A importância da pesquisa de mercado na tomada de decisão de marketing
Ter um ótimo produto ou contar com uma excelente ideia são atributos essenciais dentro de qualquer empresa, mas será que apenas esses dois fatores são o suficiente para definir o sucesso de um negócio? Bom, por mais que a sua marca esteja realmente empenhada a se destacar dentro do mercado, muitas vezes é preciso entender exatamente qual caminho está seguindo e onde está pisando antes mesmo de garantir a sua qualidade e a sua atuação de forma geral.
Grande parte dos usuários não vão sair por aí consumindo qualquer produto simplesmente por ser bom, eles irão comprar baseados naquilo que for bom para eles, isso também vale para um serviço lançado, que por melhor que seja, pode não atender a demanda solicitada atualmente pelo mercado, por tanto é possível afirmar que o conhecimento mercadológico é muitas vezes, um fator tão relevante quanto a qualidade e o desenvolvimento dos produtos e serviços.
Antes de tomar uma decisão é preciso conhecer o mercado no qual está inserido, é como um detector de metais industrial, que ajuda a detectar as melhores oportunidades e visar as melhores estratégias para conseguir ter êxito durante sua ação, e para fazer isso, nada mais eficiente do que o uso da pesquisa de mercado.
No texto de hoje, iremos mostrar a importância da pesquisa de mercado na tomada de decisão do marketing e o seu impacto geral dentro das empresas, como esse conceito pode ser tão impactante e mudar totalmente o rumo de um negócio, bora conferir? Então vamos lá!
O que é a pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado se trata de uma estratégia que consiste em coletar informações valiosas do mercado no qual está inserido e do seu público-alvo, compreendendo melhor a funcionalidade de alguns pontos vitais e fazendo com que as suas estratégias sejam baseadas nesses dados coletados.
Existem várias formas diferentes de fazer uma pesquisa de mercado coletando informações extremamente variáveis como dados demográficos, interesses e hábitos de compra do consumidor, o que eles pensam sobre sua empresa, nível de satisfação, problemas que eles querem resolver e por aí vai.
É possível abordar tanto o mercado de forma geral quando a sua empresa de maneira isolada, o que permite que você tenha dados valiosos que te ajudem a entender o cenário e montar estratégias com base neles, abaixo, separamos alguns pontos que mostram a relevância das pesquisas de mercado durante uma tomada de decisão de marketing.
Coleta de dados sobre o público-alvo
Para que o seu investimento em marketing seja bem feito, é essencial saber exatamente qual o público que será abordado e conhecer as características dos consumidores que tem interesse dentro da sua empresa, sendo assim, uma boa pesquisa de mercado permite que você conheça cada vez mais e melhor o seu público-alvo.
É possível coletar informações relevantes sobre quem são as pessoas que se interessam pelo seu bebedouro de água industrial e seus outros produtos, quais suas características, onde elas moram, seu sexo, com o que trabalham, o que estudam, e por aí vai.
Toda informação veiculada ao público é bem-vinda para entender melhor sobre quem eles são e como alcançá-los de forma efetiva, podendo fazer um direcionamento de marketing muito mais assertivo para as pessoas que realmente tem interesse na sua empresa.
Entendimento de necessidades mercadológicas
Uma pesquisa de mercado permite que você entenda quais são as necessidades que existem dentro do mercado, isso faz com que para uma empresa nova, ela consiga se posicionar aproveitando essas necessidades e para alguém já consolidado, mude seu posicionamento visando justamente suprir essas demandas.
Ela te da um panorama geral sobre seus concorrentes, seus pontos fortes e fracos, além do que está em falta e o que o público mais necessita dentro do mercado, isso permite que seu posicionamento seja totalmente voltado para suprir essa demanda.
Sendo assim, quanto mais entender quais são as necessidades mercadológicas, mais fácil é de direcionar seus esforços e o seu marketing para conseguir completar essa parte que é considerada ausente.
Moldagem na criação de campanhas
Nos dias de hoje criar uma campanha de marketing precisa ser algo preciso e coerente com extrema assertividade em cada escolha que for feita, pensando nisso, a moldagem total de uma campanha deve ser baseada em dados para poder obter melhores direcionamentos e caminhos escolhidos, e é justamente nesse ponto que a pesquisa de mercado ajuda.
Ao compreender fatores diferentes vinculados ao público e ao próprio mercado em si, a pesquisa serve como uma fábrica de engrenagens principal para toda a criação de uma campanha de marketing, seja digital ou física, é como um motor para portão eletrônico que sem ele, nada funciona.
Ela serve como base para a moldagem, desde as escolhas de direcionamento, até os produtos e a abordagem selecionada, lembre-se, cada detalhe é relevante e a pesquisa permite que eles sejam abordados da forma certa.
Vantagem competitiva e percepção de oportunidades
Outro ponto relevante da pesquisa de mercado é a vantagem competitiva que ela traz para quem usufrui de seus benefícios, entender melhor o posicionamento do público, sua visão sobre o mercado e até mesmo seus concorrentes, faz com que você tenha vantagem perante as empresas do seu segmento que competem e disputam espaço com suas ações.
Além disso, é muito mais fácil perceber uma oportunidade e tomar uma decisão assertiva justamente através da pesquisa de mercado, é possível compreender quais caminhos seguir, quais portas estão sendo abertas e onde é necessário investir para ter sucesso.
Muitas vezes, manter o que está bom ou compreender o que os concorrentes fazem já é o suficiente para replicar uma fórmula de sucesso e obter bons resultados dentro da sua empresa.
Quanto mais dados, mais fácil e completo se torna o marketing
De maneira geral, depois de tudo que falamos acima é fácil concluir que, quanto mais dados forem coletados, mais completo se torna o seu marketing e sua tomada de decisão em cima dele, a pesquisa de mercado tem como intuito informar e guiar a empresa na sua operação, aprofundando e trazendo informações relevantes como se estivesse usando uma mini escavadeira.
No meio disso, a obtenção desses dados permite montar estratégias e campanhas completas de marketing se baseando no comportamento dos consumidores e em ações que facilitam as suas escolhas e permitem enxergar oportunidades únicas.
Aproveite e colete dados, faça suas próprias pesquisas de mercado, entenda o cenário atual e abuse ao máximo dessa estratégia.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.