O que é SEO e como ele pode ajudar seu negócio
O SEO ou Search Engine Optimization é uma estratégia de otimização para os mecanismos de busca, com o objetivo de melhorar o tráfego orgânico e o posicionamento de um site nos resultados de pesquisa.
Para investir nessa prática, a marca precisa criar conteúdos de qualidade, monitorar o site, obter links provenientes de outros domínios, estar presente nas pesquisas locais, entre outras ações fundamentais.
Os buscadores usam processos complexos para organizar e classificar os conteúdos presentes na internet e, para fazer essa classificação, considera-se diversos fatores.
Basicamente, eles fazem uma varredura no conteúdo digital e organizam todas as informações nas páginas de resultados, conhecidas como SERP. O objetivo é que os links nos resultados atendam às necessidades do usuário e sua intenção de busca.
Uma das ações mais importantes no SEO é o uso de palavras-chave, ou seja, empregar no material os termos ou frases que os usuários pesquisam nos buscadores.
É importante que essas palavras sejam relevantes para o negócio e tenham bom volume de pesquisa. É assim que a empresa vai conseguir ranquear entre as primeiras posições no buscador.
Para esclarecer melhor o assunto, este texto vai mostrar quais são os principais elementos de SEO, como a otimização de conteúdo e uso de palavras chave influenciam a classificação, e os benefícios comerciais do SEO.
Principais elementos do SEO
Existem alguns elementos de SEO que geram impactos significativos nos resultados de pesquisa, e entre os principais estão:
- Conteúdo de alta qualidade;
- Uso de palavras-chave;
- Backlinks de qualidade;
- Certificado SSL.
Conteúdo de qualidade é fundamental para que a estratégia de SEO tenha sucesso. Um material aprofundado sobre o uso de madeira boa para telhado, por exemplo, vai atrair a atenção dos buscadores e conquistar um bom ranqueamento.
Cada página dentro do site ou blog institucional precisa ter, pelo menos, 300 palavras de conteúdo original. Isso porque os buscadores conseguem identificar materiais duplicados e penalizam as páginas que copiam conteúdos.
O texto precisa ser dividido em blocos menores, com títulos e subtítulos H2, pois esse tipo de estrutura facilita a leitura.
Também é muito importante que o conteúdo atenda aos critérios EAT do Google, o que significa especialização, autoridade e confiabilidade.
A terminologia foi introduzida pelo buscador em 2018 e é especialmente necessária para assuntos delicados, como direito, ciências e saúde.
Só que além da qualidade do conteúdo publicado, ele precisa ser otimizado, e para isso, a companhia precisa escolher uma palavra-chave principal para a página e outras palavras-chave relacionadas.
O termo principal precisa ser colocado na URL, além de garantir que os title tag, H1 e meta description utilizem a palavra-chave principal.
É indispensável escolher sempre os conteúdos de alta qualidade, escritos com um nível de leitura ideal para alunos de oitava série. Um fornecedor de croissants congelado também pode variar a estrutura do material para facilitar a leitura.
Usar texto âncora aumenta a eficácia dos links internos e a página também precisa contar com, pelo menos, uma imagem.
Existem algumas estratégias que não estão diretamente relacionadas ao conteúdo que está dentro do site, mas, sim, ao que é proveniente de outras plataformas.
Conforme mais pessoas são direcionadas para o site da empresa a partir de outras páginas, o Google começa a reconhecer a importância e a relevância do canal, promovendo-o para uma posição mais elevada.
Isso explica a importância de conquistar backlinks, uma vez que são links provenientes de outros sites e que direcionam os usuários para a plataforma da empresa.
Se ela for constantemente mencionada por outros canais de qualidade, o Google entende que se trata de conteúdos de confiança.
Para conquistar backlinks, uma das melhores estratégias é criar um infográfico e permitir que outros sites e blogs utilizem o conteúdo.
Mesmo que a página seja impecável e o conteúdo tenha altíssima qualidade, nada vai funcionar se o canal não tiver um certificado SSL. A criptografia HTTPS é um ótimo recurso porque fornece o certificado e cria uma conexão segura.
Com isso, ao acessar o site de uma fábrica de divisórias, o usuário tem certeza de que seus dados são protegidos e que pode deixar algumas informações.
O papel da otimização e das palavras-chave
A otimização dos conteúdos e as palavras-chave podem influenciar o modo como o site é classificado nos resultados de pesquisa.
Comprometer-se com a otimização evita que o site copie e conteúdos de outros lugares, algo que pode penalizar a plataforma severamente. Qualquer marca pode evitar isso ao investir em marketing de conteúdo e otimizar os materiais.
