Você sabe qual a importância dos brindes para uma empresa?
Se existe algo que está em alta nos dias de hoje é a otimização da experiência do consumidor. Para isso, o uso de brindes na venda de produtos e serviços como tática comercial tem se mostrado eficaz, tanto no âmbito publicitário quanto econômico.
Isso acontece porque itens que são oferecidos de maneira gratuita na aquisição de algo traz uma sensação extremamente agradável para o comprador que, em outras circunstâncias estaria incomodado, agora se sente satisfeito por estar recebendo mais.
Assim, uma concessionária que oferece limpeza de bancos de carros para os clientes que adquirem um automóvel em promoção se trata de um bom caso para exemplificar.
Isso é capaz de mostrar como o uso dos brindes pode não só ajudar a vender mais, mas proporcionar um relacionamento mais duradouro entre o cliente e a marca.
Esse artigo mostrará a importância dos brindes para o sucesso de uma marca ou empresa e quais são os melhores momentos para fazer a oferta desses produtos com brindes de maneira assertiva.
Ao final, trará também uma lista de benefícios que os brindes podem trazer aos negócios, não só comerciais, mas também de prestação de serviços, da informática à higienização de poltronas.
A importância dos brindes
O tamanho da força dos brindes pode ser resumido de maneira simples, afinal, não existe ninguém nesse mundo que possa dizer que não gosta de receber presentes. Muitas vezes, não se trata nem do mimo em si mesmo, mas sim de seu significado.
Dessa forma, o brinde é extremamente importante para a estratégia comercial de um negócio, pois ele traz ao cliente a sensação de que está recebendo uma vantagem, mesmo que não seja um brinde no produto, mas um serviço adicional como brinde.
É como uma empresa que trabalha com calibração de vidrarias e oferece uma calibração de um detector de gás de cortesia dentro do pacote.
Portanto, tanto no segmento industrial ou científico quanto no mundo dos grandes comércios, fornecer presentes faz com que o cliente sinta que ele é único. A partir desse momento, ele sente que não é apenas mais um em um oceano de clientes.
Agregando valor e gerando conexão
A grande carta na manga dos empresários e especialistas de marketing no mercado atual é o fornecimento estratégico de produtos e vantagens que possibilitem a geração instantânea de conexão com o público, ou com o cliente como indivíduo.
É verdade quando dizem que a ação gera reação. Dessa forma, ao apostar nos brindes, os empreendedores estão dando algo que, mesmo sendo de presente, eles possuem a certeza de que lhes trará retorno.
No caso das marcas, por exemplo, o retorno certamente virá em forma de aumento do seu valor percebido em relação às outras do mercado, o que fortalece o processo de Gestão de Marcas, ou Branding.
Em um exemplo comum, uma loja de autopeças pode oferecer um brinde simples, como um enfeite para ornar o carro, a um cliente que está adquirindo uma bateria 60 amperes.
Esta cortesia fará não só com que ele se sinta confortável com o preço que está pagando na bateria, como também aumentará o valor percebido sobre o produto que está levando e, consequentemente, da loja que está comprando.
A capacidade que o brinde tem de encantar um cliente é certeira, tal como uma lembrancinha de casamento é capaz de lembrar aos convidados a emoção vivida no momento.
Mas o presente na tática de marketing enquanto tal é eficaz de uma maneira ainda mais profunda que as outras ocasiões de troca de presentes, uma vez que busca cativar os clientes com objetos úteis, que possuam a sua marca estampada neles.
Para se definir um brinde a ser ofertado em uma estratégia de vendas, o ideal é analisar a situação particular da empresa, bem como a campanha de vendas do momento. No entanto, entre os brindes mais usados, é possível listar:
- Canecas;
- Mochilas e materiais escolares;
- Chaveiros;
- Copos;
- Blocos de notas.
Com esses materiais, é possível fazer qualquer campanha de vendas bombar, fazendo do brinde a cereja do bolo que irá engajar o público e gerar resultados.
Mas, para isso, é necessário apostar no brinde correto. Caso contrário, a estratégia irá fracassar por falta de conexão entre a comunicação, o produto e o brinde.
Os brindes como um modo de agradecimento
Os brindes também possuem grande serventia no ambiente empresarial, não apenas com os clientes, mas com os colaboradores da própria empresa.
Presentes de fim de ano, datas comemorativas gerais, ou até mesmo no aniversário daquele técnico que fica na bancada de teste de elétrica da empresa, e que trabalha na corporação há anos, são formas de agradecer os profissionais pelo bom trabalho.
