otimizar
Filmes

4 dicas para otimizar o seu e-commerce

Criar estratégias para otimizar os processos de um e-commerce pode parecer uma tarefa muito desafiadora, e apesar de realmente ser, é algo totalmente alcançável.

otimizar

Existem muitas formas de melhorar as vendas de um e-commerce através da otimização do perfil da loja e com a ajuda de estratégias focadas esse processo pode se tornar muito mais fácil.

Mesmo que a otimização acabe sendo uma tarefa altamente desafiadora, ela se torna necessária para todo tipo de negócio como os que vendem persiana romana, por exemplo. 

Com isso em mente, o artigo a seguir buscará explicar o que é um e-commerce, como montar um e-commerce e, por fim, listará algumas dicas para ajudar na otimização de uma loja online.

O que é um e-commerce?

Um comércio eletrônico, ou e-commerce como é conhecido, nada mais é do que um negócio que faz a estruturação de processos de compras e de vendas pela internet.

Isso significa que e-commerce é um comércio onde são realizadas transações comerciais com ajuda de ferramentas 100% online.

Assim se torna mais fácil entender que o real conceito de e-commerce vai muito além do que apenas a criação de um site que vende legumes frutas delivery, por exemplo. 

Um empreendimento desse tipo se diferencia por muitos pontos como a sua maneira de funcionamento, que está altamente ligada aos meios digitais.

Quando se fala disso, é válido afirmar que um e-commerce funciona através de dois processos que são mais básicos, a venda e o atendimento ao público.

A partir disso, as portas para processos de automação são abertas em todos os setores importantes de uma empresa como:

  • Setor de marketing;
  • Setor de estoque;
  • Setor de vendas;
  • Setor de controle de finanças.

Esse processo de automação ajuda a agilizar o trabalho e também facilita a gestão de todos esses setores e de muitos outros presentes no negócio que vende sistema de câmeras residenciais.

Como montar um e-commerce?

Montar um e-commerce pode ser a melhor escolha para que uma empresa siga sendo relevante para as pessoas por muitos anos.

A seguir é possível conhecer algumas dicas para quem deseja montar um e-commerce, são elas:

Ter uma boa estrutura do fluxo logístico

Um fluxo logístico que seja bem estruturado pode ajudar qualquer empresa a ter melhores resultados na hora de vender.

Em cada uma das etapas é necessário ter muito cuidado com os processos que vão desde a armazenagem dos produtos, o caminho, até a entrega dos mesmos.

As características dos produtos devem ter uma atenção mais que especial, até porque considerar o tipo de mercadoria que será vendida ajuda saber quais informações são necessárias para a organização e otimização dos fluxos de venda.

É possível citar como exemplo os produtos perecíveis que são vendidos em um e-commerce, pois eles exigem uma entrega e uma organização muito mais rápida e ágil.

Apostar na logística reversa

A logística reversa é algo que ajuda muito os processos de um e-commerce, isso porque facilita o processo de devolução e de troca, além de melhorar a imagem da marca.

Para que a logística reversa seja colocada em prática, é necessário que todo o procedimento seja organizado internamente com um fluxo logístico de eficiência.

Nesse caso uma estrutura deve ser criada para que a devolução ou a troca possam ser feitas exatamente no endereço que o produto foi entregue.

Ou seja, o cliente não precisará se dar ao trabalho de sair de casa para devolver a encomenda e nem terá que arcar o custo do frete que normalmente seria cobrado.

Definir prazos que sejam realistas

Os prazos estão entre as questões mais importantes para o sucesso ou o fracasso de um e-commerce e a confiança que os clientes têm na marca que vende porta de aço reforçada.

A confiança na marca é um dos maiores fatores para que um consumidor decida se tornar cliente dela e a indique para amigos, familiares ou conhecidos.

Ao pesquisar na Internet, é possível notar que a maioria das reclamações envolvendo e-commerces dizem respeito à entrega que não foi realizada como deveria.

Quando o cliente tem acesso a uma data de entrega, ele espera que o seu produto chegue na data que lhe foi passada.

Se essa data passar e o produto não chegar, ele provavelmente vai repensar se continua comprando com a empresa ou se vai para a concorrente.

