Cinema Notícias Política

Ex-presidente da Catalunha, Puigdemont e secretários se entregam na polícia

O ex-presidente da Catalunha Carles Puigdemont e quatro ex-secretários regionais se entregaram voluntariamente neste domingo (5) a uma delegacia de polícia em Bruxelas, na Bélgica, após a Espanha ter emitido uma ordem de prisão internacional contra eles. Segundo informações do jornal catalão “La Vanguardia”, Puigdemont, Antoni Comín, Clara Ponsatí, Lluís Puig e Meritxell Serre estão sob custódia desde as 9h da manhã (hora local, 6h em Brasília) em uma delegacia no centro da capital belga.

Gilles Dejemeppe, porta-voz da promotoria belga, os cinco irão se apresentar à tarde perante um juiz, que vai decidir se eles ficarão presos, se serão obrigados a pagar fiança para sair ou se serão liberados.

VEJA TAMBÉM:

Ex-presidente Dilma assim como ‘Lula’, desabafa: “Globo precisa ser extinta”

Na sexta-feira (3), a Espanha emitiu o mandado de prisão contra Puigdemont e quatro assessores por rebelião, incitação de motim, malversação de dinheiro público, desobediência e quebra de confiança, todas acusações relacionadas à campanha pela independência.

Na quinta-feira (2), nove membros do gabinete de Puigdemont receberam ordem de prisão preventiva pela Suprema Corte espanhola, enquanto são investigados e podem ser denunciados. Um membro do ministério dissolvido, Santi Vila, foi solto na sexta-feira, após pagar fiança de 50 mil euros. Os outros oito permanecem presos.

FacebookGlobo Expresso.Com TwitterGlobo Expresso.Com