Blog / Dicas

Porto Belo SC – O que você precisa saber

Várias marinas espalham-se ao longo da baía de Porto Belo, formada por praias de águas calmas e cristalinas, perfeitas para um passeio de barco. O roteiro completo leva ainda à ilha que dá nome à cidade, com excelentes pontos de mergulho e atrações históricas e culturais. Fique atento ao calendário, uma vez que os tours costumam acontecer somente entre os meses de outubro e março.

A maioria dos visitantes opta pelas escunas na hora dos passeios. São muitos os roteiros, mas para não deixar nada de fora, escolha o que inclui as praias Caixa D’Aço, Estaleiro, Bombas, Bombinhas, Sepultura e a ilha de Porto Belo. A opção agrada tanto a quem só quer sombra e água fresca como aos mais aventureiros. Então, vamos lá conhecer alguns lugares para conhecer em Porto Belo.

A ilha é o ponto alto do passeio. Considerada um verdadeiro parque temático natural, reúne pinturas rupestres, trilhas subaquáticas e o Eco-Museu Univali, com uma coleção de fósseis de 20 mil anos – os destaques ficam por conta do esqueleto de uma baleia-de-bryde, com 13 metros de comprimento; e do crânio de toxodonte, um herbívoro da Era Glacial que pesava mais de uma tonelada.

Para relaxar, siga para os restaurantes e quiosques que oferecem cadeiras, guarda-sóis, bebidas e petiscos à beira-mar.

Acessíveis também por trilhas, as bonitas praias de Estaleiro e Caixa D’Aço merecem atenção especial. A primeira, a 13 quilômetros (e dez minutos de trilha), é uma das mais tranqüilas e rústicas, protegida por pedras e costões cobertos com vegetação nativa. A areia branca e o mar transparente, perfeito para banhos e mergulhos, completam o visual.  Já Caixa d’Aço, a 11 quilômetros (cinco minutos de trilha), é cercada por morros baixos e tem pequena faixa de areia. No verão, os bares flutuantes garantem a alegria dos turistas.

Fazer compras também é um bom programa em Porto Belo. Na Casa do Turista, uma lojinha apresenta as peças produzidas pelos artistas locais. Também fazem sucesso as cachaças e os licores de coco, café, chocolate e ervas fabricados no tradicional alambique do Pedro Alemão, em atividade desde a década de 60.

Quem visita a região fora da temporada de verão é brindado com um saboroso evento: a Semana Internacional de Gastronomia, que acontece no final de julho, com participação de renomados chefs do país. As delícias exclusivas do período se estendem também para os restaurantes das vizinhas Itapema e Bombinhas.