pós-produção
Blog / Dicas

Qual a importância da pós-produção audiovisual?

A pós-produção audiovisual pode ser considerada como a parte mais importante do trabalho. Muitos acreditam ser a própria produção, as filmagens e as edições, mas a qualidade do vídeo acontece depois que o material é produzido.

A pós-produção diz respeito ao trabalho realizado depois que o conteúdo é gravado, e seu objetivo é melhorar o vídeo, de modo que ele se torne mais coeso, atraente e coerente.

Só que esse trabalho não é apenas fazer algumas edições pelo computador, pois lidar com um software de edição é algo complexo e que exige muito conhecimento e paciência.

Se não houver um profissional capaz de fazer isso, não é possível garantir a qualidade do que é produzido e os vídeos não vão trazer os resultados propostos.

Isso é importante porque, atualmente, as pessoas consomem muito conteúdo audiovisual na internet, mas para que o material seja realmente atraente e relevante para a audiência, é necessário investir em muito trabalho.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o que é pós-produção de vídeos, explicar sua importância e mostrar como funciona. 

Afinal, o que é pós-produção de vídeo?

Se uma empresa pretende produzir um conteúdo audiovisual para seus canais na internet, a gravação, seja com smartphone ou com uma câmera profissional, não vai ficar perfeita logo na primeira tentativa.

Vários erros podem acontecer, também existem partes do vídeo que a marca quer destacar, assim como alguns elementos serão excluídos, a companhia pode inserir uma trilha sonora, dentre outros pontos importantes.

O produtor precisa anotar em sua agenda personalizada masculina tudo aquilo que precisa providenciar para que seu material seja realmente consumido pela audiência. 

Um exemplo é a necessidade de publicá-lo em uma plataforma que suporte seu formato.

Todos esses cuidados fazem parte de um processo conhecido como pós-produção de audiovisual, tendo como objetivo, dentre outras coisas:

  • Adicionar efeitos especiais;
  • Reduzir ruídos;
  • Corrigir a iluminação;
  • Corrigir erros de fala;
  • Acrescentar animações.

Em linhas gerais, a pós-produção serve para tornar o vídeo atraente para quem vai assistir, de modo que o projeto seja perfeito e do agrado do público.

Importância da pós-produção

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o trabalho de uma produção audiovisual não termina quando as câmeras são desligadas, pelo contrário, o trabalho está longe de terminar.

Depois que as gravações são finalizadas, existem muitas horas de material que precisam ser editadas, antes de chegar ao conhecimento do público.

Algo que acabou de ser gravado, geralmente, apresenta muitos erros, ruídos, problemas na imagem, tomadas refeitas, problemas no áudio, dentre outras situações do tipo.

Não importa se o conteúdo vai destacar uma fachada comercial de esquina ou uma peça de roupa, antes da pós-produção ele está cru e não está pronto e atraente para o público, portanto, não é coerente com os objetivos da marca.

A pós-produção surge nesse contexto para melhorar as imagens captadas durante as gravações, de modo que elas ajudem na construção da mensagem e formem uma produção atraente para o público.

Entretanto, é importante lembrar que esse trabalho não faz milagres, visto que existem algumas falhas e erros tão grotescos que acontecem durante as gravações que não podem ser editados.

Um exemplo disso é um roteiro ruim, assim sendo, na hora de produzir os materiais audiovisuais do seu canal, procure elaborar um bom roteiro e ser cuidadoso durante as gravações.

Quando chegar o momento de editar o que foi produzido, o trabalho será muito mais simples e rápido e vai garantir a qualidade total do vídeo.

Só que para aproveitar todos os benefícios da pós-produção, é necessário saber como trabalhá-la do jeito certo.

Como acontece a pós-produção?

Como você já sabe, a pós-produção é crucial para garantir a qualidade dos materiais de um fabricante de display PDV papelão ou um produtor de conteúdo para web. Esse trabalho é formado pelas seguintes etapas:

Seleção e decupagem

O primeiro passo é selecionar os melhores takes da filmagem, pois isso ajuda a escolher a minutagem usada no final do vídeo, portanto, é o processo de decupagem.

Escolher as cenas é um trabalho que pode estar previsto no roteiro ou ser realizado espontaneamente, durante as filmagens.

O que realmente importa é selecionar o material de boa qualidade, que seja compatível com a narrativa e que transmita a mensagem certa. Isso pode ser feito por meio de softwares de edição que toda produtora precisa ter.

