O que é Guest Post?
Guest Post é um conteúdo que é criado entre parceiros, assim, cada blog pode publicar um material produzido pelo outro, sendo uma estratégia que fortalece o link building e traz mais visibilidade para os parceiros.
Hoje em dia, criar conteúdo inteligente é fundamental para qualquer empresa e as plataformas institucionais, como sites e blogs, precisam ser alimentadas por materiais que falam sobre assuntos do interesse do público.
Mas não basta simplesmente criar conteúdo em formato de texto ou até mesmo em formato de vídeo e simplesmente jogar no blog ou no site da marca. A organização precisa garantir a excelência desses materiais.
É assim que vai conseguir atrair as pessoas certas para o canal e manter o fluxo de visitantes da página. Só que não é fácil manter a qualidade e a frequência das publicações, por isso, é imprescindível inovar e ser criativo.
Uma das melhores estratégias para isso é o Guest Post, que nada mais são do que textos escritos por outras pessoas convidadas que serão publicados no canal da marca.
No entanto, para que essa estratégia realmente funcione, é necessário entender um pouco mais sobre ela e este artigo vai explicar o conceito de Guest Post, como colocá-lo em prática e dar alguns motivos para investir na estratégia.
Conceito de Guest Post
Guest Post nada mais é do que um artigo escrito por um convidado em determinado site ou blog. Por exemplo, o dono de um canal convida um especialista em determinado assunto para publicar um conteúdo em suas páginas.
É importante considerar essa estratégia porque não é apenas o dono da plataforma quem deve escrever e publicar os materiais.
Para uma empresa de preventiva medicina e segurança do trabalho, investir em Guest Post é uma maneira de fazer com que os sites mantenham a publicação frequentemente e sem prejudicar a qualidade.
Para qualquer marca que queira um bom ranqueamento, é uma excelente estratégia para conseguir material inteligente, manter publicações de bom conteúdo e aumentar os acessos ao site.
Ao longo do tempo, as páginas vão conquistar mais credibilidade, uma vez que estão trazendo especialistas de vários assuntos, algo que tem uma grande aceitação por parte do público.
Como fazer Guest Post
Depois de conhecer um pouco mais sobre o conceito dessa estratégia, muitas companhias se interessam em colocar em prática. Mas antes de simplesmente convidar outra empresa, é essencial investir em algumas ações. São elas:
Encontrar bons parceiros
O primeiro passo para trabalhar com essa estratégia é encontrar um bom parceiro, priorizando negócios que têm alguma relação com o tema da empresa ou que possuem um público interessado no domínio da marca.
Um fabricante de bateria de nobreak em moto deve acompanhar especialistas no mercado por meio das redes sociais e conferir as fontes de conteúdo usadas. Ao fazer isso, a organização pode localizar boas fontes de materiais.
Outra forma de encontrar é por meio das pesquisas no Google, além de um plugin do Google Chrome que identifica páginas similares para encontrar outras opções.
Depois disso, o proprietário da página vai verificar se realmente vale a pena publicar nesse veículo, qual é sua repercussão, o compartilhamento que faz nas redes sociais, entre outras questões.
Construir um relacionamento
Não é muito fácil encontrar um parceiro de confiança ou conseguir publicar um conteúdo no site de outra corporação, afinal, todos têm uma reputação a zelar e não querem colocar tudo a perder.
É crucial iniciar um relacionamento antes de fazer o pedido de publicação e esse contato pode ser feito por meio de comentários nas postagens, recados nas redes sociais, e-mails, entre outros.
A marca também pode compartilhar conteúdos presentes nas suas redes sociais. Embora seja uma estratégia pouco valorizada, é mais efetiva do que conseguir uma reunião presencial.
Uma companhia especializada em projeto de hidráulica de piscina também pode ser indicada por contatos em comum, por isso vale a pena procurar um editor de blog no LinkedIn ou Facebook para ver se compartilham conexões próximas.
Criar um portfólio de conteúdos
Qualquer entidade que tenha um blog com um bom acervo terá mais facilidade e até credibilidade para encontrar um parceiro.
O histórico do domínio é essencial para expor a maneira coesa de compartilhar ideias, a gramática presente no material da marca e o futuro parceiro pode se certificar de que os materiais publicados por elas são realmente atrativos.
Lembrando que, para qualquer empresa, é muito mais fácil ser aceito se tiver um blog com materiais já publicados do que para organizações que estão começando a publicar agora.