O funcionário que trabalha durante o ano inteiro para o sustento de sua família, que faz as coisas funcionarem corretamente na empresa merece ser valorizado. Dessa forma, não existe incentivo maior para que ele melhore cada vez mais do que um bom brinde.
Além do fim de ano e do aniversário de cada colaborador, as empresas de sucesso costumam se recordar dos seus bons colaboradores em datas como o dia das mães, dos pais, dia da mulher, dia das crianças, dia da secretária e dia do médico.
O objetivo principal de dar aos funcionários essas pequenas bonificações é transmitir a ele a sensação de que ele é muito querido, e que é estimado pelo trabalho que faz, que não é só mais um nome na folha de pagamento do empreendimento.
Melhores ocasiões para oferecer brindes
Foi abordado agora um pouco sobre a importância de presentear os colaboradores, bem como as datas propícias para isso. Já para brindar os clientes, também existe um momento certo.
Geralmente, em meio a negociações importantes em que se está prestes a fechar um negócio com clientes em potencial, é normal observar vendedores investindo em brindes personalizados.
Mas é preciso se atentar neste momento, pois a oferta desses brindes não podem ser feitas de maneira aleatória. É preciso que eles sejam entregues de forma estratégica. Para isso, é necessário entender a finalidade por trás dessa prática.
Dessa forma, entregar um brinde ao fechar um orçamento com um novo cliente pode ser algo excelente. O fornecimento de serviços de cortesia por parte das empresas de manutenção preditiva também funcionam como brindes e são muito bem vistos.
Mas um critério muito esquecido e que caracteriza uma boa deixa para a entrega de bons brindes é a recordação da importância dos clientes mais antigos. A empresa que sabe fazer isso de maneira assertiva tem o ouro nas mãos.
Mostrar aos clientes de longa data o quanto eles estão sendo importantes na trajetória da empresa e como a sua fidelidade é fundamental para prosseguir transformando as vidas das pessoas, é um método poderoso para transformá-los em defensores da marca.
Muitos não refletem a respeito do potencial por trás desta técnica. Pois uma vez que o cliente antigo recebe o brinde, a depender da sua qualidade e duração, ele pode marcar por muito tempo a vida de um indivíduo.
Quanto mais tempo o presente durar, fazendo o cliente lembrar da empresa de maneira positiva, mais tempo essa empresa irá dispor de uma promoção gratuita por parte de uma pessoa satisfeita.
Quanto mais tempo o brinde de uma toalha microfibra durar na mão de um cliente de uma empresa de impermeabilização de estofados automotivos, mais tempo essa empresa desfrutará de alguém que indica esses serviços a todos os que reparam no seu carro.
Não é difícil encontrar a razão por trás dessa satisfação, uma vez que antigamente as táticas de vendas consistiam em empurrar um produto de qualquer forma para um cliente que nem sempre se conectava com aquela entrega.
O marketing que vigora no mercado atual busca fazer entregas inteiramente personalizadas de acordo com a personalidade e os desejos mais íntimos do cliente, e os brindes e presentes entram nesta régua de relacionamento para complementar a entrega.
O brinde também é um elemento que visa transmitir a identidade da marca com pequenos detalhes.
Da mesma forma que uma loja de departamento possui borrifadores de ar com um perfume leve para dar ao cliente uma sensação única daquela loja, os brindes exploram os sentidos de maneira parecida, e muitas vezes até idêntica.
Benefícios que os brindes trazem ao negócio
Por fim, depois de abordar o valor dos brindes, os seus atributos positivos e as ocasiões perfeitas para oferecê-los, é chegada a hora de listar alguns dos seus benefícios.
Já foi demonstrado o poder dos brindes e os benefícios que eles trazem à vida do cliente e do colaborador. Mas não são só eles que saem ganhando nessa estratégia.
É possível listar quatro vantagens dos brindes à empresa que os utilizam na estratégia de vendas. São eles:
- Fidelização de clientes e funcionários;
- Otimização de imagem da marca;
- Crescimento da propaganda boca a boca;
- Aumento no número de clientes.
Esses benefícios são os mais comuns e os mais importantes para o bom andamento de um negócio, e são também a consequência certa da aplicação correta dos brindes em uma campanha de vendas.
Considerações finais
Esse artigo mostrou a importância do bom uso de brindes em uma régua de relacionamento entre empresa e cliente, tanto em vendas de produtos, como cosméticos ou roupas, quanto em prestações de serviços, como a montagem de laje de isopor para sobrado.
As empresas que apostarem nessa prática ganharão, muito em breve, um retorno muito mais valioso do que o pouco que será investido.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.