Atualidade Notícias

Tite convoca seleção para dois amistosos na Europa e lista terá novidades

A seleção brasileira fechou com chave de ouro a disputa das Eliminatórias Sul-Americanas, mas a corrida dos jogadores por um lugar no time que irá à Rússia continua. Nesta sexta-feira (20), o técnico Tite convocará os atletas para dois amistosos, que serão realizados no próximo mês, na Europa. O Brasil irá encarar o Japão em 10 de novembro, e a Inglaterra, quatro dias mais tarde. Os dois países também estão classificados para a Copa do Mundo do próximo ano

“São mais de oito meses até a Copa. Está aberto. Tem mais de 35 atletas sendo monitorados, tem em torno de 50”, disse o treinador em sua mais recente intervenção sobre o assunto. Tite já tem um time-base, mas tem reiterado que o grupo de 23 atletas não está fechado e, portanto, que ‘há vagas’. Algumas surpresas podem pintar na lista anunciada nesta sexta. Confira: No gol, com Alisson definido e Ederson na frente pela condição de primeiro reserva, vários goleiros brigam por uma terceira vaga. Cássio é o favorito, mas Vanderlei, do Santos, também briga pelo posto e pode ter chance nos amistosos.

O reserva de Daniel Alves na lateral-direita não está definido. Na última convocação, para os jogos contra Bolívia e Chile, Danilo foi o escolhido. Agora, Fabinho, que no Monaco atua mais como volante, é cotado.

Na zaga, um nome que pode surgir é o de Geromel. O xerifão do Grêmio tem se destacado há tempos e já fazendo por merecer ser chamado por Tite. Rodrigo Caio foi chamado na última oportunidade, mas voltou a alternar altos e baixos no Brasileirão.

Um volante que tenha características defensivas e boa chegada ao ataque é fundamental no esquema de jogo preferido de Tite. Wendel, do Fluminense e na mira do PSG, se encaixa na vaga e é outra boa opção na lista de possíveis convocados. Outra possível surpresa para a posição é Jorginho. O atleta tem se destacado no meio de campo do Napoli há algumas temporadas e poderá pintar na lista de Tite. O rumor cresceu bastante na Europa durante esta semana.

Éverton Ribeiro é um nome que pode pintar no setor de criação. Apesar da fase ruim vivida pelo time carioca na temporada, o camisa 7 do Flamengo tem sido elogiado por Tite. Dudu é outro nome que pode pintar na lista de Tite. Ele chegou a ser chamado para a disputa do Jogo da Amizade, contra a Colômbia e que contou apenas com atletas que atuam no Brasil. Para uma convocação mais “oficial”, essa seria a primeira vez em que o craque do Palmeiras seria lembrado pelo treinador da seleção.

Um jogador que deverá ter oportunidade com Tite, desde que recupere o bom futebol, é Douglas Costa. O treinador gosta muito do atacante que está na Juventus, mas contusões o fizeram perder espaço. Porém, ainda tem chance. No fim de semana ele marcou seu primeiro gol com a camisa da equipe de Turim. Ricardo Goulart é um dos destaques do Guangzhou Evergrande e chamou a atenção de Tite. “É um jogador que joga atrás do nove. Um meia que é menos de construção e mais de infiltração. Aquele do Cruzeiro que tinha conclusão. Ele constrói menos e infiltra mais” analisou o treinador em entrevista à Fox Sports.

Quem fecha a lista é o centroavante Jô. Ele atravessa grande fase no Corinthians e tem tudo para retornar à seleção. Essa seria a primeira convocação do atleta, que esteve no grupo que disputou a Copa do Mundo de 2014, com Tite.Ainda pensando no setor ofensivo, o nome de Richalison pode ganhar força. Destaque do Watford nesta temporada, ele já vinha chamando atenção pelo Fluminense. Em uma posição ainda carente, o teste com o jovem seria válido.

Se convocação para seleção é merecimento, talvez ninguém tenha merecido tanto quanto Malcom. O atleta revelado pelo Corinthians tem crescido de produção a cada partida pelo Bordeaux, se tornando protagonista da equipe francesa nesta temporada. Na lista para os jogos contra Bolívia e Chile, quatro jogadores viveram a experiência de serem convocados pela primeira vez pelo treinador: o lateral-direito Danilo, os volantes Fred e Arthur, além do atacante Diego Tardelli. Ao todo, o técnico já convocou 60 jogadores em pouco mais de um ano de trabalho no comando da seleção. Desses, 45 foram chamados para as Eliminatórias.

Facebook: Globo Expresso.Com Twitter: Globo Expresso.Com