Aprenda a utilizar o marketing de conteúdo para atrair novos clientes
A muito tempo o marketing de conteúdo deixou de ser somente uma tendência no mercado e passou a ser algo fundamental nas estratégias de todo negócio.
Toda empresa que deseja continuar relevante em seu segmento e para seu público, deve criar uma imagem online que chame atenção de maneira positiva.
Os pontos que serão abordados neste artigo não falarão somente sobre a necessidade da empresa que trabalha com home care enfermagem de estar presente no meio online.
Mas sim tentará abordar a definição da estratégia de marketing de conteúdo, os maiores benefícios dessa estratégia e, por fim, algumas dicas para se aplicar em um negócio.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo nada mais é do que uma estratégia que tem foco total no engajamento do público e no crescimento da rede de clientes online.
Isso tudo com a ajuda da criação de conteúdos que sejam interessantes, valiosos e que de alguma maneira chamem a atenção das pessoas.
Esses conteúdos devem envolver e gerar valor para as pessoas de maneira a levar uma percepção mais positiva sobre a marca que vende aparelho para depilação luz pulsada virilha completa e o que ela oferece.
Para entender melhor do que se trata a estratégia é necessário pensar que o tempo onde não se tinha uma diversa opção de conteúdos conteúdos para serem consumidos ficou para trás.
Nos dias de hoje as pessoas têm todo poder disponível de escolher os seus conteúdos mais desejados para consumo e também de escolher como responder a eles.
Isso dá para os negócios o poder de fazer um marketing de conteúdo exatamente com os elementos que o público deseja e se interessa.
Um bom conteúdo nunca deve ser focado somente na venda, mas também em levar algum tipo de vantagem e benefícios para os leitores do site, seja resolvendo um problema ou esclarecendo uma dúvida.
Depois dessa ajuda, a venda de um bipap para dormir se torna apenas a consequência de um bom marketing de conteúdo feito pela empresa que o fornece.
Quais os benefícios de utilizar a estratégia?
Os benefícios que uma empresa no meio online pode ter ao adicionar a estratégia de marketing de conteúdo em seus processos são inúmeros.
A seguir é possível conhecer alguns dos principais benefícios e um pouco mais sobre os mais importantes para as organizações, são eles:
- Melhora na imagem online do negócio;
- Virar uma referência sobre marketing de conteúdo;
- Diminui o CAC (Custo de aquisição de clientes);
- Ajuda a influenciar a decisão de compra;
- Permite otimizar experiências de pós-venda.
A melhora na imagem online do negócio é uma das melhores consequências da aplicação de um bom marketing de conteúdo.
Uma boa presença online também envolve um site com um belo design, boa usabilidade, responsividade, bons conteúdos e páginas ajustadas constantemente.
O segundo benefício dessa estratégia é que graças a ela, e os conteúdos produzidos, o negócio que vende portão metálico de correr pode se tornar uma referência de marketing de conteúdo.
Somente os profissionais dedicados a essa estratégia podem levar a marca a se tornar uma referência na assunto e também no segmento de mercado que ela atua.
O terceiro e um dos mais valiosos benefícios é a diminuição constante do CAC, que é a sigla para custo de aquisição de clientes.
A atuação de uma boa estratégia de conteúdo com técnicas de SEO bem aplicadas leva mais eficiência e permite que a conquista dos clientes se torne mais fácil e barato.
O próximo benefício fala sobre as tendências de consumo que tornam os consumidores mais exigentes, porém com um bom marketing de conteúdo a empresa pode se tornar uma grande influenciadora na decisão de compras do público.
O marketing de conteúdo visa entender as demandas do consumidor através das tendências e levar cada um dos clientes para a decisão de compra da churrasqueira gourmet a carvão.
Por último, mas não menos importante, um bom marketing de conteúdo leva a possibilidade de uma experiência muito melhor para o consumidor.
Ou seja, o foco não deve ser somente em vender e atrair mais e mais clientes, e sim levar uma experiência de qualidade para as pessoas, aumentando assim as chances de fidelização.
Como atrair mais clientes com essa estratégia?
