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Marketing e Negócios

Saiba agora a importância de produzir conteúdos de qualidade

A publicação de conteúdos relevantes na internet, seja através das redes sociais, blogs ou até mesmo na plataforma do Linkedin, é uma das melhores formas que a empresa possui para atrair clientes em potencial. 

Quanto maior forem os resultados nas páginas de mecanismos de busca, mais eles têm o potencial de envolver os consumidores em suas pesquisas de produtos ou serviços. Porém, é necessário que esses conteúdos sejam de extrema qualidade.

Aí, surge a pergunta:

Do que se trata conteúdo de qualidade?

Conteúdo de qualidade é aquele que, quando criado, consegue fornecer explicações adequadas e completas sobre um assunto específico, e ainda consegue atingir melhores resultados no Google, dentre outros buscadores.

Todo conteúdo de qualidade bem elaborado consegue se posicionar permanentemente em primeiro lugar nas pesquisas, porque faz com que o cliente consiga compreender diferentes assuntos, como realizar o controle de acesso biométrico para portas.

Quando o conteúdo sobre um determinado assunto for bem produzido, ele por si só consegue tirar todas as dúvidas que cercam o procedimento, levando o usuário a um entendimento mais completo.

Por essa razão, esse conteúdo passa a ter destaque nas buscas feitas na internet, sempre aparecendo com proeminência, quando o tema é pesquisado pelas pessoas.

Entretanto, nem sempre um conteúdo pode ser considerado de qualidade, apenas por ser impressionante aos olhos de quem o produziu. 

É preciso que ele traga resultados incontestáveis e expressivos para o tema pesquisado, como sobre uma empresa agente de portaria.

Esses resultados, podem ser explicados da seguinte forma:

  • Os conteúdos que têm boa posição nos buscadores;
  • Os conteúdos que trazem boa quantidade de visitantes;
  • Conteúdos capazes de gerar leads;
  • Conteúdos aptos para transformar o visitante em um cliente.

Esses resultados são importantes para ampliar os resultados da empresa e posteriormente serem trabalhados e convertidos em vendas e lucros.

Portanto, um conteúdo de qualidade adequada e que proporciona resultados é exatamente aquele que uma empresa de manutenção preventiva torre de resfriamento gostaria de criar por meio do profissional de marketing.

Conforme o conteúdo de qualidade vai sendo visualizado pelas pessoas, ele acaba favorecendo mais fechamentos de negócios e consequentemente aumentando a receita financeira da empresa.

Na verdade, os conteúdos que realmente irão mostrar resultados a longo prazo para a empresa que comercializa variados tipos de acessórios para caminhão vw são os focados nas personas, nas palavras-chave mais acessadas e elaborados com objetividade. 

Nem sempre os conteúdos criados tendem a ser perfeitos, quando construídos. Porém, como o público deve ser o primeiro a ser considerado, os conteúdos produzidos precisam atrair a atenção dos mesmos.

Características de um bom conteúdo

Um bom conteúdo precisa ser capaz de satisfazer o usuário, transmitindo-lhe segurança nas informações e permitindo que dessa forma ele possa realizar uma negociação.

Para criar um bom conteúdo, é necessário levar em consideração alguns pontos. Confira abaixo as características de um bom conteúdo:

Fornecer boa experiência para quem lê

São os usuários de um curso de treinamento das Nr que definem a qualidade de um determinado conteúdo. Essas opiniões a respeito, acabam influenciando o método de como cada conteúdo será produzido.

Sabe-se que cada usuário busca por coisas diferentes, pois as preferências são as mais diversas e mesmo que os motores de busca queiram fornecer dados a respeito da pesquisa dos leitores, é impossível saber o que cada um está verdadeiramente procurando.

Por isso, a produção do conteúdo tem o papel de oferecer respostas para as dúvidas, aspirações e necessidades dos clientes, para que durante a leitura os usuários tenham uma experiência agradável. 

Tendo essa boa experiência, as objeções são eliminadas e os usuários acabam sendo preparados para caminhar no funil de vendas.

Manter a autenticidade

A autenticidade no conteúdo produzido é crucial em qualquer tema abordado, inclusive sobre válvulas dosadoras. Os materiais precisam ser exclusivos e fidedignos ao assunto.  

Caso seja necessário, existem redatores que trabalham com diversos tipos de textos, que podem ser contratados pela empresa para auxiliar neste processo.

Obter um bom posicionamento junto ao Google

Um conteúdo de qualidade, com uma estratégia adequada, além de ser bom para os consumidores, consegue ser melhor posicionado junto ao Google e em todos os outros motores de busca que existem, como o Yahoo ou o Bing, por exemplo.

Dessa forma, o site recebe mais visitas orgânicas, que são aquelas pessoas que chegam espontaneamente às páginas, por simplesmente terem pesquisado algum tema de seu interesse.