Para evitar que problemas assim ocorram, é fundamental definir prazos que a empresa pode cumprir e que se encaixam na estrutura da logística da empresa que vende purificador ionizador e alcalinizador de água.

Fazer a classificação dos produtos

A navegação de maneira intuitiva é um dos pontos que mais atrai os visitantes de um e-commerce e faz com que eles passem mais tempo dentro de um site de compras consumindo mais produtos.

Portanto, é necessário conhecer o comportamento de compra do consumidor e fazer a classificação dos produtos de maneira prioritária.

Uma loja física que não agrupa os itens que tem por categorias certamente perde horas e horas ao procurar o que precisa.

Em um e-commerce esse problema também pode surgir, por isso, o ideal é categorizar os produtos e saber o que mais chama a atenção do público.

Como otimizar um e-commerce?

Depois de conhecer algumas dicas sobre a montagem de um e-commerce chegou o momento de saber como otimizar as vendas do comércio eletrônico:

  1. Melhorar a funcionalidade do site

O passo inicial para a otimização de um e-commerce é garantir que ele seja bem montado, ou seja, ele deve ser funcional e ter uma navegação altamente intuitiva. 

Os produtos devem estar sempre divididos em categorias que tenham a ver umas com as outras e o usuário deve encontrar a grelha argentina sob medida que busca com facilidade.

Tanto a qualidade das imagens quanto a descrição dos produtos devem ser um ponto grande de atenção, assim como as demais funcionalidades.

Os meios de contato com a loja, as informações de pagamento, as práticas de entrega e até mesmo as políticas de trocas devem estar bem expostas para que o consumidor veja que é seguro realizar transações comerciais com a marca.

  1. Tornar o check-out mais simples

O segundo ponto, para para quem deseja otimizar as vendas em um e-commerce que vende toldo de policarbonato para garagem é pensar na realização de um check-out que seja otimizado porém simples.

O passo mais difícil já foi alcançado, ou seja, fazer com que o usuário colocasse os itens que deseja comprar em sua sacola ou carrinho de compras.

Portanto, é essencial que nesse momento a vida do cliente seja simplificada ao máximo para que ele tenha uma experiência mais prática e segura.

Um check-out que pede muitos dados, um cadastro demorado e um preenchimento de muitos formulários pode ser mais complexo do que o esperado.

Isso muitas vezes acaba sendo o ponto principal para que o cliente abandone o carrinho e busque por outras lojas para fazer suas compras.

  1. Ter uma política de carrinho abandonado

Em uma estratégia de otimização de e-commerce é necessário prestar muita atenção para os momentos onde carrinhos são abandonados.

É possível prestar atenção em ações que visam reter mais clientes e chamar a atenção para que eles considerem comprar novamente com a loja.

Se um número de carrinhos abandonados no e-commerce for muito alto, é de extrema importância entender o que está acontecendo e porque está acontecendo.

Existem várias possíveis causas para isso, incluindo o custo muito alto do frete, um check-out muito complexo, erros no site, pedidos de muitos dados, entre outros fatores.

  1. Investir nas técnicas de SEO

É impossível que um e-commerce comece a vender mais se ele não trabalhar em otimizações que sirvam para a atração de mais clientes.

O ideal para isso é investir em técnicas e estratégias voltadas para o SEO, ferramenta indispensável na otimização de qualquer tipo de site.

O SEO (Search Engine Optimization) em português é chamado de otimização para mecanismos de busca, e é exatamente isso o que ele faz.

Com essas técnicas, a estratégia permite que um site ou e-commerce melhore o seu posicionamento em buscadores através das melhores palavras-chave e de conteúdos bem elaborados.

Para aplicar o SEO no e-commerce é necessário primeiro conhecer bem a persona do negócio para entender quais palavras-chave podem atraí-la.

Considerações finais

O e-commerce começou a fazer muito sucesso nos últimos anos, ainda mais durante o ano de 2020 onde o mundo todo passou por uma pandemia que exigia o isolamento social.

As técnicas usadas em um e-commerce são bem específicas e 100% voltadas para a satisfação do cliente, assim como para a boa visibilidade de uma marca que vende pu de couro.

Para que um e-commerce, seja lá qual for o seu segmento, siga sendo relevante, ele deve passar a todo momento por processos de otimização que tornem a experiência de compras mais práticas para os consumidores.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.