5 dicas de marketing para o setor de energia solar
O mercado de energia solar vem tendo um grande crescimento nos últimos tempos, com isso conquistou muitos adeptos desse novo e sustentável meio de obter energia.
Outra por que houve uma diminuição de pelo menos 80% nos custos de instalação de energia sustentável em casas e prédios.
Mesmo que esse mercado esteja crescendo muito e possua cada vez mais demanda, ele virou um ramo muito concorrido, e com isso surgiram novas ideias para as empresas se destacarem e atraírem mais clientes para as organizações.
Por esse motivo o marketing se tornou um grande aliado das empresas que trabalham no setor de energia solar e que desejam prosperar o seu negócio.
Por que um plano de marketing ajuda a se atualizar e a criar ótimas ferramentas para divulgar o negócio e adquirir muito sucesso para a empresa.
Visando ajudar a fazer as melhores escolhas para divulgar o setor de energia solar de uma empresa, separamos esse artigo para explicar mais sobre energia fotovoltaica e como ela funciona.
Além de explicar melhor a relação de marketing digital no setor de energia solar e os benefícios de aplicar dicas sustentáveis no consumo de energia.
Energia solar fotovoltaica
A energia solar fotovoltaica é obtida convertendo a luz solar em eletricidade usando uma tecnologia baseada no efeito fotoelétrico.
É uma fonte de energia renovável, inesgotável e não poluente que pode ser gerada em instalações que vão desde pequenos geradores de autoconsumo até grandes usinas fotovoltaicas.
Como funciona?
A energia solar sustentável é uma fonte de energia que se renova e que faz uso da radiação solar para gerar eletricidade.
Ela se baseia no chamado efeito fotoelétrico, pelo qual alguns materiais específicos são capazes de absorver fótons de partículas de luz e liberar elétrons, produzindo assim uma corrente elétrica.
Para isso fazem o uso de células solares, as monocristalinas são feitas de monocristais de silício puro e têm a mais alta eficiência, com média entre 18% e 20%.
As de silício policristalino são feitas de vários cristais a granel, portanto, são mais baratas, com eficiências médias entre 16% e 17,5%.
E as células de silício amorfo são desordenadas na rede, o que significa pior desempenho, com eficiências médias entre 8% e 9%, e preços mais baixos.
Marketing digital e energia solar
O mundo está cada vez mais preocupado com o meio ambiente, principalmente, quando o assunto é produção de energia.
O marketing digital de empresas de energia solar é recorrente entre as agências de marketing digital como parte de um interesse crescente pela energia solar.
Pois vincula o desenvolvimento econômico de qualquer empresa, seja ela prestadora de serviços como, oficina mecânica ford ou não, à sustentabilidade, e isso é chamado de marketing verde.
Outro exemplo é o Brasil ter presença forte nessa área. Principalmente no estado de Minas Gerais, que possui a maior usina fotovoltaica de toda a América Latina.
Hoje, a presença digital das empresas de energia solar também é fundamental para capitalizar seus negócios. O marketing digital leva as empresas de energia solar a criarem uma necessidade de ter um site para divulgar sua marca.
Visando que cada filiado tem concorrentes, as empresas se expandem para diferentes ramos e, o mais importante, criam conteúdos que fornecem ao seu público informações válidas e importantes sobre a sua marca e visão.
O marketing digital de empresas de energia fotovoltaicas deve usar muito a ferramenta de inbound marketing.
A sustentabilidade é acompanhada por pessoas que gostam de receber informações relevantes sobre tudo o que acontece em relação ao tema.
Preste atenção na extensão do conteúdo que pode trazer resultados em energia solar.
Esse tipo de marketing também pode ajudar a empresa trabalhando em tópicos relacionados, como bombeamento de água solar ou painéis solares.
Tópicos interessantes somados a uma boa estratégia de marketing geram ótimos resultados e tornam as funções de negócios mais rápidas.
A seguir, mais algumas dicas de marketing para aplicar no setor de energia solar que melhorarão a visibilidade do negócio. São elas:
1. Aumente seu ROI e sua presença online
Na maioria dos casos, os proprietários de empresas economizam 40% a mais fazendo o uso de estratégias de marketing digital do que o famoso marketing tradicional, o que geralmente gera um ROI muito mais alto.
Ao contrário do que muitos acham, os métodos tradicionais têm sim, seus pontos positivos e necessários no mundo de hoje.
Mas, para chegar em mais clientes e obter reconhecimento em todo território nacional, é de grande importância que a empresa tenha uma forte presença online.
2. Tenha um site bem elaborado
Para transmitir uma boa imagem profissional aos clientes em potencial e aos clientes já conquistados, é necessário ter um site bem elaborado.
Isso mostra o quando a organização é de confiança e a sua boa reputação no mercado de seu segmento. Deve ter boa visualização, otimizado com um modo fácil de navegar.