Portanto, quanto maior forem os números de visitantes, uma marca de vidros temperados vai receber maior visibilidade, por exemplo. Isso resultará em mais clientes para a empresa.

Normalmente, para ter um bom posicionamento junto aos buscadores, usam-se textos com mais de 1.000 palavras, aumentando as chances de alcançar sucesso.

Ter vários formatos

Existem diversos perfis de consumidores. Uns preferem textos, outros preferem vídeos. Há aqueles que gostam de ouvir podcasts ou receber informações com algo cujo apelo é mais visual.

Por isso, a empresa deve investir em vários formatos, como blogs, canais de vídeos e áudios, sem contar as próprias páginas de vendas.

Facilitar o compartilhamento

Outro ponto que se torna realmente importante é o potencial na hora do compartilhamento. Os títulos atrativos dos conteúdos, bem como os tópicos e os temas, precisam transmitir emoção e envolver o público.

Isso facilita o compartilhamento das informações para outras pessoas, como amigos, familiares ou até os colegas de trabalho.

Converter

Um conteúdo de qualidade tem que ter o poder de converter os leitores e visitantes em leads, além de propor soluções para as dúvidas dos clientes que usam recarga de extintor automotivo, por exemplo.

Para isso, a comunicação utilizada no conteúdo deve ser de caráter persuasivo e construída com argumentos adequados, para que eles forneçam informações práticas e completas.

Para a conversão, existem os gatilhos mentais que, quando usados de forma correta, produzem sensações emocionais ou psíquicas, levando os clientes a tomarem suas decisões, mesmo que elas estejam no nível do inconsciente.

Benefícios do Marketing de conteúdo

Abaixo, são destacados alguns dos benefícios que o Marketing de conteúdo pode usar para ajudar seu negócio:

Aparecer em mecanismos de busca

Produzir conteúdo relevante e interessante tem sido a estratégia mais fácil para chamar a atenção de pessoas pertencentes a um determinado público-alvo.

Através do Marketing de conteúdo, por exemplo, é mais prático ser encontrado na internet, e aparecer nas pesquisas feitas pelos internautas em sites de pesquisa como o Google.

Aumentar a listagem de leads

É por meio da lista de leads que uma marca inicia o funil de vendas. Nesse sentido o e-mail marketing auxilia muito, porque é através dele que podem ser enviados conteúdos exclusivos para os usuários. Isso faz com que a lista de contatos aumente.  

Educar os clientes

Através do Marketing de conteúdo é possível “educar” os clientes. E, educar, nesse contexto específico, é apresentar um carrinho no momento da compra ou mostrar um caminho que possa levar o cliente de um problema (uma dor) para uma solução.

E essa solução nada mais é que o produto ou serviço oferecido, que acontece no momento em que se alcança o fim do funil de vendas.

Criar relacionamento

Quanto maior for o relacionamento com o público-alvo, mais crescem as vendas. Por essa razão os conteúdos devem cumprir o papel de informar e entreter.

Trabalhando com esses dois objetivos, informação e entretenimento, o resultado no fechamento de negociações de produtos e serviços cresce substancialmente.   

Fidelizar clientes

É com o relacionamento criado com o público-alvo, que o cliente vai entender que a marca na qual ele confia, fica à sua disposição no momento em que ele precisar.  

E, se o cliente entender que pode contar com ela, no futuro ele se tornará fiel, realizando várias compras.

Construir autoridade

Produzindo e publicando novos conteúdos e informações, a empresa passa a construir sua autoridade na internet, pois pode mostrar para as pessoas que possui conhecimento no segmento em que atua.

Então, é fundamental focar na criação de conteúdo de qualidade de modo relevante, para que ele gere interesse, mais engajamento e confiança junto ao público.

Vender

A finalidade de toda empresa é aumentar as suas vendas o quanto puder. Então, o marketing de conteúdo é qualificado como uma estratégia adequada para fazer com que os clientes realizem suas compras.

É por isso que um conteúdo de qualidade e bem produzido é capaz de fazer com que as pessoas interessadas futuramente se transformem em clientes fidelizados e engajados com a marca.

Considerações finais

Os conteúdos de qualidade são muito importantes para que uma empresa consiga atrair mais clientes com o intuito de aumentar o percentual de vendas. Esse aumento obviamente vai alavancar consideravelmente a renda financeira da empresa.

Para que isso ocorra, os conteúdos precisam ser produzidos com qualidade, para que consigam trazer muitos visitantes para uma empresa, como também transformá-los em clientes fiéis.

Os benefícios do uso do marketing de conteúdo são muito positivos para a empresa e com ele é possível construir um relacionamento profundo com os clientes, no sentido de auxiliar a organização a alavancar o seu número de vendas e a parte financeira.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.