Como diferenciar a voz de deus da minha mente ou dos meus pensamentos
Esta é uma das perguntas mais feitas, especialmente de pessoas que tentam determinar a vontade de Deus para suas vidas. É uma questão intrigante que a maioria dos millennials quer que seja respondida. Mas você pode ter 100% de certeza de que ouviu a voz de Deus ou não? A resposta pode te surpreender.
Continue lendo no artigos que você ira ficar sabendo sobre como diferenciar a voz de deus da minha mente, e também veja algumas imagens.
Deus deseja ser próximo do homem, criar intimidade e amizade com ele. Observemos, por exemplo, a relação de Deus com Adão. Ao criá-lo, o Senhor permitiu que ele desse nome a toda criação e o alertou sobre o fruto proibido. Vejamos a proximidade com que o Senhor conservava o homem! Ele nos criou para convivermos em Sua intimidade. O Senhor usa da linguagem à qual estamos acostumados, fala no idioma que compreendemos.
Existem algumas formas para que você entenda que é realmente a voz de Deus:
- Faça jejum e oração e peça para que Deus te dê dicernimento.
- Faça o Sacrifício de algo que sua carne, goste muito, assim você ficará mais sensível a voz de Deus:
- Julgue a fala com as regras da biblia, pois se a voz, é contra a biblia, então é contra Deus
- Arrependimento, a partir do momento que você arrepende-se e abandona a pratica do Pecado, você fica mais sensível.
- Jogue aberto com sua liderança e peça conselhos
Provavelmente todos nós pelo menos uma vez na vida, tivemos esse desejo de ouvir a voz de Deus, de saber qual a sua vontade, ou de saber se estamos no caminho onde Ele quer que estejamos.
Para muitas pessoas isso é algo de outro mundo, algo impossível, ou sobrenatural.
Para outras, isso é simplesmente parte de uma conversa diária com o Senhor. E quer saber o segredo para se tornar tão fácil e natural? A resposta é criar um relacionamento!
É exatamente o que você leu, criar um relacionamento com Deus é a base e a chave para tudo!
E agora, como vou conseguir diferenciar a sua voz?
Pode parecer meio óbvio, que para isso precisamos ouvir, mas acima de tudo precisamos ter ouvidos espirituais, pois a voz de Deus, ela é audível apenas aos ouvidos espirituais.
E é por isso que para essa etapa, precisamos estar firmes e seguros do nosso relacionamento com Deus, para que não sejamos enganados pelo diabo e muito menos por nossos próprios pensamentos.
Muitas pessoas quando ouvem a voz de Deus, ficam na dúvida se é realmente a voz de Deus ou algo da sua cabeça.
Deus está sempre disponível para se comunicar conosco, basta estarmos com os ouvidos atentos a sua voz.
Deus fala conosco de muitas maneiras, seja diretamente ou indiretamente, como por exemplo:
- Pode falar através de uma pessoa
- Através de um versículo
- Através de um pensamento
Ou seja, ele fala conosco através de muitas maneiras, mas podem haver circunstâncias onde serão apenas coincidências ou nossa mente tentando nos enganar.
Mas o que será o diferencial para ser a voz de Deus é que tudo o que vem dEle leva seus filhos a cumprirem o que está em sua Palavra e a fazer o que é justo segundo os seus ensinamentos. Se fugir disso, não vem dEle.
Se nós nos esforçamos para fazer a sua vontade, e vivermos segundos os seus mandamentos, dando o nosso melhor a cada dia, então, nós estaremos mais preparados para reconhecer a sua voz, como o próprio Jesus Cristo ensina na parábola do bom Pastor.
Um bom exemplo para que você entenda bem como diferenciar a voz de Deus é a seguinte: Você tem um melhor amigo, e esse melhor amigo te faz uma ligação, se ele é realmente um amigo de verdade, uma pessoa com quem você passa muito tempo, com certeza você reconhece a voz dele.
E com Deus é a mesma coisa!
Mas como posso ter um relacionamento com Deus, e poder ouvir sua voz?