Um site com um belo design e bem elaborado, ajuda a aumentar significativamente a percepção quanto ao valor de uma marca.
Ao planejar o tipo e a estética de um site, é necessário considerar o estilo do público que você quer atrair, o que esse público gostaria de ver? E quais tons de cor combinam com a sua marca?
Uma boa dica é colocar fotos dos produtos como painéis solares acima de uma sala planejada simples, ou algo assim.
Isso ajuda na humanização do negócio, além de ajudar os clientes a visualizarem melhor como ficam os produtos e serviços da empresa em uso.
3. Use estratégias de SEO
A estratégia de SEO (Search Engine Optimization), nada mais é do que um planejamento estratégico de posicionar um site no topo dos mecanismos de busca, por meio de palavras chave como “projeto elétrico predial“, por exemplo no caso de um site de arquitetura.
O tanto de tráfego repetível que a empresa gera vai depender do conteúdo disponibilizado e também do quanto esse site está otimizado com o uso do SEO.
Quase todos os sites hoje em dia usam palavras chave como ferramentas para serem encontrados nos buscadores. Desde uma empresa que fornece cancela automática para condomínio, até uma empresa de sofás.
É importante personalizar cada página do site com palavras chave que sejam relevantes para o segmento da empresa, no caso a indústria solar fotovoltaica.
Existem diversas ferramentas para ajudar a encontrar as palavras chave corretas para a otimização de SEO em um site, por exemplo:
- Ahrefs;
- SEMrush;
- Moz Keyword;
- Explorer.
Fornecendo também uma descrição detalhada dos produtos que a empresa oferece, o que permite espaço para diversas palavras chave.
Isso faz com que o visitante e potencial cliente não saia do seu site e vá buscar mais informações de algum produto em algum outro lugar.
4. Use publicidade paga
O uso de publicidade paga ajuda a aumentar muito a visibilidade e o reconhecimento de uma empresa ou até mesmo de um projeto comercial e residencial, o que ajuda a aumentar as suas vendas.
Por isso, quando uma empresa cria uma estratégia de marketing digital, é importante pensar no público que ela deseja alcançar e onde eles costumam passar mais tempo navegando.
Sites como Instagram, LinkedIn, Facebook, Twitter, Google ads entre outros podem ser facilmente otimizados com o uso da localização de usuários e de alguns outros fatores necessários para alcançar o público alvo.
Para ajudar em estratégias como as de SEO e de publicidade paga, uma dica é o jito como uma empresa de marketing digital faz no seu dia a dia: a localização é uma maneira infalível de alcançar o público desejado com mensagens específicas e direcionadas.
Mesmo que estejam sendo pagas, é imprescindível que as propagandas sejam atraentes. Uma boa dica é combinar a propaganda com o design do site.
Um anúncio de persiana externa motorizada, por exemplo, que tenha um design igual ao do seu site, ajuda o usuário a associar ela ao site e lembrar dela sempre que ver a propaganda.
5. Trabalhe com e-mail marketing
A estratégia digital de e-mail marketing permite que a empresa nutra seus relacionamentos com os seus antigos clientes e também com os seus possíveis futuros clientes.
O uso do e-mail marketing pode ajudar uma empresa a explicar melhor os benefícios exclusivos e como funciona por exemplo um compressor de ar silencioso.
Sendo assim, o envio de e-mails personalizados para um tipo de cliente geralmente tem muito mais resultados do que os de modelo padrão automatizado.
Por isso, usar dados coletados sobre usuários do site ajuda a criar conteúdos como e-mails personalizados para os clientes em potencial.
Uma empresa que presta serviços de aferição e calibração de instrumentos de medição, por exemplo, pode usar e-mails marketing para oferecer descontos nos seus serviços de calibragem.
E para saber o tipo de cliente que irá se interessar, por isso, o uso das informações coletadas será de grande ajuda. Uma dica é um site incluso no e-mail que ajuda a aumentar o número de conversão.
E para fazer essa conversão, crie um formulário de inscrição para liberar o acesso a promoções ou algo do tipo. Com perguntas simples e diretas trazendo assim mais assinantes ao site.
Considerações finais
Como visto a energia fotovoltaica é obtida de maneira totalmente natural, além de trazer muitos benefícios fazendo assim, ela ser uma opção valiosa para se investir.
Pois, demonstrará aos clientes que a marca tem um propósito de levar não só seus clientes mas o mundo todo a ter uma mente mais ligada ao sustentável.
O uso do marketing ajuda a alcançar esses objetivos, através de tendências promissoras que trarão grandes resultados em médio e longo prazo.
Com as ideias fundamentais e as dicas vistas acima, ficará mais fácil saber como usar o marketing para o setor de energia solar e impulsionar seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.