charm
Filmes

Qual a diferença de Charm e Berloque?

Quem nunca viu aquelas pulseiras cheias de pingentes e pensou em começar uma coleção? A popularização dessa joia gerou muitas dúvidas sobre os termos atrelados a ela. Afinal, o que significam charm e berloque?

Neste artigo, você entenderá os significados e as diferenças entre eles.  

O que é berloque e o que é charm?

Berloque é um pingente ou um pequeno enfeite que pode ser preso a uma pulseira ou corrente. Charm, termo em inglês que já foi incorporado no nosso vocabulário, se refere à berloque. Enquanto, no Brasil, é possível utilizar mais de uma forma para se referir ao pingente, em países de língua inglesa apenas charm é usado. 

Os pingentes apresentam significados diversos que, em geral, são relacionados ao lado afetivo de cada pessoa. Esses acessórios ocupam muitas vezes o lugar de um amuleto, que reivindica proteção, paz ou sorte. Outra interpretação é a de pingente como lembrete de alguém ou de alguma situação. 

A pulseira de berloques ganhou apelidos como “pulseira da vida” ou “pulseira de elos”. Marcas respeitadas mundialmente, como Pandora, Tiffany&Co e Vivara investiram na produção de joias que pudessem contar a história do cliente através de pequenos acessórios encaixados no produto. 

Dessa forma, os berloques simbolizam momentos importantes da trajetória do consumidor, que pode alterar aquela peça ao longo do tempo. Esses acessórios podem se encaixar na pulseira diretamente ou se prender por argolas. 

Existe diferença entre charm e berloque?

As duas palavras se referem ao mesmo objeto, que é um pingente. Por isso, os dois termos podem ser considerados sinônimos. Atualmente, o termo charm é mais associado ao produto da marca Pandora, que é a pioneira na fabricação de pulseiras com berloque. 

Isso não significa que apenas a Pandora pode nomear o produto como charm. Outras empresas também fazem essa identificação e até combinam as duas palavras para se referir à peça.

Não existe, inclusive, um domínio do mercado. A popularização do produto instigou a concorrência entre empresas, que recorreram à diversificação das coleções, incluindo ainda mais elementos do cotidiano, para atrair consumidores. 

De quais materiais podem ser feitos os charms e berloques?

As pulseiras de charms costumam ser confeccionadas com metais nobres, como ouro e prata. Os pingentes seguem o padrão da joia, podendo até incluir pedras preciosas em edições especiais. 

O modelo mais popular de berloque no mercado é o de prata 925, pois esse metal apresenta uma durabilidade notável e ainda conta com características hipoalergênicas, isto é, há menor chance de causar reações alérgicas ao consumidor.  

Contudo, algumas coleções buscaram diversificar a aparência dos produtos, lançando versões de joias em prata banhadas a ouro rosa. Isso evidencia, mais uma vez, a competição pelo cliente, que faz parte de um grupo variado em gosto e em renda. 

Como montar minha coleção de charms?

Um dos principais motivos para o sucesso da peça é a possibilidade de personalizar o produto. O consumidor é incentivado a criar a sua própria coleção de charms, customizando quando quiser a joia.

Além disso, a propaganda estimula o aspecto afetivo da pulseira, atrelando aos berloques o potencial de representação de momentos da vida. A ideia das marcas é que a peça se torne uma narrativa e que o cliente possa preenchê-la com acessórios a cada etapa de uma vivência.  

Onde comprar berloques?

Os berloques são vendidos em joalherias físicas e digitais. Como citamos acima, as empresas mais reconhecidas do ramo são as estrangeiras Pandora e Tiffany&Co. No Brasil, o destaque é a Vivara, considerada a maior rede de joalherias do país.

O mercado de charms se tornou tão popular que muitas lojas já produzem modelos similares aos das marcas internacionais, proporcionando variedade aos clientes que desejam adquirir berloques.

Já sabia a diferença entre charms e berloques? Comente o que achou!