Mostrar alguma coisa
Se a organização não tiver uma relação próxima com o editor e for iniciar um contato para publicar, é interessante descrever o tema e a estrutura do texto para mostrar comprometimento e conhecimento sobre o assunto.
Uma oficina de estética automotiva Sorocaba pode enviar um briefing para o futuro parceiro do que simplesmente perguntar se poderia escrever como convidado ou convidá-lo a escrever.
Caso o conteúdo seja rejeitado, e isso pode acontecer por diversas razões, pode perguntar se a empresa tem algum tema que gostaria de desenvolver para o seu blog ou enviar algumas ideias de temas.
Motivos para investir em Guest Post
Existem muitas empresas que são simplesmente fãs dessa estratégia porque ela ajuda a enriquecer a plataforma, aumentando a quantidade de publicações e eleva a qualidade delas.
Muitas empresas, quando começam a produzir conteúdo, pensam que somente o proprietário do site pode publicar textos e outros tipos de materiais, como:
- Vídeos;
- Imagens;
- Planilhas;
- Infográficos;
- Áudios.
Mas na verdade, pensar dessa forma é algo extremamente limitador. Ter uma parceria de Guest Post ajuda a publicar conteúdos de boa qualidade e materiais dos mais variados tipos, algo essencial para atrair visitantes e gerar valor.
Sem mencionar o fato de que publicar materiais de especialistas em determinado assunto ajuda a aumentar ainda mais a autoridade da plataforma e aumenta sua aceitação entre as pessoas.
Contudo, além de tudo isso, existem muitos outros motivos para investir nessa prática, e dentre os que mais se destacam estão:
Alcançar uma audiência maior
Quando uma empresa de sorvete no atacado publica seu texto em outro blog, consegue alcançar leitores que acessam os conteúdos da plataforma e que passam a conhecer o negócio, podendo se interessar pelo canal.
Justamente por isso que quando uma empresa vai publicar como convidada, precisa garantir a qualidade daquilo que está produzindo para que o público realmente se interesse e queira conhecer um pouco mais sobre os produtos e serviços.
Aumenta a autoridade
A partir do momento em que um fabricante de placa de homenagem agradecimento atinge mais pessoas e estabelece parcerias estratégicas, ganha autoridade em seu nicho de atuação.
Ao longo do tempo, vai se tornar uma referência e o público vai procurar pela companhia quando quiser saber alguma coisa relacionada ao seu mercado.
Assim, toda vez que essas pessoas pensarem nas publicações do blog vão se lembrar do nome da marca.
Conteúdos valiosos para o público
Mesmo quando uma pessoa é uma expert em determinado nicho, sempre haverá alguns aspectos que ainda não domina ou por algum motivo, existem assuntos que esse profissional ainda não se aprofundou.
Uma estratégia de Guest Post bem trabalhada faz toda a diferença porque fabricante de tela mosquiteira para janela de apartamento consegue fazer parcerias com especialistas de outras áreas e trazer conteúdos valiosos e diferenciados para seu público.
Parcerias estratégicas
A troca de postagens nas páginas ajuda a firmar um vínculo com o parceiro, além da possibilidade de conhecer outros profissionais da área de atuação.
Para qualquer um, é uma forma de aprimorar suas experiências e fazer o próprio negócio crescer, com base em estratégias bem-sucedidas de outras pessoas.
Melhora as estratégias de SEO
Entre as estratégias de otimização para buscadores (SEO), uma das mais importantes é o link building, ou seja, links que apontam para o blog da empresa e mostram toda a autoridade da página.
Se o site não tiver links externos, dificilmente vai conquistar um bom ranqueamento nos mecanismos de busca, mas se um fabricante de porta versatik fizer uma parceria, consegue reverter essa situação.
Entretanto, é muito importante lembrar de combinar com o parceiro que os links incluídos devem ser dofollow, pois só assim terão valor para o Google, além disso, é necessário evitar links nofollow porque eles prejudicam o ranqueamento da página de destino.
Considerações finais
Não é de hoje que produzir conteúdo de valor se tornou essencial para qualquer empresa que queira se destacar na internet e no mercado em que atua, afinal, o consumidor moderno está cada vez mais exigente.
Mas com tantos afazeres do dia a dia, principalmente no caso dos pequenos negócios, é difícil alimentar os canais da marca com conteúdos de qualidade e o Guest Post pode ajudar nesse sentido.
Seguindo as dicas mostradas ao longo deste conteúdo, a organização vai conseguir fazer boas parcerias e potencializar o alcance de seus materiais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.