Fundamentos do marketing: Aprenda agora quais são os 7!
Os fundamentos do marketing fazem com que seu foco seja em agregar valor de um produto ou serviço usando estratégias para ir até o público ideal de acordo com a precisão de cada segmento dentro do mercado. Sem eles, o marketing fica sem seus pilares.
É como se fosse algum tipo de suporte para calha de zinco, o suporte é totalmente necessário para que ele possa funcionar em um estado completo. Os fundamentos são justamente os conceitos essenciais que todo o profissional ou gestor deve entender.
Seja a pessoa um gestor profissional ou empreendedor, revisar os fundamentos do marketing é fundamental para performar com sucesso as atividades mais básicas de marketing, principalmente para uma empresa terceirizada de limpeza e segurança.
Sem entender os conceitos fundamentais do marketing, a organização pode ficar com resultados reduzidos. O marketing é uma das áreas mais importantes em um negócio. Se esse setor estiver em falta em coisas básicas, muito provavelmente, vai ter problemas.
O marketing é a ciência e a arte de se aventurar, criar e entregar valor para suprir as vontades e os desejos de algum tipo de mercado consumidor, a partir da oferta de produtos ou serviços que vão despertar bem o interesse do público.
Assim, o marketing pode gerar valor para os clientes e também lucro para a distribuidora de materiais hidráulicos. Pois ela compreende que, o marketing é que vai fazer com que a suas operações, ou seja, número de clientes cresçam de forma muito rápida.
Desenvolver estratégias sólidas e que alcançam ótimos resultados é uma meta para todo profissional de marketing. Por isso, é necessário saber os fundamentos do marketing para empregá-los como pilares nas atividades que são criadas e garantir um plano bem eficaz.
Conceito de Marketing e seus fundamentos
Marketing é a área focada na geração de valor sobre o produto, serviço ou a própria marca de uma empresa, tendo como foco a conquista e a fidelização de consumidores.
A American Marketing Association, que representa todos os profissionais de marketing nos Estados Unidos, define marketing como o conjunto de processos para criar, comunicar, dar e trocar ofertas que tragam valor para clientes, parceiros e a sociedade como um todo.
Essa definição mostra a extensão do conceito de marketing. Vê-se também que o foco dessa atividade não é vender produtos para os consumidores, como muitos podem pensar.
O marketing trabalha com a geração de valor, e isso necessita acontecer na percepção dos variados públicos sobre o custo-benefício que o negócio entrega.
O The Chartered Institute of Marketing, que representa a área no Reino Unido, diz que o marketing é o processo de gestão responsável por achar, antecipar e suprir as necessidades do cliente com lucro.
Aí está uma essencial ajuda para entender o que é marketing, as vontades do cliente, elas são inatas ao ser humano, não é o marketing que as desenvolve. Mas, essa atividade deve saber ver as carências dessas pessoas e estimular o desejo de supri-las.
Essa definição vai ao lado do que diz Philip Kotler, que define o marketing como a ciência e a arte de buscar, desenvolver e dar valor para suprir as vontades de um público-alvo com lucro.
O Dr. Philip Kotler é um professor universitário de marketing nos Estados Unidos e que trabalha na Universidade Northwestern.
Os objetivos do marketing e seus fundamentos
Os objetivos do marketing são muito mais abrangentes e ajudam a alcançar variados resultados para os negócios. A seguir, alguns deles:
Fazer mais vendas
É função do marketing, então, preparar as estratégias para que elas atendam bem às vontades e desejos dos clientes e cresçam as possibilidades de sucesso das vendas.
A fidelização dos clientes
Mas a função do marketing não acaba na venda. A empresa deve continuar próxima do consumidor para que ele não esqueça a empresa e volte a adquirir outras vezes.
Cresce a visibilidade dos fundamentos
Outra meta que o marketing auxilia a atingir é o crescimento do fundamento da empresa e dos seus produtos.
Mas, não adianta procurar visibilidade junto a um público que não tem muito a ver com a empresa. Para melhorar os investimentos em marketing, as estratégias devem ser direcionadas às pessoas certas.
A gestão de uma marca
O marketing tem tudo a ver com branding. A criação de uma marca ocorre na mente dos consumidores, afinal, a empresa sempre surge para resolver um problema dos clientes.
