O que eu posso pedir para o Preto Velho? Saiba como falar com a entidade!
Por muito tempo, livros espíritas sobre preto velho foram deixados de lado em prol de livros mais tradicionais acerca da doutrina espírita, e muitos até mesmo rejeitavam esses espíritos como sendo espíritos menos evoluídos.
No entanto, como a lei da evolução espiritual não falha, hoje sabemos que os pretos velhos estão muito longe de serem espíritos não evoluídos, pelo contrário, eles são espíritos essenciais para a orientação e a evolução da humanidade. Vejamos mais sobre eles!
Quem é o Preto Velho?
Preto velho é o nome dado a uma falange de espíritos presentes em algumas religiões brasileiras de matriz africana, como a Umbanda, a Quimbanda e a Jurema sagrada. Essa falange representa o arquétipo do idoso sábio, que com seu longo tempo de vida pôde aprender muitas coisas e acumular conhecimento.
Suas principais características são a fala simples, muitas vezes em uma forma de português mais arcaico; a maneira de caminhar e se movimentar, típica de uma pessoa mais velha; além do típico cachimbo.
Qual a função do Preto Velho?
A função dessa falange de espíritos varia um pouco de acordo com a religião, e também de acordo com sua linha de trabalho. De forma geral, podemos afirmar que preto velho vem para aconselhar seus médiuns e guiá-los, de forma semelhante a como um avô guia um neto.
Por essa razão, muitos dos pretos velhos são chamados carinhosamente de “vô” ou “vó”, além de terem se tornado de longe a falange de entidades mais conhecidas, mesmo por aqueles que são leigos quanto às religiões de matriz africana.
O que eu posso pedir para o Preto Velho?
Mais uma vez, isso vai depender bastante da linha de trabalho do preto velho. Na Umbanda, os pedidos mais comuns são saúde, proteção, descarrego, além de conselhos e bênçãos de maneira geral.
Já na Quimbanda, o trabalho com pretos velhos é um pouco diferente. Na Quimbanda Nàgô, por exemplo, há um trabalho bem intenso com pretos velhos, mas ele não costuma ser revelado aos não-iniciados no culto.
Como falar com o Preto Velho?
Você pode conversar com um preto velho de diferentes formas, como explicam livros espíritas sobre o tema. A primeira e mais óbvia é por meio de preces e orações, embora talvez com esse método você não vá conseguir ouvir uma resposta direta.
Você também pode consultar oráculos, feito o oráculo de búzios, para poder obter respostas mais diretas, além de poder comparecer a uma gira de preto velho em um terreiro de Umbanda, ou a um toque de Quimbanda em um templo da religião.
Livro “Fala, Preto Velho”: Entendendo tudo sobre a entidade
No livro “Fala, Preto Velho”, o médium Wanderley Oliveira, orientado pelo espírito de Pai João da Angola, explica o trabalho e a função da falange dos pretos velhos dentro do conceito do espiritismo tradicional.
O livro carrega lições valiosas não apenas sobre essa falange de espíritos, mas sobre a vida como um todo. As instruções transmitidas ao médium por Pai João da Angola abrangem desde ensinamentos para a vida cotidiana, até formas de se proteger de coisas como olho gordo e feitiçaria.
Onde comprar livros espíritas?
O livro Fala Preto Velho, bem como diversos outros livros espíritas, podem ser adquiridos através da Editora Dufaux, especializada na comercialização de livros sobre espiritismo, bem como na disseminação da doutrina.
A editora tem em seu catálogo uma ampla variedade de livros espiritualistas, que abordam desde entidades como Exu, Pombagira e Preto Velho. Além disso, há livros mais voltados para a doutrina espírita tradicional, inclusive disponibilizados tanto em mídia física quanto livros digitais. Se você quer aprender sobre espiritismo, então acesse o site da Editora Dufaux.
Os pretos velhos são figuras muito amadas dentro do imaginário popular afro-brasileiro. Mesmo aqueles que não pertencem a religiões de matriz africana conhecem essas entidades, e têm por elas algum carinho. Pretos velhos vêm para a Terra para ajudar a humanidade, por isso, é tão importante aprender sobre eles.