Por que o design responsivo é importante para o SEO
O design responsivo é um tipo de design que visa criar sites e aplicativos capazes de se adaptar automaticamente a diferentes tamanhos de tela e dispositivos, proporcionando uma experiência de usuário consistente e amigável.
As pessoas conseguem ter uma boa experiência acessando por meio de seus smartphones, tablets, laptops e desktops.
O objetivo por trás do design responsivo é fazer com que o conteúdo e a estrutura do site consigam se ajustar a diferentes tamanhos de tela e orientações.
Para isso, é necessário que o layout seja flexível, projetado com unidades relativas, como a porcentagem ao invés de unidades fixas, como os pixels, e até as imagens são flexíveis porque podem ser dimensionadas automaticamente.
Desse modo, elas conseguem se adequar ao espaço disponível, reduzindo a carga de dados em dispositivos móveis e acelerando o carregamento na página.
A navegação adaptativa acontece por meio de menus de navegação projetados para se adaptarem ao tamanho da tela, usando menus de hambúrguer e outras abordagens de menu oculto em dispositivos móveis.
O design responsivo também é muito importante para as estratégias de otimização, por isso, este artigo vai mostrar qual é a ligação entre ele, a experiência do usuário e o SEO.
Também vai explicar como o design responsivo influencia a velocidade de carregamento e a classificação nos mecanismos de busca, e quais são as diretrizes essenciais para implementar um design responsivo que atenda aos padrões de busca.
Responsividade, experiência de usuário e SEO
Design responsivo, experiência do usuário e SEO (Search Engine Optimization) estão interconectados e exercem influência um sobre os outros.
No caso do design responsivo e da experiência do usuário móvel, o design é indispensável para proporcionar uma boa experiência nesses aparelhos, pois quando o site é projetado responsivamente ele poderá se adaptar a qualquer tamanho de tela.
Uma experiência positiva do usuário móvel envolve navegação fácil, carregamento rápido das páginas, botões e elementos de toque adequados para aquelas sensíveis ao toque e layout que se ajusta sem a necessidade de zoom constante.
Um software para portaria virtual pode ter design responsivo e com isso criar uma experiência coesa em todos os dispositivos, sem a necessidade de desenvolver versões separadas de um site para desktop e dispositivos móveis.
Já entre o design responsivo e as estratégias de SEO, é importante reforçar que o Google é um mecanismo de busca popular e que valoriza sites com design responsivo.
Em 2015, o próprio buscador anunciou que sites responsivos teriam vantagem competitiva nos resultados de pesquisa móvel, portanto, trata-se de um fator essencial para se classificar nos algoritmos de pesquisa.
Um fabricante de portão automático adaptou seu site porque o Google recomenda esse design como a configuração preferida para sites móveis, pois torna a plataforma mais fácil para o buscador rastrear e indexar o conteúdo.
A velocidade de carregamento é um componente crítico do SEO e os sites responsivos apresentam um desempenho melhor nos dispositivos móveis, o que favorece a classificação nos resultados de pesquisa.
Agora, entre a experiência do usuário móvel e o SEO está o fato de que a experiência móvel desempenha um papel crucial nas estratégias de otimização, levando em conta que o Google considera a satisfação do usuário como um fator primordial de classificação.
Sites que oferecem experiência positiva conseguem se classificar muito melhor nos resultados de pesquisa, por outro lado, uma experiência móvel ruim, como páginas muito lentas para carregar, fazem os usuários abandonarem o canal.
É importante, portanto, estar atento a esse comportamento porque ele aumenta as taxas de rejeição e isso afeta negativamente o site nos mecanismos de pesquisa.
Influências do design responsivo
O design responsivo é capaz de influenciar significativamente a velocidade de carregamento de um site, consequentemente, também gera impactos nos mecanismos de busca. Alguns fatores que contribuem para isso são:
- Tamanho das imagens e recursos;
- Redução de redirecionamentos;
- Conteúdo condicional;
- Layout flexível;
- Melhor experiência do usuário;
- Priorização do Google.
Sites responsivos costumam ajustar automaticamente o tamanho e a resolução das imagens e outros recursos, com base no dispositivo e na largura da tela.
Dentro do site de uma marca de impressora datacard sp55 , isso evita o carregamento de imagens maiores do que o necessário em dispositivos móveis, economizando a largura da banda e acelerando o tempo de carregamento.
