Goleiro comete falhas, e Flamengo perde para o Santos, que vai a Libertadores
Duas falhas em lances capitais deram os dois gols do Santos na vitória por 2 a 1 sobre o rubro-negro carioca. Com o resultado, o alvinegro garantiu presença na fase de grupos da Libertadores do ano que vem. Com 62 pontos ganhos, o Santos dorme na terceira colocação do Campeonato Brasileiro, enquanto o Flamengo, com os mesmos 53 pontos, permanece no sexto lugar. A posição dos dois times pode ser influenciada pelo jogo entre Palmeiras (60) e Botafogo (52), que duelam às 20 horas (de Brasília) de segunda-feira, no Palestra Itália.
Pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro, o Santos volta a campo para enfrentar o Avaí, time que ainda luta para evitar o rebaixamento. Já o Flamengo pega o também ameaçado Vitória, no Estádio Barradão. Todos os jogos serão disputados às 17 horas de domingo. Antes de pensar no Brasileiro, o Flamengo tenta garantir vaga na decisão da Copa Sul-Americana. Às 22h15 da próxima quinta-feira, na Colômbia, o time rubro-negro encara o Junior Barranquilla precisando de um empate para avançar à final do torneio continental.
O jogo – Em um começo de jogo movimentado na Ilha do Urubu, o Flamengo saiu na gente logo aos seis minutos do primeiro tempo. Em uma jogada aérea, o zagueiro Rafael Vaz levou a melhor. A bola desviou na zaga santista e sobrou para cabeçada certeira de Lucas Paquetá.
O Santos não sentiu o gol e conseguiu empatar quatro minutos depois, com a colaboração de Alex Muralha. O goleiro falhou na tentativa de driblar Ricardo Oliveira e perdeu a bola. O centroavante, então, tocou para Bruno Henrique completar com o gol vazio. O time visitante marcou o gol da virada aos 28 minutos da etapa complementar, em nova falha de Alex Muralha. Colocado pelo técnico Elano no lugar de Copete, Arthur Gomes finalizou de perna esquerda e contou com a colaboração do goleiro adversário para marcar.
O Flamengo pressionou e buscou o empate nos minutos finais da partida, especialmente com o jovem Vinícius Júnior, posicionado na ponta esquerda. No entanto, o Santos soube como se defender na Ilha do Urubu e garantiu o triunfo para avançar à fase de grupos da Copa Libertadores 2018.
FLAMENGO 1 x 2 SANTOS
Local: Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 26 de novembro de 2017, domingo
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC/FIFA) e Carlos Berkenbrock (SC)
Cartões amarelos: Diego e Felipe Vizeu (Flamengo); Jean Mota e Alison (Santos)
Gols: Lucas Paquetá, aos 6 minutos do 1º Tempo (Flamengo); Bruno Henrique, aos 10 minutos do 1º Tempo, e Arthur Gomes, aos 28 minutos do 2º Tempo (Santos)
FLAMENGO: Alex Muralha; Rodinei, Réver, Rafael Vaz e Renê; Willian Arão (Vinícius Júnior), Gustavo Cuéllar e Diego (Geuvânio); Everton Ribeiro, Lucas Paquetá e Felipe Vizeu (Lincoln). Técnico: Reinaldo Rueda
SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Fabián Noguera e Jean Mota; Alison, Renato e Vecchio (Kayke); Bruno Henrique (Matheus Jesus), Copete (Arthur Gomes) e Ricardo Oliveira. Técnico: Elano (com Gazeta Press)