Vou te contar um segredo que poucas pessoas sabem, ou se sabem não levam muito a sério.
Criar um relacionamento com Deus não tem muita diferença de ter um relacionamento com alguma pessoa, você sabia?
Vou te dar um exemplo, quando temos uma pessoa que gostamos e sempre buscamos nos aproximar dela, temos hábitos comuns que fazemos com frequência, como por exemplo:
- Procuramos sempre estar por perto de sua companhia
- Tudo o que aconteceu, ou que irá acontecer contamos à ela
- Revelamos nossos mais profundos segredos
- Temos confiança
- Sempre mantemos contato
E é esse último ponto que é a chave da nossa resposta, manter contato!
Se não mantermos contato com alguém, vamos nos distanciando, deixando de participar aos poucos da vida um do outro e esquecendo por completo do afeto que um dia existiu.
E com Deus não deixa de ser diferente, temos que sempre estar conversando, mantendo contato e buscando cada dia mais ter sua companhia por perto, assim, estaremos fortalecendo nosso relacionamento.
Costumamos achar que Deus está tão longe, que Ele está apenas no céu, distante da terra, incapaz de nos ouvir quando precisamos dEle, ou até mesmo não nos achamos dignos de ter a sua atenção.
Realmente, se fosse por merecimento, estaríamos perdidos, mas Ele com seu infinito amor e graça, nos faz merecedor todos os dias da sua atenção!
E lembre-se, Deus nunca está tão distante quanto costumamos achar, Ele é uma pessoa simples, que nos ama e se apaixona pelos mínimos detalhes, uma mostra do seu grande amor por nós, é que somos chamados de filhos.
Como diferenciar a voz de deus da minha mente
1º Palavra de Deus
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça” (2 Timóteo 3:16).
A Palavra de Deus é a luz que nos guiará sobre o que fazer. Está lá para nós sermos lembrados sobre o Seu amor e Sua vontade para nós. Quando algo vier à sua mente, sempre pergunte a si mesmo se ela se alinha à Palavra de Deus. A Bíblia pode não dizer especificamente sobre o que você precisa fazer em sua vida, mas é uma incrível fonte de sabedoria. Ler a Bíblia é a maneira perfeita de começar a procurar a voz de Deus.
2º Conselheiros ou pastores
“Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam .” (Provérbios 15:22)
Deus providenciou pessoas que podem ajudá-lo em sua jornada espiritual. Pessoas que são muito mais velhas e mais sábias que você. Pessoas que já experimentaram e aprenderam muito na vida. Pessoas que têm sabedoria em discernir a voz de Deus. Eles podem ser seu conselheiro, mentor espiritual ou pastor.
Vá até essas pessoas e peça orientação. Peça-lhes para orar por você e ajudá-lo a discernir o que fazer especificamente. Deus os colocou em sua vida para um propósito. Você precisa ouvi-los e humildemente aceitar sua correção, se houver alguma.
3º Orar
“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6-7). Podemos humildemente nos aproximar de Deus e pedir a Ele discernimento e clareza. Deus é fiel em nos dar o que oramos.
Desenvolva um estilo de vida de buscar e conversar com Deus antes de fazer qualquer outra coisa. Faça de sua prioridade número um. Quanto mais você desenvolver seu relacionamento com Deus, mais conhecerá os desejos Dele para você. Quando Ele fala, Suas palavras ecoam por muito tempo, e o que Ele diz se cumpre. “O que disse, executarei; o que concebi, realizarei” (Isaías 46,11). Deus é fiel ao que diz, e o que Ele fala fica gravado em nós, não se apaga, porque Sua voz ecoa em nossa existência.
O Senhor deseja cultivar, com cada um de Seus filhos, uma relação pessoal e íntima. Peça essa intimidade ao Espírito Santo, pois Ele é o mediador. Que o Senhor nos dê um coração aberto e ouvidos atentos à Sua voz.
O que fazer para saber se é a voz de Deus ou apenas meus pensamentos