E, para que eles vejam a imagem da marca, ela deve tornar os seus valores e propósitos tangíveis através de estratégias de marketing em uma peça de anúncio e na definição do preço dos produtos, por exemplo.
Criar boas relações
O marketing também tem tudo a ver com conexão. Ao estreitar os laços com o público, um negócio consegue fortalecer a marca. As vendas do Kit gnv completo e a retenção dos clientes são apenas uma consequência de todo esse processo.
Educar bem o seu mercado
A criação de conteúdo está na base do marketing hoje. Posts em blogs, matérias de revistas e jornais, redes sociais e outros meios ajudam a ter autoridade para a marca.
Ao mesmo tempo que educam os clientes sobre as soluções que a empresa pode oferecer. A intenção não é vender de forma direta o produto, mas mostrar como ele deve ser bom.
Engajar funcionários
As estratégias de marketing não focam só para fora da empresa. Dentro das fronteiras, existe um público que é essencial para o sucesso da empresa, que são os colaboradores.
Assim, o marketing, ou melhor, o endomarketing, também pode ajudar a engajar o público da empresa, fazendo-os mais alegres e empenhados com o seu trabalho.
A importância do marketing
O marketing é importante para qualquer negócio. A importância pode ser vista a partir da geração de valor sobre o produto e a busca pela retenção de clientes.
Ao contrário do que muitos acham, a finalidade do marketing não é vender, mas sim produzir valor para o cliente. A venda, portanto, é uma consequência disso. Uma lâmpada led para gesso pode gerar valor para o cliente, por isso, ela consegue ser vendida.
A geração de valor, por sua vez, se dá através da identificação e satisfação de vontades, de modo a gerar lucro para a empresa.
Um psicólogo americano, organizou as vontades humanas a partir de uma hierarquia. Foi feita esta organização a seguir, na ordem das mais essenciais para as menos importantes:
- Todas as necessidades fisiológicas;
- A segurança, que é anseio por estabilidade e manutenção;
- As relações afetivas;
- A estima, o respeito, o reconhecimento e prestígio;
- A realização pessoal, melhora na própria empatia.
Essas são as necessidades humanas, bem organizadas e elas corroboram muito com a importância do marketing. Pois, como visto anteriormente, o marketing sempre trabalha as necessidades das pessoas.
Os fundamentos do marketing
Os fundamentos do marketing são características essenciais para criar estratégias sólidas e alcançar bons resultados. Ele inclui o produto, preço, praça e promoção, que são feitos no chamado mix de marketing para chegar aos objetivos da marca.
Os Produtos
O produto é aquilo que o cliente pode tocar no ponto-de-venda. Em mundos digitais, também pode ser compreendido como aquilo que é consumido, como a informação. E fora da internet, o produto pode ser um mini pastel aperitivo, na barraquinha da esquina.
O Preço do produto
O preço não deve ser fruto de mero chute, ou ser considerado só como um número. O preço diz muito sobre o posicionamento da empresa. Ele é fundamental para influenciar a percepção de valor do cliente a respeito da qualidade e demais aspectos do produto.
A manutenção preventiva Fiat, não tem o mesmo preço que a manutenção de um carro esportivo. Os dois são bons carros, mas, a percepção de valor do cliente muda.
A Praça
A praça se refere à alocação do produto no mercado, ou seja, o local onde ele vai ser disponibilizado. É importante considerar este fator pois ele influencia de modo direto na compra.
A Promoção
A promoção diz muito a respeito da comunicação, ou seja, aquelas tomadas de ações que conectam a marca e produto com o cliente. Ou seja, que promovem o produto, serviço ou solução ofertados pela empresa.
Considerações finais
Como os profissionais podem perceber, os fundamentos do marketing são imprescindíveis para criar qualquer estratégia, mesmo em tipos variados formatos de marketing como o digital ou o tradicional.
Os profissionais devem pensar como se fosse um acoplamento de corrente para motos. Esse acoplamento é muito essencial, pois sem ele, a moto não vai funcionar.
Esses fundamentos funcionam como a base das ações que serão feitas e incluem a avaliação do público-alvo, o produto em si, a oferta feita e os meios em que estão presentes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.