Site: Otimizando seu para melhorar a experiência do usuário
Ter um site hoje em dia é essencial para qualquer empresa, seja qual for o seu segmento de atuação. Mas não basta apenas criar um site, pois é fundamental que ele ofereça uma boa experiência para os visitantes.
A experiência do usuário é muito importante para os resultados da própria organização, pois quando a marca garante o melhor uso de suas plataformas, faz com que seu cliente ou potencial cliente se sinta mais satisfeito.
Dentro do site institucional, a experiência está relacionada ao uso de forma fluida, ausência de dificuldades e ausência de obstáculos. É a mesma coisa que garantir a qualidade e a usabilidade dos produtos e serviços.
A maneira como o consumidor moderno interage com as empresas não se limita apenas à compra da solução ou ao atendimento ao cliente, na verdade, existem muitas outras coisas envolvidas.
Uma delas é o site institucional, pois funciona como um canal de informações e até mesmo de atendimento, no caso de companhias que utilizam o chat online.
Para entender um pouco mais o assunto, este artigo vai mostrar como criar um design responsivo, explicar como a velocidade de carregamento pode afetar a experiência do usuário e quais são os aspectos importantes da navegação.
Como criar um design responsivo?
Design responsivo nada mais é do que um layout que se ajusta perfeitamente a qualquer tamanho de tela, seja de um computador ou de um celular.
Isso é muito importante porque os usuários cada vez mais acessam as plataformas por meio de seus smartphones e tablets, e se o site não for responsivo, vai demorar para carregar, prejudicar a organização dos elementos, entre outros problemas de navegação.
Uma empresa de instalação de porta de aço investe em design responsivo para atender às expectativas dos usuários, independentemente da tela que estejam usando, e alguns dos elementos-chave nessa construção estão:
- Imagens;
- Tipografia;
- Formulários;
- Tabelas;
- Navegação.
Os grandes desafios relacionados às imagens são o desempenho e o tamanho. Por conta das telas de alta densidade, imagens nítidas e de tamanho normal podem ser extremamente prejudicadas.
Para adaptá-las, é necessário que sejam otimizadas para sites responsivos, mudando a maneira como são marcadas e embutidas nas páginas. O ideal é usar a media queries para cada tipo de dispositivo.
O layout do site vai depender do conteúdo, enquanto a tipografia escolhida para os textos também é outro aspecto fundamental.
As fontes são medidas por unidade “em” e seu tamanho é herdado da fonte medida pela unidade “rem” que é relativo ao tamanho da fonte do elemento raiz.
Para que um site seja responsivo, por sua vez, é necessário alterar o tamanho de todas as Fontes, mudando o tamanho especificado no elemento HTML.
Uma empresa de monitoramento de frota via GPS utiliza formulários menores porque eles são mais fáceis de adaptar, além disso, também não incomodam o visitante.
Para melhorá-lo ainda mais, é interessante usar a opção select, assim, a pessoa precisa apenas selecionar aquilo que deseja, sem ter que digitar nada.
As tabelas costumam ter orientação horizontal e trazem diversos dados relevantes para o visitante, mas é muito importante tomar cuidado para que as informações não fiquem ilegíveis.
Uma dica é selecionar colunas menos importantes e deixar que o próprio usuário escolha aquilo que quer ver, ou então fixar uma única coluna à esquerda e disponibilizar uma barra de rolagem para que o visitante faça o movimento de leitura.
Por fim, outro grande desafio está relacionado à navegação, e para que todos possam ter uma experiência simples na plataforma, o menu precisa ser amigável, além de usar ferramentas que mostram como está a navegabilidade do canal.
Impactos da velocidade de carregamento
A velocidade de carregamento do site institucional pode gerar muitos impactos e prejudicar a experiência do usuário. Para se ter uma ideia, se a página demorar um segundo a mais para carregar, pode perder cerca de 11% de sua visualização.
Quando alguém pesquisa uma informação na internet sobre projeto de banheiro com jardim de inverno, quer acessar plataformas de boa qualidade, velocidade de carregamento e que tragam todas as informações esperadas.
Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela Kissmetrics, 40% dos usuários costumam abandonar páginas que levam mais de 3 segundos para carregar.
Uma das formas de eliminar esse problema é aproveitar o cache do navegador, pois toda vez que um site é acessado, o conteúdo é baixado temporariamente no dispositivo, até que o usuário deixe a página.
