São Paulo venceu o líder Flamengo e assumiu a vice-liderança
Com gol do ex-flamenguista Everton, o São Paulo derrotou o líder Flamengo por 1 a 0 no Maracanã na noite desta quarta-feira. O resultado deixa os paulistas em segundo lugar na tabela, com 26 pontos e a apenas um do time rubro-negro. A partida foi a primeira das duas equipes depois da pausa do Brasileirão para a Copa do Mundo. O único gol da partida saiu no início do segundo tempo. O atacante Everton aproveitou cruzamento de Rojas e marcou de cabeça. Em desvantagem, o time da casa pressionou e teve chances de empatar – a última delas com Paolo Guerrero, aos 50 –, mas não conseguiu balançar a rede.
O Jogo
Empurrado por mais de 50 mil torcedores, o Flamengo começou impondo seu ritmo e trocando passes rápidos em busca de espaços. Mas, bem postado defensivamente, o São Paulo suportou a pressão e não correu riscos nos primeiros minutos da partida. Com a marcação bem feita em Guerrero, o Tricolor passou a encontrar espaços para contra-atacar e teve a primeira chance real de gol no duelo. Aos 29 minutos, Rojas recebeu na direita, driblou Réver e bateu cruzado. No rebote de Diego Alves, Everton tentou de bicicleta, mas mandou para fora.
Pouco depois, Diego Aguirre ganhou um problema. Após desarmar Marlos Moreno, Jucilei sentiu uma fisgada na virilha esquerda e precisou ser substituído por Liziero. A equipe visitante, contudo, continuou com sua proposta de jogo funcionando.
Aos 37 minutos, em rápido contra-ataque, Nenê recebeu de Diego Souza e chutou em cima do zagueiro. Abola sobrou livre para Reinaldo, que bateu mal e isolou. O Flamengo respondeu aos 42. Após Diego cobrar falta na área, Lucas Paquetá desviou de cabeça e acertou o travessão de Sidão. Com a torcida inflamada, os cariocas voltaram a pressionar no fim do primeiro tempo, mas não acharam o gol.
A etapa complementar começou da melhor maneira possível para o Tricolor, que abriu o placar logo aos dois minutos. Após bom cruzamento de Rojas pela direita, Everton se antecipou a Renê e testou de peixinho, sem chances para Diego Alves. O atacante, que atuou no clube carioca nos últimos quatro anos, não comemorou o gol.
O Flamengo quase chegou ao empate logo em seguida, quando Marlos Moreno foi até a linha de fundo e cruzou. Guerrero cabeceou fraco, e Sidão teve tempo de cair para fazer a defesa. Pouco depois, após chute fraco de Paquetá, o goleiro quase levou um frango. A bola passou entre suas mãos, mas saiu pela linha de fundo. Após se safar do empate, o São Paulo sofreu outra baixa: com dores na coxa direita, Rojas deu lugar a Araruna. Já o técnico Maurício Barbiere mexeu em busca do empate, promovendo a estreia do colombiano Fernando Uribe, que substituiu o compatriota Marlos Moreno.
E o atacante desperdiçou uma grande oportunidade de marcar em sua estreia. Aos 20 minutos, após levantamento na área, a bola sobrou para Paquetá, que bateu em cima de Sidão. No rebote, completamente livre de marcação, Uribe chutou da marca do pênalti e mandou para fora. Logo em seguida, o colombiano testou para o chão e exigiu grande defesa do arqueiro tricolor. Nos acréscimos, após expulsão de Araruna, Guerrero assustou em cabeçada, no que foi a última chance dos rubro-negros, que amargaram o primeiro revés em casa na competição.
FLAMENGO 0 X 1 SÃO PAULO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 18 de julho de 2018 (quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Pedro Martinelli Christino (PR) e Luciano Roggenbaum (PR)
Cartão Amarelo: Rômulo, Éverton Ribeiro e Diego (Flamengo); Everton, Araruna, Sidão e Reinaldo (São Paulo)
Cartão Vermelho: Araruna (São Paulo)
Gol: SÃO PAULO: Everton, aos 2 minutos do 2º tempo
FLAMENGO: Diego Alves; Rodinei, Léo Duarte, Réver e Renê; Rômulo (Trauco), Lucas Paquetá, Diego, Éverton Ribeiro e Marlos Moreno (Uribe); Paolo Guerrero
Técnico: Maurício Barbieri
SÃO PAULO: Sidão; Éder Militão, Robert Arboleda, Anderson Martins e Reinaldo; Jucilei (Liziero), Hudson e Nenê; Joao Rojas (Araruna), Everton (Tréllez) e Diego Souza
Técnico: Diego Aguirre