Vestidos de festa infantil: Menininhas arrasando no visual
Além da diversão esperada, é um momento mágico para as meninas participarem de festinhas, sendo ou não a aniversariante. Tradicionalmente tratadas como princesas por seus pais, as meninas aproveitam a oportunidade do convívio social para arrasar no visual.
Incentivadas pelas mães, as meninas ficam horas se preparando para o grande momento. Escolhem joias ou bijus, arrumam o cabelo, estreiam sapatinhos e exibem com orgulho seus vestidos de festa
Existem variados estilos a seguir e diversos modelos a escolher. Principalmente, é importante deixar que as próprias meninas façam suas escolhas. Estilo é importante, mas deve-se respeitar a personalidade de cada uma.
Do contrário, um vestido escolhido a contra gosto pela mãe pode arruinar a expectativa da festa.
Tipos de vestidos Infantis
Há vários tipos de modelos incríveis e detalhes fascinantes. Porém, lembre-se, por mais que queira enfeitar sua menininha, priorize o conforto.
Observe, na escolha do vestido, se ele é apenas lindo ou se ao vestir cause algum incômodo. Para evitar aborrecimentos, as meninas devem experimentar os vestidos antes de comprarem não serem surpreendidas com o modelo no formato de uma presente surpresa.
Veja abaixo quais os tipos mais procurados para modelos de festa:
- Evasê: característico por ter o formato de um sino, o molde em evasê segue a saia, logo abaixo do busto de um acinturado que se abre, tornando-se um vestido rodado. É bastante estiloso e muito confortável. Em tecidos luxuosos são elegantes e glamourosos sem perder a leveza do movimento.
- Balonê: lembra o formato de um balão, com a saia menos aberta, dando aspecto mais lúdico e fofo a menina.
- Godê: o preferido das pretensas bailarinas, pois prioriza o rodado da saia, com mais movimento que o corte evasê.
- Reto: prioriza o ajuste ao corpo, com tecidos mais estruturado, é um molde para modelos de vestidos mais elegantes
- Longo:na maioria dos modelos é preferível escolher vestidos curtos, para dar mais movimento às meninas. Já o longo é ideal para ocasiões especiais, como casamentos ou o próprio aniversário, caso seja uma festa de alto luxo.
- Midi: de tamanho médio, até os joelhos, não necessita ser escolhido para festas chiques, apenas garante mais conforto no comprimento, cuja barra vai até abaixo dos joelhos, mas sem ter o comprimento do longo.
- Trapézio: tem esse nome pelo formato do próprio molde, cujo corte acompanha linhas retas que se abrem do busto até a barra, porém sem marca de cintura. É um estilo vintage, anos 60.
Decotes e acabamentos
Detalhes no busto, cintura e barra fazem toda a diferença em vestidos de festa. Em dias frios uma gola mais fechada pode ser elegante. Porém em dias mais quentes e em festas a luz do dia, vale a pena ousar em vestidos de alcinha, mangas ciganas ou bufantes e até mesmo tomara-que-caia.
Lembre-se que a escolha dos modelos depende bastante do clima, do local, do tipo de festa e do horário, para que sua menina aproveite e exiba seu estilo, com conforto e liberdade de movimentos.
Apliques podem ser bem vindos e dar graça aos modelos de vestido. Laços, rendas, bordados, paetês, botões estratégicos e detalhes que acompanhem a costura e o acabamento, como no decote, na cintura e na barra do vestido.
Acessórios para vestidos infantis
Para acompanhar a festa, as meninas gostam de levar bolsinhas trespassadas, onde podem carregar um pequeno batom, docinho ou o celular.
Joias e bijuterias devem ser leves, nada obrigatório. Deve-se permitir que as meninas escolham o que querem usar, mas com coerência. Uma pulseira lúdica ou um relógio podem incomodar menos que um brinquinho de argola ou gargantilha no pescoço.
A não ser que seja imprescindível por ocasião da festa, não priorize joias caras e complicadas de usar, pois meninas usam acessórios como brincadeira sem a menor noção da importância de valor.
Opte por maquiagem leve e antialérgica, pois vale lembrar que as crianças chegam chiques e saem como moleques, brincam bastante e suam o tempo todo, por isso quanto mais a pele respirar, melhor.
Opte por um batonzinho leve e se insistir no uso de maquiagem, que seja de um material próprio para meninas e não para adultas.
Os cabelos também são um momento à parte. Se o look for de uma princesa, cabem tranças embutidas e longas ou coque elegantes. Antigamente se usava muito encher os cabelos de maria-chiquinha. Hoje em dia, se o objetivo é apenas segurar as madeixas para poder brincar, vale o uso de tiaras, faixas ou mesmo tic-tacs.
Sapatos infantis elegantes
Algumas meninas mais ousadas gostam de experimentar saltinhos, para ficarem elegantes como as mães. Mas na maioria dos casos, um bom sapatinho do tipo boneca compõe bem o visual, nas cores preta ou branca, brilhosos ou com fivelas.
Se for um dia frio ou de chuva, vale optar por botas elegantes, que fazem o maior sucesso em festas caipiras ou looks de inverno.
No entanto, em caso de festas ao ar livre, sandálias abertas, baixas e fáceis de calçar dão conta do recado.
O importante é que as princesas estão aí para arrasar e mostrar toda a elegância, enquanto aproveitam cada minuto de diversão!