Por fim, chegou o momento de conhecer algumas das melhores dicas para usar o marketing de conteúdo e atrair mais clientes para o negócio, são elas:
- Elaborar boas ideias para atrair clientes
Antes de tudo é necessário pensar em como fazer as ideias se tornarem virais e não somente outra ação que passará despercebida pelo público.
A resposta para esse questionamento é o quão impactante é o conteúdo apresentado e quantas emoções ele leva para os leitores.
Conteúdos que levam informações relevantes ou até mesmo que fazem as pessoas rirem tem mais tendência a fazerem sucesso e serem compartilhados pelo público.
- Desenvolver títulos atraentes e criativos
Muitas pessoas acham que o título de um conteúdo é um dos pontos mais importantes e que determina o fracasso ou sucesso do mesmo, e elas estão certas.
O título é o contato inicial que o leitor tem com o conteúdo, é depois de ler esse título com atenção que o leitor decide se vai seguir com a leitura ou não.
Portanto, é fundamental que os títulos além de serem criativos, chamem a atenção das pessoas de alguma maneira diferente.
A atração do cliente acontece em poucos segundos, e se ela não for feita da maneira correta ele pode acabar sendo atraído pelo conteúdo da concorrência.
Essa questão vale para os conteúdos dos sites e dos blogs, mas também para os conteúdos em redes sociais como Instagram, Facebook, entre outras.
- Testar todos os botões de CTA
Muitos especialistas consideram que anunciar um produto e não adicionar um call to action junto dele é como um desperdício de tempo, ideias e dinheiro.
Isso porque o retorno que esse anúncio traz sem um call to action de qualidade pode acabar sendo muito menor do que o que ele poderia levar ou do que o esperado.
Portanto, um call to action é fundamental em toda estratégia de marketing de conteúdo feita pela empresa que indica profissionais da saúde que atendem a domicílio como enfermeira idosos, por exemplo.
Nesses casos, além de contar com vários botões de call to action, é necessário testá-los e fazer sempre a análise dos resultados que eles levam.
Os resultados que mais convertem devem com certeza ser adicionados nos conteúdos, ação que ajudará a resolver problemas como a atração de clientes.
- Usar diferentes mídias para aumentar a audiência
Quando se fala sobre mídias diferentes, são todas aquelas que ajudam na comunicação de marketing entre a empresa e o seu público-alvo.
Isso significa que somente escrever textos não é o suficiente, é fundamental que novos métodos para atingir o público sejam encontrados.
Nos dias de hoje os recursos de multimídia que mais trazem retorno para as empresas são os vídeos, eles são uma maneira ótima de atrair clientes com a ajuda do marketing de conteúdo.
Outro ponto que vale a pena investir é o marketing de conteúdo no mobile, até porque hoje em dia a maioria das pessoas se conectam à Internet através de seus celulares e realizam suas transações todas neles.
- Oferecer bons materiais na página de recursos
Uma página de recursos é como uma página especial que exibe cada um dos recursos e dos materiais usados para rodar o negócio online de venda de uniforme avental personalizado, por exemplo.
Em muitos casos, é o ponto principal que faz com que a loja online ganhe mais dinheiro do que o empreendedor estava esperando.
Portanto, ter uma página de recursos é fundamental em uma estratégia de marketing de conteúdo onde tudo o que foi apresentado seja listado nela.
A página funciona como uma ferramenta que pode ajudar a atrair mais clientes e a destacar os conteúdos mais importantes apresentados pelo site.
Todas essas ações podem ajudar a aumentar de maneira considerável a qualidade do marketing produzido e a levar mais clientes para a organização.
Considerações finais
Depois de entender o que é o marketing de conteúdo e conhecer os principais benefícios dele para a organização, fica mais fácil entender a sua importância e porque ele deixou de ser uma tendência e passou a ser fundamental.
Cada uma das práticas que ele ajuda a desenvolver são capazes de levar o sucesso para uma empresa, seja ela um pequeno negócio ou uma grande organização.
Ou seja, com mudanças simples na maneira de apresentar os conteúdos, uma companhia pode alcançar mais pessoas, vender mais e fidelizar mais clientes para uma empresa de aluguel máquina lavar piso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.