Vanusa é internada para tratamento de dependência química e depressão
Vanusa, de 69 anos, voltou a ser internada em uma clínica psiquiatra no interior de São Paulo, para tratar uma dependência química de calmantes. A informação foi confirmada pelo filho da cantora Rafael Vanucci. Segundo o produtor musical, sua mãe adquiriu o vício durante o tratamento da depressão.
“Venho por meio deste informar a todos os amigos e fãs que a Cantora Vanusa, minha mãe, encontra-se internada na Clínica Comunidade Nova Esperança, em São José dos Campos, para tratar de um transtorno que assola sua vida psíquica, emocional, física e social, causada pela dependência de calmantes que usava para combater uma severa depressão, cujo tratamento inicial é de, no mínimo, seis meses”, contou ele no Instagram.
A cantora cancelou todos os compromissos profissionais por causa da internação. “Devido a isso, aproveito para informar do CANCELAMENTO de todos os seus compromissos pessoais e profissionais até o seu pronto restabelecimento. Peço aos meus queridos amigos da imprensa que respeitem esse delicado momento pelo qual estamos passando, e clamo a todos os nossos amigos e fãs que incluam o nome de minha mãe em suas orações, para que ela possa se recuperar totalmente e voltar a ser a pessoa, a cantora amada por todos e que tanto encantou e ainda encanta nosso Brasil. Agradeço a compreensão de todos e principalmente todo o apoio que nos foi conferido por toda equipe de médicos e profissionais da CLÍNICA COMUNIDADE NOVA ESPERANÇA, que receberam minha mãe com tanto carinho”, explicou.
Em 2009, foi divulgado na Internet um vídeo em que ela erra a letra do Hino Nacional em uma solenidade na Assembleia Legislativa de São Paulo. O episódio acarretou uma depressão na cantora, que se internou pela primeira vez em 2011. Antes de ir para a clínica, a cantora chegou a pensar na possibilidade de cometer um suicídio. “Falei com meu amigo Renato no telefone e eu disse: ‘Ou eu me interno, ou eu me mato’. Foram exatamente essas as minhas palavras.”