Morreu aos 81 anos Dona Alda mãe da apresentadora Xuxa Meneghel no Rio
Dona Alda, mãe de Xuxa Meneghel, morreu em casa aos 81 anos nesta terça-feira (8). A informação foi confirmada pela assessoria da apresentadora. Dona Alda morava com Xuxa no Rio e sofria de Mal de Parkinson. Segundo a assessoria, o laudo médico ainda não foi divulgado. Dona Alda lutava com a doença há cerca de 17 anos e chegou a realizar parte do tratamento nos Estados Unidos. Na noite de quinta-feira (3), Xuxa, que tem o nome da mãe tatuado no pulso, pediu orações. “Por favor… Peço a vocês que têm muita fé que rezem por minha guerreira, minha Aldinha. Obrigada, que Deus dê em dobro a vocês”, escreveu ela na publicação.
A mãe da apresentadora já estava no último estágio da doença, que provoca a degeneração progressiva das células responsáveis pelo movimento e equilíbrio. Xuxa também perdeu o pai, Luiz Floriano Meneghel, em março do ano passado por falência múltipla dos órgãos em função de complicações derivadas de uma osteoporose grave.
Em setembro de 2015, Xuxa perdeu o irmão mais velho, Cirano Rojabaglia. Alguns meses após a morte, em resposta a um comentário, Xuxa revelou que a mãe ainda não sabia do falecimento do filho. No começo de 2014, Dona Alda chegou a passar 38 dias internada no hospital por conta de uma infecção respiratória bacteriêmica (pneumonia), complicada pela doença de Parkinson. A última internação foi em 2016 por conta de uma infecção urinária.
Em entrevista à coluna de Mônica Bergamo em agosto do ano passado, Xuxa explicou o estado da mãe. “Ela não se comunica mais com a gente, não mexe mais nem um dedo. Ela tá presa no corpo. [O Parkinson] vai fazendo com que alguns órgãos parem de funcionar. Então parou o estômago, ela se alimenta por sonda, não anda, não fala. Vai diminuindo tudo e ela vai ficando presa dentro desse corpo, como num casulo”, disse a apresentadora.
Dona Alda mãe de Xuxa Meneghel
Em janeiro, na data do aniversário de Dona Alda, Xuxa também fez uma homenagem para a mãe. “Minha Aldinha hoje faz 81 anos… Tem alguns anos que minha Aldinha não pode mais nos beijar ou abraçar… Tem alguns anos que a minha guerreira está fazendo de tudo pra ficar aqui com a gente… Tem alguns anos que eu me pergunto porque ela sofre tanto, já que só deu amor pra quem a conheceu… Tem alguns tantos anos que eu me pergunto o que eu fiz pra merecer a melhor mãe do mundo? Tem alguns anos que eu peço um milagre”, escreveu no Instagram. Alda sempre esteve presente na carreira da filha e da sua neta, Sasha. A família Meneghel chegou ao Rio de Janeiro no início da década de 70 e contou com a dedicação da matriarca para cuidar dos filhos.