alimentação saudável
Blog / Dicas

Como adotar uma alimentação saudável em viagens e passeios

Viajar e passear são momentos de lazer, diversão e descanso, mas também podem ser uma oportunidade para cuidar da saúde. Muitas pessoas encontram desafios em manter uma alimentação saudável durante as viagens e acabam recorrendo a fast-foods e lanches pouco nutritivos. No entanto, é possível adotar hábitos alimentares saudáveis mesmo em viagens e passeios, sem abrir mão do prazer de experimentar novos sabores e pratos típicos.

Planejamento é fundamental

O primeiro passo para manter uma alimentação saudável durante as viagens é o planejamento. Antes de sair de casa, é importante pesquisar sobre os locais que serão visitados e as opções de alimentação disponíveis. Hoje em dia, é fácil encontrar informações sobre restaurantes, lanchonetes, cafeterias e mercados locais pela internet. É possível verificar os cardápios, avaliações de outros clientes e até mesmo descobrir quais são os pratos típicos da região.

Uma dica importante é levar alguns alimentos saudáveis na mala, como frutas frescas, castanhas, barras de cereais e biscoitos integrais. Esses alimentos são práticos e nutritivos, e podem ser consumidos como lanches ou complementos das refeições principais.

alimentação saudável

Experimentando novos sabores

Uma das grandes vantagens de viajar é a oportunidade de experimentar novos sabores e pratos típicos da região. No entanto, é possível manter a alimentação saudável mesmo nessas situações. Uma dica é escolher pratos que contenham legumes, verduras, grãos integrais e proteínas magras. Alguns exemplos são saladas, sopas, peixes grelhados, frango assado, arroz integral e feijão. É importante evitar alimentos fritos, com muito queijo ou molhos cremosos, que são mais calóricos e menos nutritivos.

Para dar sabor às refeições sem recorrer a temperos industrializados, é possível utilizar ervas e especiarias naturais, como cebolinha, salsinha, alecrim, orégano e pimenta. A cúrcuma, por exemplo, é uma especiaria bastante utilizada na culinária indiana e tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Além disso, ela dá uma cor amarelada aos pratos e um sabor levemente adocicado.

Cuidados com as refeições em restaurantes

Em viagens, é comum fazer refeições em restaurantes e lanchonetes. Nesses casos, é importante tomar alguns cuidados para manter a alimentação saudável. Uma dica é escolher restaurantes que oferecem opções saudáveis no cardápio, como saladas, grelhados, legumes e grãos integrais. Se possível, evite os buffets livres, que costumam ter muitas opções calóricas e pouco nutritivas.

Outra dica é prestar atenção no tamanho das porções. Muitos restaurantes oferecem porções grandes, que podem ser divididas entre duas pessoas. Além disso, é importante evitar os acompanhamentos muito calóricos, como batata

fritas, maionese e molhos cremosos. Se quiser uma opção de acompanhamento, prefira uma salada verde ou legumes grelhados.

Outro ponto importante é a higiene do local. Verifique se o restaurante tem uma boa aparência e se os funcionários estão seguindo as normas de higiene. Além disso, evite comer alimentos que foram expostos por muito tempo em temperatura ambiente, como saladas e sanduíches. Prefira alimentos recém-preparados ou mantidos em refrigeração.

Lanches saudáveis para viagem

Durante as viagens, muitas vezes é necessário fazer lanches rápidos e práticos. No entanto, é possível optar por opções saudáveis e nutritivas. Uma dica é escolher frutas frescas, que podem ser encontradas em feiras e mercados locais. Além disso, é possível levar barrinhas de cereais, biscoitos integrais e castanhas, que são opções práticas e saudáveis.

Outra opção é preparar sanduíches naturais com pão integral, queijo branco, alface, tomate e proteína magra, como peito de peru ou frango desfiado. Esses sanduíches podem ser preparados em casa ou comprados em lanchonetes que oferecem opções saudáveis.

alimentação saudável

Hidratação é fundamental

Durante as viagens, é importante manter a hidratação do corpo. É comum esquecer de beber água enquanto estamos em passeios turísticos ou em deslocamento. Por isso, é importante levar uma garrafa de água na mochila e beber regularmente ao longo do dia.

Além da água, é possível optar por sucos naturais, chás e água de coco, que são opções saudáveis e refrescantes. No entanto, é importante evitar refrigerantes e sucos industrializados, que são ricos em açúcar e pouco nutritivos.

Conclusão

Manter uma alimentação saudável durante as viagens e passeios pode parecer difícil, mas é possível com planejamento e escolhas conscientes. Optar por alimentos saudáveis e nutritivos, como frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras, pode ser uma ótima forma de cuidar da saúde mesmo em momentos de lazer e diversão. Além disso, é importante estar atento à higiene dos locais onde as refeições são feitas e manter a hidratação do corpo ao longo do dia.

Experimentar novos sabores e pratos típicos da região pode ser uma ótima experiência gastronômica, desde que com moderação e escolhas conscientes. E para quem se perguntava, a cúrcuma serve como uma especiaria que dá sabor e cor aos pratos, além de possuir propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Veja mais em Gazeta do Balão.