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Rede de Display do Google Ads: como funciona?

A rede de display Google Ads consiste em vários sites que têm parceria com o Google e, por meio de associação, trabalham recebendo publicidades que foram pagas, utilizando a ferramenta do Google Ads para otimizar o alcance das marcas e, no caso dos parceiros, obter rendimentos com a ferramenta. 

Utilizar essa estratégia pode ser muito válido para o seu negócio, pois além de aumentar a divulgação da marca, permite que isso ocorra de forma segmentada, fazendo com que seu público fique ainda mais qualificado, visto que – geralmente – a audiência dos parceiros é considerada ao evidenciar os anúncios.

Estar na web se tornou uma ação muito necessária para as empresas, já que estamos na era da revolução digital e isso implica um amplo acesso do público em redes sociais e em ferramentas de pesquisa, como é o caso do Google. 

Para se ter uma ideia da importância disso, existe uma estimativa de que mais de 5 bilhões de buscas ocorram todos os dias na plataforma.

As pessoas buscam o Google para se informar, tirar dúvidas, conhecer marcas, negócios, realizar pesquisas e várias outras ações. 

Por isso, cada vez mais as empresas disputam espaço no ranqueamento da plataforma, realizando anúncios pagos por meio do Google Ads.

Como ferramenta de busca, o Google consegue concentrar milhões de sites, fazendo parcerias para que seus anúncios não apareçam somente em um ranqueamento e espaços de anúncios nas buscas.

Isso porque também passam a ser divulgados por meio de sites e blogs parceiros, bem como outras ferramentas da plataforma, oferecendo mais visibilidade direcionada a partir dos objetivos e valores estabelecidos na campanha,

A boa notícia é que qualquer negócio pode investir nesse segmento, desde uma prensa cabo eletrico até uma loja de roupas, por exemplo. Vamos conhecer mais sobre esse assunto?

Como funciona a rede de display Google Ads?

De forma simples, uma rede de display é composta por vários sites que possuem parceria com o Google. Provavelmente, você já acessou algum site e visualizou diversas propagandas publicitárias.

Isso faz com que o anúncio de uma empresa consiga ser visto por vários usuários, em alguns casos, independentemente se essa pesquisou uma determinada empresa ou serviço no Google. Com isso, o usuário conhece novos produtos e marcas que podem despertar sua atenção!

Contudo, de modo geral, o objetivo é que esses anúncios sejam mostrados para pessoas qualificadas, ou seja, que tenham interesse em produtos daquele segmento ou assuntos correlatos aos abordados pela marca, ou mesmo tenham realizado uma pesquisa pelo setor de atuação. Para isso, diversos dados são colhidos.

Para que sua empresa possa realizar anúncios nessa rede, ela precisa contar com o Google AdWords, que também é conhecido como Google Ads.

Por meio dessa ferramenta é possível criar anúncios para a internet, melhorar o ranqueamento da empresa no Google e aparecer com mais facilidade em sites parceiros, definindo diversos aspectos da campanha e acompanhando seu desempenho. 

Por exemplo, digamos que sua empresa deseja aumentar o número de vendas de máquinas industriais e cria uma campanha para anunciar no Google Ads. 

Nessa campanha, sua empresa precisa delimitar algumas estratégias, como:

  • Definir o público-alvo;
  • Escolher as palavras-chaves;
  • Criar a frase da campanha publicitária;
  • Definir a duração e o orçamento da campanha;
  • Definir o custo por clique;
  • Demonstrar interesse pela rede de display;
  • Associar imagens, endereço e telefones da empresa ao anúncio.

É interessante que toda sua estratégia pode ser feita de forma segmentada, para atingir sua persona e, de fato, direcionar os investimentos de modo assertivo no ambiente virtual, fazendo com que o alcance do público seja ainda maior e o retorno do investimento seja otimizado. 

Anúncios realizados na rede de display

Para que o objetivo ocorra, que pode ser atingir seu público de forma segmentada, é possível contar com anúncios diferenciados na rede de display Google Ads , realizados a partir de uma boa estratégia de marketing que seja voltada para  atrair o cliente de acordo com seus interesses. 

Por exemplo, seu anúncio pode ocorrer pela exibição de imagens e textos, sendo mais atrativo e dinâmico. Contudo, atualmente, é preciso adequar ações em vídeo, visto que esse é o formato que se mostra como tendência, tendo atraído a atenção do público de forma mais assertiva.

Uma estratégia bastante interessante para a produção do conteúdo é investir em marketing de conteúdo, que conta com calendários pagos e orgânicos bem definidos para um objetivo claro.

Para isso, a ação trabalha com a elaboração de materiais que sejam do interesse do cliente para a rede e tendo uma linguagem específica para as recomendações do marketing e para se relacionar com a audiência de forma adequada.

Outra questão bastante interessante quando falamos sobre rede de display é que ela consegue adaptar o anúncio de forma responsiva. 

Por exemplo, o cliente realiza uma busca com o celular sobre “fachada de vidro comercial” e sua empresa trabalha com produtos industriais e tem parcerias com esses sites. 

Enquanto o cliente está lendo um artigo, pode aparecer um anúncio da sua empresa de equipamentos industrial, adaptado à tela do celular.

