Nélio José Nicolai, o brasileiro que inventou o “Bina”, morreu aos 77 anos
O engenheiro eletrônico Nélio José Nicolai, inventor do Bina, o sistema de identificação de chamadas telefônicas, morreu nesta quarta-feira, em Brasília. Nélio, que tinha 77 anos, recuperava-se de um AVC quando teve complicações pulmonares.
Ele deixa quatro filhos e dois netos. O enterro do engenheiro foi na quinta-feira, mas a família só confirmou a morte à imprensa nesta sexta.
A polêmica em torno da patente do Bina é grande. Nicolai não chegou a usufruir de todos os ganhos que poderia a partir de sua invenção. Ele estava em uma briga judicial para ganhar o reconhecimento dos direitos de uso do sistema de identificação de chamadas há cerca de 15 anos.
Em 1997, Nicolai recebeu do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a patente do Bina. Essa medida, no entanto, não impede que a ideia seja utilizada, mas prevê que haja o pagamento dos direitos.
LEIA TAMBÉM:
Após depressão, padre Marcelo Rossi lança projeto e diz: É o meu recomeço
Em entrevista à AFP, em 2013, Nicolai afirmou que as operadoras que ele procurou para falar sobre o uso da patente nunca foram receptivas. “Uma das empresas me disse: ‘Vá à justiça, talvez seus bisnetos recebam algo’. Então eu decidi defender os direitos dos meus bisnetos”, contou. Se tivesse conseguido, o engenheiro teria se tornado milionário.