Desse modo, vai desenvolver conteúdos de qualidade que vão reforçar a autoridade da empresa de várias maneiras. Eles também ajudam a conseguir links de outras páginas, criam audiência e são úteis para os usuários.
O Google, por sua vez, valoriza muito mais um texto bem escrito e criado por uma empresa de translado do que o material que foi desenvolvido apenas para inserir os termos procurados pelas pessoas.
Quanto ao uso das palavras-chave, é fundamental que elas estejam presentes no título da página, uma das estratégias mais importantes de SEO. Mas não se trata do título do artigo, mas do código HTML que aparece no navegador.
A palavra-chave deve estar presente, preferencialmente, no início do endereço, e se a empresa tiver um site WordPress, pode usar o Yoast SEO, que permite editar as informações e ainda ajuda no ranqueamento.
Os termos escolhidos também devem estar presentes no título e no conteúdo em si. Mais precisamente, a palavra-chave principal deve estar entre as 100 primeiras palavras do texto.
Também pode ser usada em subtítulos, desde que o conteúdo soe natural. Além do mais, os subtítulos colaboram com o ranqueamento e tornam o conteúdo mais escalável.
Se a palavra escolhida for, por exemplo, tubo defofo 250mm, ela deve aparecer em espaços de destaque no conteúdo, desde que faça sentido no contexto.
Benefícios comerciais do SEO
Se as estratégias de SEO forem bem implementadas, podem trazer benefícios comerciais que contribuem com o crescimento do negócio. Entre esses benefícios estão:
Democratização do acesso
Independentemente do porte do negócio, qualquer empresa pode conquistar o topo dos resultados de pesquisa de maneira orgânica, por meio do SEO.
Ao contrário dos anúncios pagos, onde quem tem mais dinheiro consegue mais destaque, a otimização de página permite alcançar o sucesso, mesmo com o orçamento limitado.
A empresa só precisa elaborar uma boa estratégia em seguida as ações mais importantes, tendo em mente que, neste caso, a qualidade é muito mais relevante do que a quantidade.
Aumenta o tráfego
Uma pessoa que está procurando informações sobre valor bateria Impact já está pronta para comprar, pois se encontra na última etapa do funil de vendas.
Ele representa todas as fases pelas quais os clientes passam até comprar um produto ou serviço. Na primeira fase, a empresa precisa atrair os usuários e fazê-los descobrir uma necessidade, por meio de seu conteúdo.
As estratégias de SEO são usadas para essa finalidade porque posicionam a página entre as primeiras colocações. Quanto melhor for o posicionamento, mais pessoas vão clicar no link.
Aumenta a autoridade da marca
Hoje em dia, as empresas podem trabalhar com tráfego orgânico ou pago, mas ao aparecer entre as primeiras posições orgânicas, o negócio consegue transmitir mais credibilidade do que os anúncios.
Se alguém estiver pesquisando sobre tinta isolante térmica, vai preferir clicar nos resultados que não são anúncios, um comportamento muito comum entre os usuários.
As campanhas pagas continuam sendo boas estratégias, mas não são capazes de gerar credibilidade e autoridade para a empresa como o SEO.
Melhora as conversões
Sites utilizados por meio das estratégias de SEO são muito mais fáceis de navegar, além disso, conseguem atrair e reter uma quantidade maior de usuários.
O SEO surge como uma importante ferramenta para determinar o sucesso da companhia, pois negócios bem posicionados são encontrados por mais pessoas, geram mais credibilidade e por isso fica mais fácil vender.
Gera tráfego qualificado
Além de atrair mais visitantes para seu site, o tráfego obtido é qualificado. Por exemplo, se um buffet estiver recrutando recepcionista de festa, ao usar o SEO para descrever o cargo, apenas profissionais qualificados vão encontrar a vaga.
Além do mais, oferecer exatamente as respostas para aquilo que as pessoas pesquisam aumenta o engajamento e a probabilidade de conversões.
Considerações finais
SEO é um conjunto de estratégias inteligentes que melhoram a página e seus conteúdos para que eles apareçam bem posicionados.
Conquistar esse feito é essencial para que a empresa possa impactar mais usuários e atrair pessoas interessadas em seus produtos e serviços.
O proprietário do site só precisa conhecer as principais estratégias e escolher aquelas que vão ajudar a alcançar o propósito.
Embora os resultados levem mais tempo para aparecer, são muito mais duradouros e vão ajudar a marca a crescer em seu segmento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.