Quais são as acusações dos presidenciáveis Trump e Hillary Clinton escondem
A poucos dias da eleição que vai definir o próximo presidente dos Estados Unidos, uma sucessão de acusações, denúncias e investigações contra os dois principais candidatos, a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump, acirrou a disputa pela Casa Branca.
De um lado, o magnata nova-iorquino acusado de assédio sexual que se recusa a reconhecer um histórico de falências. Do outro, a ex-secretária de Estado que usou um servidor de e-mails privado e quase desmaiou em um evento público antes de tornar público o diagnóstico de pneumonia.
Confira os principais escândalos que chacoalharam a campanha presidencial americana:
Donald Trump
1. Acusações de assédio
A divulgação de um vídeo de 2005, em que Trump faz comentários machistas e grosseiros sobre seus ‘métodos de sedução’ – “quando você é famoso, elas deixam você fazer… Pegar na b***** dela, você pode fazer qualquer coisa” –, desencadeou uma longa lista de acusações de abuso sexual contra o empresário. Desde a liberação do vídeo, na primeira semana de outubro, doze mulheres foram a público para denunciar o empresário. Além delas, uma mulher acusa Trump de tê-la estuprado quando ela tinha 13 anos, em 1994, e a ex-sócia Jill Harth processou o magnata por assédio. Ele negou as acusações e afirmou que pretende processar as mulheres.
2. Imposto de renda
Segundo uma série de reportagens publicadas em outubro pelo jornal New York Times, o candidato republicano pode ter deixado de pagar impostos federais por dezoito anos. O jornal teve acesso à declaração de renda feita pelo magnata em 1995, na qual ele diz ter sofrido um prejuízo de 916 milhões dólares. Com isso, Trump pode ter usado a perda para, legalmente, não pagar o imposto federal sobre rendimentos até 2013. O NYT afirma que o empresário usou manobras “legalmente questionáveis” para fugir dos impostos ao não declarar milhões de dólares de receitas. De acordo com o periódico, o magnata forçou, em 1990, para que parte de seus credores perdoassem o que ele lhes devia após declarar falência de seus três cassinos em Atlantic City, no Estado de Nova Jersey.
Siga-nos nas redes sociais
Facebook: GospelMundo
Instagram: Prs.EvaldoeWeide