recepcionista de seu consultório
Marketing e Negócios

7 dicas para selecionar a recepcionista de seu consultório

Todo mundo precisa de uma ajuda de vez em quando. Algumas pessoas pensam independentes, mas a grande verdade é que não somos nada sozinhos. Tudo o que temos e fazemos possui alguma dose de colaboração.

Por exemplo, se você se vestiu hoje, mesmo que tenha pago caro pelas roupas, não foi você quem as fez. E quem fez suas roupas provavelmente não foi quem preparou o tecido, e quem preparou o tecido não foi quem cultivou a matéria prima e por aí vai.

Note que as empresas são divididas de forma hierárquica, e por isso é bastante comum ver diferentes setores com diferentes tipos de funções. Assim como funcionários que podem executar diferentes tarefas.

Mas o fato é que mesmo em alguns empreendimentos menores, como por exemplo um consultório médico, uma secretária pode ser fundamental para o processo.

Por isso, escolher um bom profissional para este papel é fundamental. E não basta apenas confirmar que a pessoa tem um curso de recepcionistas em seu currículo.

Hoje estamos aqui exatamente para mostrar não uma, nem duas, mas 7 dicas para selecionar a recepcionista de seu consultório.

Vamos conferir?

7 dicas para selecionar a recepcionista de seu consultório

Estas aqui são apenas algumas das dicas mais importantes quando o assunto é a contratação de algum profissional. Entretanto, você pode conferir ainda mais dicas se no pedir uma parte dois.

Dito isto, vamos às orientações:

1 – Comece olhando as capacitações

Um excelente ponto de partida é olhar o currículo da pessoa e ver quais experiências e cursos ela já teve. Os cursos podem não garantir uma qualidade de profissional diretamente, entretanto, são o ponto de partida para reconhecer alguém qualificado.

Afinal de contas, grande parte dos cursos possuem até mesmo uma versão gratuita onde a pessoa pode aprender sobre o assunto.

Então, ter um curso profissionalizante, ou mesmo que seja livre, é algo básico que deve ser exigido.

2 – Exija a pontualidade

Não tem como a pessoa que fica responsável por atender pacientes e resolver uma série de questões perder o horário sempre!

Imprevistos acontecem, problemas podem estar por aí, mas quem é pontual definitivamente vai fazer um esforço extra para evitá-lo. Reduzindo assim drasticamente as situações onde eles possam ocorrer.

Isto é uma habilidade muitas vezes rara no mercado, e quem encontra um profissional com estas habilidades deve agarrá-lo.

3 – Conhecimento de informática

Hoje em dia tudo é computadorizado. A maioria dos consultórios irá exigir algum tipo de software para organização de agendas e até mesmo para confirmar planos de saúde e conveniados.

Isto sem contar que algumas vezes a secretária será a pessoa responsável por parte da contabilidade e responsabilidades semelhantes. Então, ter controle de programas mais tradicionais como o pacote Office da Microsoft será realmente interessante.

Também é inegável que muito do trabalho será armazenado em nuvem, como por exemplo imagens de exames e outras ações semelhantes. Isto faz com que ter um conhecimento profundo seja ideal.

4 – Ter boa comunicação

As habilidades de comunicação são realmente importantes para quem irá lidar diretamente com o público. Então, na hora da contratação é muito importante perceber se a pessoa consegue manter atenção na conversação.

Mas além disso, é importante notar se a pessoa realmente está apta para entender tudo o que está sendo dito. Assim como saber se ela tem a total capacidade de comunicar de volta entregando as informações de um jeito claro.

Não podem haver espaço para dúvida de datas e de horários, senão alguns imprevistos desagradáveis podem acontecer.

5 – Capacidade de organização

Um recepcionista não é um faxineiro, entretanto, ele é diretamente responsável pela organização do ambiente. E caso o ambiente seja pequeno, é importante pensar também que ele pode sim ser varrido e mantido por este profissional.

Não costuma ser a função desta pessoa, e tudo depende do tamanho, mas é um hábito que ajuda a entregar uma melhor aparência geral da clínica e facilita a aquisição de novos clientes.

6 – Apresentação pessoal

Não estamos falando aqui de beleza, mas sim de um hábito importante para qualquer profissional. Estar bem arrumado, de maneira higiênica, é realmente importante para quem irá lidar com o público em geral.

A pessoa estará, mesmo que indiretamente, se mostrando como a imagem da empresa. Desta forma, é necessário passar uma imagem realmente organizada e bem estruturada.

Ter um uniforme é realmente importante para entregar este tipo de impressão. Manter ele bem passado e limpo acaba sendo essencial.

7 – Contrate uma empresa terceirizada

Muitos profissionais acabam sendo difíceis de encontrar, enquanto pode ser extremamente trabalhoso e complicado passar por entrevistas e currículos de pessoas desqualificadas.

Então, uma das melhores saídas que vamos encontrar para este tipo de problema é exatamente utilizar uma terceirizada. Existem várias empresas que contratam profissionais ou mesmo que possuem um banco de dados de pessoas capacitadas.

Assim, quando você tiver uma vaga, eles irão encontrar alguém apto em pouco tempo. Normalmente o empregado é contratado pela terceirizada, e você trabalha com uma espécie de contrato com ela.

Então, caso tenha problemas ou mesmo deseje trocar de profissional, pode fazer isso sem se preocupar com toda uma grande burocracia. E caso o profissional peça demissão, ele será substituído de maneira muito mais rápida.

O preço não costuma ser muito maior do que fazer uma contratação direta. E as vantagens são realmente interessantes para ambos os lados.

Considerações finais

Como você viu, são vários os pontos de consideração que você precisa ter antes de contratar um profissional para o seu consultório. Entretanto, é crucial que você tenha a capacidade de avaliar sempre todos os fatores possíveis que sejam únicos ao seu ambiente.

Ter um curso de recepcionista é uma das melhores maneiras de iniciar a seleção de um currículo. Entretanto, você também pode adquirir e disponibilizar este curso para seu contratado antes dele iniciar o expediente.

Mas em geral é isso, esperamos que estas dicas tenham sido úteis. Caso você tenha mais alguma dúvida sobre o tema, ou mesmo se deseje ainda mais dicas em um post de continuação, entre em contato através dos comentários, ok?

Até a nossa próxima dica!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.