Liverpool decreta primeira derrota do Manchester City no Campeonato Inglês
O Manchester City perdeu uma no Campeonato Inglês. O Liverpool venceu o time de Pepe Guardiola, por 4 a 3, neste domingo (14), no Anfield Road. Foi a primeira partida do time do brasileiro Roberto Firmino, sem Philippe Coutinho. O jogo estava tranquilo e o Liverpool chegou a estar vencendo por 4 a 1. Mas no último minuto o City quase consegue um empate, com Aguero. Os Reds chegaram a abrir excelente vantagem com os gols de Chamberlain, Firmino, Mané e Salah, mas Bernardo Silva e Gündogan aumentaram a dose de emoção no fim – Sané marcou o primeiro dos Citizens.
O maior mérito do Liverpool foi conseguir deixar o City desconfortável. A marcação sob pressão funcionou em muitos momentos no jogo, e os donos da casa aproveitaram para construir o resultado num intervalo de nove minutos no segundo tempo, quando Firmino, Mané (foto) e Salah marcaram, aproveitando falhas forçadas de Stones, Otamendi e Ederson. No total, foram 16 finalizações dos Reds, contra apenas 11 dos Citizens – não é algo que acontece todo dia.
De fato o City não vencerá o Campeonato Inglês sem perder como o Arsenal de Wenger e Henry em 2003/04. A última derrota do time de Pep Guardiola no torneio havia acontecido há 30 jogos, em 5 de abril do ano passado (2 a 1 para o Chelsea). Na atual edição, foram 23 rodadas até que os Citizens conhecessem seu primeiro revés. A vantagem na liderança pode cair para 12 pontos caso o Manchester United derrote o Stoke nesta segunda-feira.
Será natural que em algum momento da temporada o Liverpool sinta a falta da magia e criatividade do brasileiro, vendido ao Barcelona. Mas os Reds souberam se virar muito bem no primeiro jogo sem o camisa 10. Marcação adiantada, chances criadas e um resultado que aumentou a sequência invicta para 18 jogos em todas as competições (não perde desde 22 de outubro). O time já é o terceiro no Inglês, com 47 pontos.
Nenhum técnico venceu mais vezes Guardiola do que Jürgen Klopp. O alemão já incomodava o catalão quando treinava o Borussia Dortmund e agora chegou à quinta vitória em 12 jogos (dois empates e cinco derrotas). E também se tornou o primeiro a marcar quatro gols nos times de Pep em duas oportunidades (a primeira em julho de 2013, pela Supercopa da Alemanha).