Quando devo contratar uma manutenção preventiva na minha geladeira?
Os aparelhos eletrodomésticos já fazem parte da rotina de toda a casa, principalmente a geladeira. É dentro dela que guardamos e conservamos grande parte de nossos alimentos.
Uma das piores coisas que podem ocorrer e prejudicar a rotina da casa é ocorrer algum problema na geladeira. Se a residência não tiver um segundo aparelho, causará um transtorno ainda maior, inclusive podendo estragar alimentos.
Para que este tipo de situação não ocorra, é importante se utilizar de uma ferramenta muito útil: a manutenção preventiva.
Por isso, a primeira coisa a ser feita é entendermos a diferença entre uma manutenção corretiva e uma manutenção preventiva
Qual a diferença entre Manutenção Corretiva x Manutenção Preventiva?
Antes de acharmos que tudo se resolve com um conserto de geladeirae/ou com a compra de um aparelho novo, precisamos entender quais os tipos de manutenção possíveis aos equipamentos de uma cozinha. São elas: manutenção corretiva e manutenção preventiva
Os refrigeradores são um dos equipamentos mais importantes de uma casa ou de um comércio ou indústria, mas também são os vilões no quesito custo. Os seus valores, geralmente, são os mais altos se comparados a outros aparelhos domésticos. Sem falar no consumo de energia elétrica e no preço das manutenções corretivas.
O principal erro, de comércios e residências, é realizar a manutenção apenas quando o equipamento apresenta algum tipo de defeito. A essa manutenção chamamos de manutenção corretiva.
As principais consequências da manutenção corretiva são:
- Os gastos urgentes e bem mais altos com os serviços de reparo;
- A perda de alguns alimentos perecíveis que podem estragar se o equipamento não funcionar corretamente;
- E por último, o aumento no consumo da energia elétrica.
Portanto, a melhor solução para reduzir esses gastos é pensar que a manutenção vai além da correção. Por isso, a manutenção preventiva tem por objetivo evitar problemas futuros no equipamento e reduzir assim os custos com consertos de emergência.
Regularmente um técnico vai ao domicílio e realiza uma série de análises e testes no refrigerador, a fim de descobrir se há alguma irregularidade. Assim como o cuidado diário do próprio cliente pode auxiliar na manutenção preventiva.
Portanto, as consequências da manutenção preventiva são:
- Redução do gasto de energia elétrica;
- Custo menor com reposição de peças do equipamento;
- O aumento da vida útil e do desempenho do aparelho.
O que deve ser verificado periodicamente?
Existe uma lista de procedimentos que devem ser verificados periodicamente. Alguns deles, podem ser feitos pelo próprio cliente e outros pelo técnico especializado.
A limpeza geral da geladeira, por exemplo, deve ser feita pelo cliente. Já a verificação de vazamento de gás e a limpeza das pás do ventilador é um trabalho exclusivamente do técnico de manutenção de refrigeradores. Pois é uma atividade mais complexa e que exige conhecimento técnico.
Algumas atividades só deverão ser feitas pelo cliente caso ele possua algum conhecimento em manutenção de refrigeradores.
CheckList da manutenção preventiva
Esta é a lista de verificações da manutenção preventiva de uma geladeira.
- Limpeza geral do equipamento;
- Verificar todas as configurações e ajustar a temperatura;
- Degelo, caso o equipamento não seja Frost Free;
- O excesso de alimentos pode impedir a circulação de ar, por isso mantenha a geladeira sempre organizada;
- Verifique se não há obstrução dos fluxos de ar externos;
- Inspecionar o sistema de gás e alinhamento das portas;
- Verificar as lâmpadas internas, se não forem as corretas podem gerar excesso de calor;
- Vedação da borracha;
- Verificar a operação do motor e do compressor;
- Limpeza do condensador e das linhas de drenagem;
- Limpeza das lâminas do ventilador interno.
De quanto em quanto tempo devo realizar a manutenção preventiva?
Isso dependerá de alguns fatores, como o uso e a o tempo de vida da geladeira. Geladeira mais antigas devem ser feitas manutenções com menor intervalo de tempo.
Alguns procedimentos, como a limpeza geral, devem ser feitos sempre que houver a necessidade.
Outro momento importante para a manutenção preventiva é quando o cliente sentir que o aparelho perdeu de alguma forma a capacidade de refrigeração. Isto pode ser o início de algum problema mais sério e complexo.
Vimos o quanto é importante se adiantar e inspecionar o equipamento regularmente.
O profissional buscará possíveis sinais de falhas e assim realizar as correções antes que transformem em falha que prejudiquem o funcionamento do sistema total.
Por isso, fique sempre atento e cuide do seu refrigerador diariamente.