Para facilitar esse processo, uma dica é anotar os takes que valeram ou foram descartados durante a gravação, pois isso ajuda na hora de selecionar as imagens.

Editar o vídeo

Um estúdio para gravação também precisa editar o vídeo para inserir cenas dentro da narrativa. Esse trabalho exclui excessos de gravações e faz ajustes finos de cortes, que nada mais são do que o encontro entre dois takes.

Durante esse processo, é muito importante escolher o frame de transição, pois isso ajuda a dar continuidade a um movimento gravado por duas câmeras diferentes.

Para fazer isso, é possível usar diferentes tipos de softwares, como Adobe Premiere, AVID Media Composer e Vegas Pro.

Por meio deles, é possível criar uma linha do tempo com camadas de vídeo e áudio, manter ou desvincular o áudio, cortar as cenas de maneira precisa, criar efeitos de transição e fazer pequenas correções e ajustes, tanto no som quanto na imagem.

Depois que as cenas são editadas, ficam mais organizadas e o vídeo final começa a ganhar forma, mas a pós-produção não termina por aqui.

Tratar e corrigir as imagens

De um vídeo podem sair outros materiais promocionais, como um banner personalizado com foto, mas todos eles precisam ser tratados porque as cenas costumam ser gravadas em ambientes diferentes e em várias horas do dia.

Essas mudanças acabam impactando a cor da imagem e quando o vídeo é montado em sequência, a mudança na coloração é perceptível. Nesse contexto, é crucial corrigir a cor para homogeneizar as cenas.

Os programas de edição de vídeos oferecem recursos que ajudam a trabalhar a correção da cor e possibilitam, também, a edição de alguns plugins, como o colorista.

Quem quiser um sistema específico para o tratamento de imagem e correção de cor, pode usar o DaVinci Resolve. Ele faz diversos ajustes de qualidade na imagem que aumentam a qualidade final do vídeo.

Por meio dele, é possível melhorar a exposição, trabalhar brilho e sombras, cuidar do contraste, eliminar ruídos da imagem e fazer o balanço de branco.

A colorização usada em um vídeo propaganda de totem informativo é conhecida como gradação. As cores quentes, como o vermelho, trazem sensação de conforto para os espectadores, enquanto as cores frias transmitem sensação de assepsia.

Cuidar do design

Existem alguns elementos gráficos, como ícones, vinhetas, terço inferior e transições que trazem mais dinamismo ao vídeo e aumentam a atenção do espectador.

Esses elementos são, primeiramente, criados com imagens estáticas, por meio de softwares como Adobe Illustrator e Adobe Photoshop. Eles ajudam a trabalhar ícones e logotipos, formas geométricas, texturas e ilustrações.

Os elementos gráficos podem ser transferidos ou exportados para o programa de animação, como você verá na próxima dica.

Inserção de animação

A pós-produção também pode contar com uma animação dentro de um vídeo sobre som automotivo completo. Trata-se de um objeto que se movimenta, ajudando a compor as cenas do material ou presente em cenas extras.

Fazer a transição de cenas com elementos gráficos ajudam nas criações que vão tornar o vídeo mais dinâmico, para isso, o software mais usado é o Adobe After Effects.

Por meio dele, é possível criar animações de lettering, como títulos e outras informações escritas, inserir animações de logotipos e ícones, efeitos especiais, com posições de imagens e transições.

Editar o som

A pós-produção do vídeo de um ensaio fotográfico de bebê caseiro não pode ficar sem a edição de som.

Tanto é que o áudio passa pelas mesmas etapas de edição da imagem, ou seja, seleção e posicionamento das faixas, o tratamento de ruídos e adição de efeitos sonoros.

Porém, softwares para edição de vídeo geralmente têm um alcance limitado, mesmo sendo responsáveis por sincronizar as faixas de áudio e vídeo, no momento da exportação.

Uma das ferramentas mais usadas é o Adobe Audition, que cria uma linha do tempo com um sistema de camadas de áudio, traz mais precisão de corte, reduz ruídos e melhora os efeitos.

Exportação

A última etapa da pós-produção é a exportação, onde todos os elementos do vídeo são unificados dentro de um programa. Depois disso, o material já está pronto para ser veiculado em todos os canais da marca.

Considerações finais

Sendo assim, nenhum vídeo terá boa qualidade se não passar pelo processo de pós-produção. Ele ajusta todas as características da produção, para que o conteúdo seja profissional e transmita a mensagem certa.

Neste artigo, você conheceu a importância desse processo e todas as etapas que fazem parte dele.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.