Saiba o que é live marketing e o por que adotar essa técnica na sua empresa
Live marketing é uma estratégia que pode ser usada por qualquer tipo de empresa para melhorar a percepção da marca e fidelizar o cliente. Seu objetivo é aumentar a participação do público e elevar o engajamento.
De acordo com uma pesquisa realizada, 77% dos consumidores preferem uma empresa que garanta uma experiência personalizada, bem como os seus produtos e serviços.
É por isso que é cada vez mais importante investir em estratégias que valorizam a relação entre empresa e consumidor, e o live marketing caminha nessa direção.
Por meio dela, o indivíduo é o centro das atenções e o objetivo é fazer com que ele se sinta bem e plenamente atendido.
O consumidor moderno está cada vez mais exigente, e só paga por aquilo que vai muito além de qualidade e preço justo.
Ele precisa entender que a empresa se preocupa com suas necessidades e que desenvolve soluções personalizadas.
Tanto é que muitas companhias conquistam os consumidores prestando apenas um bom atendimento. Neste artigo, você vai entender o conceito de live marketing e vamos dar algumas dicas para colocá-lo em prática.
Qual o conceito de live marketing?
Hoje em dia, o principal objetivo das estratégias de marketing é atrair as pessoas, gerar valor para elas, engajar, fidelizar e finalmente convertê-las em clientes.
Desde que o marketing surgiu, isso foi feito de muitas maneiras, mas as ferramentas mudaram muito e com a evolução digital e tecnológica, as marcas puderam investir em novas possibilidades e o consumidor se tornou o centro das estratégias.
As pessoas estão vivendo na era da informação, por isso, na hora de contratar qualquer produto ou serviço, como empresas de motoboy, elas estão ainda mais exigentes.
Está cada vez mais difícil conquistar clientes, ao mesmo tempo, a todo momento surge uma nova empresa e disposta a trabalhar uma nova abordagem, se aproximar mais do público e gerar sentimentos de pertencimento.
Essa estratégia é muito importante, mas precisa ser bem trabalhada e executada tendo em vista alguns parâmetros sólidos.
O live marketing veio para ampliar as ações promocionais, envolver o público de maneira profunda e possibilitar que as pessoas participem de suas experiências.
Tudo isso é feito por meio de estratégias inovadoras e que colocam o cliente como a parte mais importante de sua relação com as marcas.
Nesse contexto, muitas companhias começaram a investir em experiências sensoriais para promover seus produtos e serviços.
É uma maneira de interagir com as pessoas, fazendo com que a companhia se torne mais relevante e marcante para o público.
A internet avançou muito e isso fez com que uma empresa de doces personalizados pudesse divulgar seus produtos de várias maneiras diferentes.
Por conta disso, negócios dos mais variados portes começaram a investir em publicidade digital.
Ao mesmo tempo em que abre as portas para os negócios, isso também acaba sendo vantajoso para o consumidor, que tem acesso a diferentes opções e mais liberdade para escolher.
Mas, veja que diante de tudo isso fica claro que o mercado também se torna mais competitivo. O live marketing traz uma proposta relevante para se destacar em meio aos canais digitais.
Tenha em mente que, uma vez que a maioria das empresas consegue expor seus produtos e serviços e falar com as pessoas, é necessário investir em práticas que estimulem o consumidor de um jeito diferente.
Vantagens do live marketing
Antes de explicar como você pode colocar essa estratégia em prática no seu negócio, vamos falar um pouco sobre as vantagens trazidas por ela, e dentre as que mais se destacam estão:
Boas ofertas
Uma das principais características do consumidor moderno é pesquisar preços, pechinchar e assim reunir várias opções de compra para um mesmo produto ou serviço.
Em segmentos mais aquecidos e competitivos é fundamental que uma empresa tente superar seus concorrentes, seja por meio de uma embalagem de isopor, atendimento personalizado e estratégias de marketing mais evoluídas.
Para o público, é uma maneira de aproveitar boas experiências, comprar por preços justos e interessantes e ter muitas novidades à disposição.
Mais promoções
Outra característica do live marketing é trabalhar com campanhas focadas em promoções que se destacam e que marcam os clientes por oferecer a oportunidade de comprar um bom produto ou serviço, por um valor mais baixo.
A companhia pode oferecer brindes, tendo em vista que muitas ações desse tipo costumam fazer sucesso.