Ao usar o cache, é possível indicar para os navegadores que mantenham os arquivos salvos, assim, se o usuário acessar o mesmo site novamente, a página vai levar menos tempo para carregar.
Outra opção válida é reduzir o número de redirecionamentos, tendo em vista que, de vez em quando, pode ser necessário redirecionar o navegador de uma URL para outra.
Se alguém pesquisar sobre serviço de organização de eventos, o redirecionamento vai servir para indicar a nova localização do conteúdo, além de rastrear cliques e corrigir diferentes tipos de acesso.
Mas o redirecionamento pode adicionar latência de tempo, o que prejudica o carregamento da página, por isso, o ideal é restringir essa possibilidade apenas para quando é realmente necessário encontrar outra solução.
A empresa também pode tentar habilitar o Keep Alive, pois ele permite que o servidor use uma única conexão para fazer a transferência de vários arquivos, reduzindo a latência e o consumo do CPU.
O mais comum é que os sites mantenham esse recurso desabilitado, e isso porque a maioria das empresas de hospedagem fazem dele algo opcional, pois pode aumentar significativamente a memória do servidor.
Mas antes de habilitar essa função, uma oficina mecânica mais próxima precisa entrar em contato com o provedor de hospedagem para avaliar a possibilidade.
Aspectos importantes da navegação
De modo geral, qualquer proprietário do site precisa conhecer os aspectos importantes da navegação e da arquitetura de informações que podem colaborar com a usabilidade e a experiência do usuário. São eles:
Usabilidade do site
A usabilidade é um dos elementos mais importantes da experiência do usuário, mas muitos confundem esse elemento com a própria experiência do visitante, entretanto, ele representa apenas uma parte do que forma uma experiência positiva.
A usabilidade corresponde à facilidade de uso de uma plataforma, ou seja, qual é a facilidade proporcionada para o indivíduo dentro do site ao realizar as ações disponíveis.
Acessibilidade do conteúdo
A acessibilidade relaciona-se ao acesso facilitado ao conteúdo que o site oferece, e um dos elementos mais importantes é a possibilidade de acessar a página por meio de dispositivos diferentes, como notebook, tablets e celulares.
Justamente por isso, uma empresa de película jateada decorativa precisa estar por dentro do mobile learning, pois se trata de uma grande estratégia de aprendizado atualmente.
Conseguir se adequar a diferentes tipos de dispositivos é fundamental para que a experiência seja realmente boa, independentemente do momento de acesso.
O termo também está relacionado à inclusão de pessoas com deficiências físicas, ou seja, permitir que essas pessoas possam acessar a informação sem muitos percalços e problemas.
Considerar a desejabilidade
Qualquer pessoa deseja ter boas experiências e são exatamente elas que têm o poder de atrair o visitante para o site. Deve-se ter uma preocupação em oferecer satisfação, surpreender o visitante e encantá-los com a plataforma.
Uma empresa especializada em conserto fechadura automotiva pode conseguir esse efeito por meio de atrativos visuais, visto que o design da plataforma deve ser agradável, cativante e coerente.
Mas não se pode esquecer de outras questões, como comunicação e interação com o visitante, além de implementar soluções assertivas.
O proprietário do site ou o profissional responsável por seu desempenho precisa se perguntar se a função da plataforma é desejável por parte dos usuários e se eles realmente querem utilizá-la.
Utilidade do site
A utilidade do site não deve ser confundida com a usabilidade, visto que um produto pode muito bem ter uma ótima usabilidade, mas simplesmente não ser útil.
Com base nisso, uma oficina de cristalização veicular precisa garantir que seu site institucional consiga resolver os problemas do público e satisfazer suas necessidades.
Funcionalidade das páginas
Se houver algum problema na hora de utilizar o serviço, o negócio terá diversos prejuízos. No caso do site institucional, é indispensável que cumpra o objetivo que promete.
Isso vai fazer com que os usuários confiem mais no canal, além de fazer com que voltem para utilizá-lo mais vezes.
Considerações finais
O site institucional é uma plataforma muito importante para a empresa e é fundamental que ele cumpra suas funções.
Mais do que isso, ele precisa garantir uma boa experiência para os usuários, o que envolve diversas estratégias, como o design responsivo.
Ao investir nesse layout, a marca garante que o site possa ser acessado por meio de qualquer dispositivo, sem prejudicar a experiência do usuário.
Somando isso alguns cuidados e características da navegação e da arquitetura de informações, a usabilidade e a experiência geral do visitante será muito positiva.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.