Isso é muito mais atrativo para o cliente, já que a responsividade é um princípio básico da web e representa uma adaptação do conteúdo para diferentes telas, melhorando a experiência com a página e com o anúncio, que aparecerá de forma completa e adequada na página.

Como aplicar essa rede de display em seus negócios?

Que utilizar uma rede de display Google Ads é importante para o seu negócio, você já sabe. 

Mas, como é possível aplicar essas técnicas em seu negócio? Bem, o primeiro passo é definir quais são seus objetivos na área de marketing. O Google Ads precisa entender os motivos pelos quais você está criando uma determinada campanha.

Isso representa dizer que sua empresa precisa ter metas muito bem estabelecidas, para que os resultados possam ser alcançados. 

Por exemplo, você pode querer aumentar o número de vendas de Pulverizador agricola para trator da sua empresa. Por isso, é preciso que o Google entenda que seu objetivo é obter mais conversões para oferecer formatos e canais mais efetivos para essa estratégia.

Seus objetivos também podem estar em torno da captação de novos clientes, ou dos leads, que são clientes potenciais que ainda estão em processo de jornada de compra.

Outros objetivos que sua empresa pode ter são:

  • Aumento do tráfego, ou seja, as visitas em seu site;
  • Aumento do número de seguidores em rede social;
  • Aumento das ligações para a empresa;
  • Direcionamento do cliente para o seu e-commerce;
  • Divulgação de uma campanha ou produto específico;
  • Divulgação de imagem institucional da empresa;
  • Tornar sua marca ainda mais conhecida. 

Sua empresa também pode estar focada em oferecer um serviço, como é o caso de uma programa de gerenciamento de risco de forma gratuita para captar e atrair novos clientes. 

Com isso, é necessário pensar em estratégias e nas metas que a empresa visa alcançar, sempre entendendo as limitações da empresa e considerando a mescla de estratégias para otimizar ainda mais os resultados.

Dicas de aplicação da rede e otimização das campanhas

Uma dica para conseguir alcançar seus objetivos é direcionar para o público de interesse. Não adianta oferecer um produto adulto para uma criança e vice-versa. 

Por isso, é fundamental direcionar seu anúncio para sites que sejam relacionados com seu produto, escolher as palavras-chaves adequadas, assim como os assuntos, pois isso permite uma segmentação a partir do interesse do seu público de forma adequada. 

A partir disso, é importante acompanhar as métricas e mensurar os resultados. Mas o que isso representa exatamente?

Na prática, a mensuração consiste na identificação de quais aspectos da campanha surtiram efeito, ou seja, o que de fato deu certo e o que pode ser ajustado para as próximas ações.

O interessante na utilização dessas ferramentas é que o próprio Google apresenta relatórios com dados e os resultados obtidos, permitindo que o gestor e equipe de marketing, por exemplo, tenham uma visão específica do que ocorreu, tornando as publicidades cada vez mais efetivas.

Para que tudo isso ocorra de forma acertada e sua fresadora odontológica, ou de outro segmento, consiga se promover no mercado, é importante contar com o planejamento de marketing. 

Afinal, a empresa precisa se organizar em relação aos objetivos, o tempo de duração da campanha e ter muito bem detalhado o público e o tipo de conteúdo que vai ao ar, e essas ações podem ser melhor estruturadas e acompanhadas por profissionais especializados 

Além disso, é crucial considerar um calendário efetivo de publicidade, bem como um site e materiais de qualidade. Isso porque o Google não oferece ao público um conteúdo que não possa trazer boa experiência ou seja incoerente com o que a audiência busca.

Por isso, muita atenção ao momento do planejamento, que é vital para o sucesso de sua campanha na rede de display do Google. 

A estratégia do remarketing

Por fim, quando falamos em rede de display do Google é importante se atentar na utilização dessa estratégia como uma possibilidade de remarketing, cenário em que também se destaca. 

Essa técnica é muito importante por permitir reativar os contatos. Pense que você é dono de uma clínica veterinária e já realizou serviços como Raio x cachorro preço, entre outros exames, consultas, dentre outros, com alguns pacientes que entram em contato por meios digitais. 

Ou seja, sua clínica já tem clientes que utilizaram um determinado produto ou um serviço que sua empresa ofereceu. 

Nesse sentido, a estratégia do remarketing visa fazer com que esse cliente retorne a utilizar serviços com base na interação com a marca ou “abandono” do carrinho, por exemplo, ofertando produtos, descontos, fazendo a marca ser vista, ou mesmo identificando ações complementares – como retornos para verificar mudanças na visão.

Por isso, o remarketing é utilizado como uma estratégia que direciona a audiência e contribui para a tomada de decisão, sendo que a rede de display intensifica essa ação, sendo muito vantajosa no bom relacionamento da empresa com o cliente. 

Diante dessa possibilidade que uma rede de display oferece de ter produtos personalizados com nome da sua marca e serviços elétricos residenciais, por exemplo, nas diferentes mídias online para aumentar a visibilidade do seu negócio, além de ser reconhecido por seu cliente, é importante que sua empresa aposte no investimento desse serviço e comece a obter bons resultados. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.