Sites responsivos evitam a necessidade de direcionamentos com base no dispositivo, o que adiciona um tempo extra de carregamento. Ao invés disso, eles usam uma única URL em todas as plataformas, facilitando o carregamento direto do conteúdo.
O design responsivo também usa técnicas para carregar ou ocultar elementos de página com base no dispositivo. Em outras palavras, o conteúdo destinado apenas para desktop não será carregado em dispositivos móveis e vice-versa.
Um flyer restaurante é elaborado especificamente para um determinado tamanho de papel, por outro lado, o design responsivo conta com layout flexível, e isso permite que o conteúdo se ajuste de forma eficiente ao tamanho da tela.
Essa tecnologia dispensa a necessidade de carregar recursos de layout complexos ou desnecessários em dispositivos móveis.
Uma boa experiência do usuário pode reduzir as taxas de rejeição, tendo em vista que as pessoas se sentem satisfeitas com a plataforma. Também é uma excelente maneira de aumentar o envolvimento do usuário.
Uma boa experiência também sinaliza para os mecanismos de busca que a plataforma oferece valor para os visitantes e isso traz ótimos resultados para a classificação.
Também não se pode ignorar o fato de que o Google reconhece a importância da experiência do usuário móvel, e por isso leva em conta todos os fatores relacionados à usabilidade e à velocidade de carregamento nos algoritmos de classificação.
Toda e qualquer estratégia adotada por uma empresa, seja a criação do seu site ou uma campanha de mídia indoor offline , precisa alcançar seu propósito, e a mesma situação se aplica ao design responsivo.
Um site elaborado responsivamente tem vantagens porque fornece experiência coisa e eficiente nos dispositivos móveis.
Diretrizes essenciais
Implementar um design responsivo que atenda aos padrões de busca e às expectativas dos usuários requer a consideração de algumas diretrizes essenciais.
Uma delas é usar Media Queries no código CSS para aplicar estilos diferentes, com base nas características do dispositivo, como largura de tela e orientação. Isso é essencial para garantir que o design se adapta a diferentes tamanhos de tela.
Outra coisa muito importante é desenvolver um layout flexível que utilize unidades relativas, como porcentagens, ao invés de unidades fixas, como os pixels.
É assim que o conteúdo presente no site de uma empresa de aluguel de impressoras vai se ajustar de maneira dinâmica ao tamanho da tela do dispositivo.
É necessário usar imagens responsivas que se ajustam automaticamente ao tamanho do aparelho usado para fazer o acesso, pois isso reduz a carga de dados em dispositivos móveis e acelera o carregamento da página.
Deve-se priorizar o conteúdo, colocando o mais importante no topo da página para que os usuários possam acessá-los facilmente, principalmente pelos dispositivos móveis onde o espaço é limitado.
Recomenda-se simplificar a navegação, usando o menu hambúrguer e outras abordagens diminua o culto porque isso economiza espaço e torna a navegação mais amigável.
O designer também precisa ter a sensibilidade de analisar o toque e o tamanho dos botões adequados, garantindo que os elementos interativos sejam grandes o suficiente para serem tocados com facilidade em telas sensíveis ao toque.
Antes de colocar o site responsivo de uma empresa de conserto de impressora a no ar, o ideal é testar em diferentes aparelhos, navegadores e tamanhos de tela para garantir que a experiência do usuário seja consistente e agradável em todos os casos.
É recomendável minimizar o uso de scripts pesados e recursos que possam afetar de maneira negativa o desempenho, principalmente quando se trata de dispositivos móveis.
A recomendação, neste caso, é comprimir e otimizar imagens e recursos para facilitar e agilizar o carregamento. O recurso deve ser fácil de acessar, tanto por uma internet via rádio para zona rural quanto por meio de dados.
Isso é feito certificando-se de que o código HTML e CSS esteja de acordo com os padrões da internet, pois isso pode evitar problemas de compatibilidade e melhorar a acessibilidade.
Considerações finais
Essas diretrizes funcionam como um ponto de partida, tendo em vista que o design responsivo é algo dinâmico e que precisa de adaptações contínuas.
É assim que ele consegue se adaptar às mudanças tecnológicas e às alterações no comportamento do usuário.
Cabe aos designers se manterem atualizados sobre as melhores práticas e diretrizes para manter a eficácia de um site responsivo.
Isso vai garantir que o proprietário da plataforma consiga alcançar seus propósitos e obter resultados satisfatórios em seu canal digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.