De qualquer forma, não ter custos ou pagar um valor muito mais barato é sempre sinônimo de vantagem para o cliente.
Oferecer experiências positivas
Quando um fabricante de empilhadeira a gás investe em live marketing, sua principal vantagem é oferecer uma experiência inesquecível ao seu público.
O consumidor consegue vivenciar momentos únicos, que rende boas memórias, oportunidades e descobertas, que possivelmente não viveria com outra empresa. Naturalmente, ele vai se engajar muito mais com o seu negócio.
Como colocar o live marketing em ação?
Existem várias maneiras de colocar o live marketing em ação, visto que mesmo que seu conceito seja estabelecer experiências sensoriais marcantes, existem vários modos de fazer isso. Dentre os principais estão:
Participação em eventos
Os eventos são uma das melhores maneiras de ativar a marca e existem muitas empresas que associam o seu nome a esse tipo de acontecimento, o que eleva o seu valor perante o público.
Entre as opções estão:
- Eventos esportivos;
- Festas;
- Festivais;
- Feiras.
Essas e outras possibilidades aumentam a proximidade entre a marca e o público e ajudam a estabelecer uma relação entre eles.
Durante esses acontecimentos, um fabricante de câmeras de segurança proporciona experiências sensoriais diferentes e ainda pode distribuir brindes.
Apenas lembre-se de que esse tipo de ação deve ser realizado com pessoas preparadas e que conseguem transmitir a proposta e a mensagem da marca do jeito certo para o público.
Ambientar os pontos de venda
Mesmo com o aumento das vendas pela internet, os estabelecimentos continuam sendo muito importantes, mas é necessário fazer com que eles se destaquem, principalmente, se estão localizados em grandes centros e shoppings.
Isso melhora a experiência do cliente porque valoriza a ambientação e a conceitualização do espaço físico.
Procure promover a interação entre o consumidor e seus produtos ou então com recursos tecnológicos que os atraiam para a loja, como totens de auto check out e autoatendimento.
Se uma loja de móveis está lançando uma cadeira gamer profissional, deve aproveitar o clima do lançamento para ambientar o ponto de venda, melhorando arquitetura e a decoração do espaço.
Investir em ações promocionais
Promoção nunca é demais para os consumidores, independentemente de suas necessidades e objetivos.
As pessoas gostam de participar de concursos e sorteios ou qualquer ação que exija algum tipo de esforço.
Mesmo que este esforço seja mínimo, as promoções sempre compensam, possuem altas taxas de adesão e mostram o poder do live marketing.
Hoje em dia, um fabricante de borrachas expandidas pode fazer promoções por meio de diferentes canais, como as redes sociais, site institucional, blog, entre outros.
São plataformas que permitem o compartilhamento, interações, repostagens, curtidas e comentários.
Se o seu negócio souber aproveitar esses recursos, conseguirá envolver o público e movimentar melhor os canais da empresa. É uma forma, inclusive, de aumentar os seguidores no Instagram e em outros canais.
Realidade virtual
Os recursos tecnológicos podem e devem fazer parte das estratégias de live marketing, como no caso da realidade virtual.
Mesmo sendo muito futurista, já deixou de ser novidade e vem sendo cada vez mais utilizada como uma ferramenta de marketing extremamente importante.
As marcas utilizam essa tecnologia para interagir cada vez mais com os consumidores e proporcionar experiências diferenciadas.
Uma das aplicações mais comuns é por parte de construtoras e imobiliárias, que permitem aos clientes visitar espaços.
Elas conseguem vender imóveis na planta, uma vez que o cliente consegue visualizar como ele vai ficar depois de pronto.
As agências de viagens também podem usufruir desse recurso, levando os seus clientes a lugares onde nunca estiveram antes, facilitando a venda de pacotes.
Todo tipo de empresa, como uma de higienização automotiva no ABC pode investir em realidade virtual e simular a realidade de seus produtos e serviços para os clientes.
Conclusão
Portanto, muitas marcas famosas já tiveram sucesso com suas estratégias de live marketing, a exemplo do próprio Google, que desde então tem como foco a interação com os usuários.
Mas, não é necessário ser uma companhia do porte do Google para investir em live marketing, pelo contrário, qualquer tamanho de empresa pode trabalhar com suas estratégias e mudar de maneira positiva os rumos do negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.