Saúde

Exames auditivos em crianças: quando e por que realizá-los

A saúde auditiva é um aspecto crucial do desenvolvimento infantil. Desde os primeiros meses de vida, a audição desempenha um papel fundamental na aquisição da linguagem, no desenvolvimento social e emocional, e no desempenho acadêmico futuro. A detecção precoce de problemas auditivos pode fazer toda a diferença na vida de uma criança, garantindo que ela tenha acesso a intervenções e tratamentos adequados que possibilitem um desenvolvimento pleno e saudável.

Problemas auditivos podem passar despercebidos durante os primeiros anos de vida, já que os bebês e crianças pequenas não conseguem expressar com clareza suas dificuldades. Portanto, é essencial que os pais e cuidadores estejam atentos aos sinais de perda auditiva e que realizem exames auditivos regularmente. A seguir, discutiremos os principais tipos de exames auditivos para crianças, quando eles devem ser realizados e por que são tão importantes.

Tipos de exames auditivos

Teste de emissões otoacústicas (EOA)

O teste de emissões otoacústicas é frequentemente utilizado como uma triagem inicial para detectar perda auditiva em recém-nascidos. Este exame é rápido e indolor, consistindo na inserção de uma pequena sonda no ouvido do bebê, que emite sons e mede as respostas das células ciliadas da cóclea. A ausência de resposta pode indicar a presença de perda auditiva.

Audiometria de reforço visual (ARV)

A audiometria de reforço visual é geralmente realizada em crianças entre seis meses e dois anos de idade. Este exame envolve a apresentação de sons através de alto-falantes ou fones de ouvido, enquanto a criança está sentada em uma cadeira. Quando a criança responde ao som, um estímulo visual (como um brinquedo iluminado) é apresentado como recompensa, reforçando a associação entre o som e a resposta visual.

Audiometria condicionada com jogo

Este tipo de audiometria é utilizado para crianças a partir de dois anos. Durante o exame, a criança é ensinada a realizar uma ação simples, como colocar um bloco em um balde, cada vez que ouve um som. Este método ajuda a avaliar a capacidade auditiva da criança de maneira lúdica e interativa.

Audiometria tonal limiar

A audiometria tonal limiar é mais comumente utilizada em crianças mais velhas, a partir de quatro ou cinco anos. Neste exame, a criança usa fones de ouvido e deve sinalizar, geralmente levantando a mão ou apertando um botão, quando ouve sons de diferentes frequências e intensidades. Este teste ajuda a determinar os limiares auditivos da criança e a identificar possíveis áreas de perda auditiva.

Eletrofisiologia auditiva

A eletrofisiologia auditiva, incluindo o potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE), é um exame mais detalhado que pode ser realizado em crianças de qualquer idade, especialmente aquelas que não conseguem realizar testes comportamentais. Este exame mede as respostas elétricas do cérebro aos sons e pode ajudar a diagnosticar a localização e a gravidade da perda auditiva.

Quando realizar exames auditivos

Triagem neonatal

A triagem auditiva neonatal é recomendada para todos os recém-nascidos, idealmente antes da alta hospitalar. Este exame inicial é crucial para a detecção precoce de perda auditiva congênita, permitindo intervenções rápidas que podem melhorar significativamente o desenvolvimento da linguagem e a qualidade de vida da criança.

Acompanhamento de bebês prematuros e com fatores de risco

Bebês prematuros e aqueles com fatores de risco, como histórico familiar de perda auditiva, infecções congênitas (como citomegalovírus ou toxoplasmose) e internação em unidade de terapia intensiva neonatal, devem ser acompanhados de perto. Esses bebês têm um risco aumentado de desenvolver perda auditiva e podem precisar de exames auditivos adicionais nos primeiros meses e anos de vida.

Exames auditivos de rotina na infância

É importante que todas as crianças realizem exames auditivos de rotina durante os primeiros anos de vida, mesmo na ausência de fatores de risco. A American Academy of Pediatrics recomenda triagens auditivas aos quatro, cinco, seis, oito e dez anos de idade. Estes exames ajudam a garantir que qualquer perda auditiva adquirida seja detectada e tratada precocemente.

Sinais de alerta para os pais

Comportamento e comunicação

Os pais e cuidadores devem estar atentos a sinais de possíveis problemas auditivos nas crianças. Alguns sinais de alerta incluem:

  • Falta de resposta a sons ambientes ou quando chamados pelo nome.
  • Atraso no desenvolvimento da fala e linguagem.
  • Necessidade de aumentar o volume da televisão ou outros dispositivos eletrônicos.
  • Dificuldade em seguir instruções ou aparentar desatenção frequente.
  • Queixas de dor de ouvido ou infecções de ouvido recorrentes.

Interação social e acadêmica

Problemas auditivos podem afetar significativamente a interação social e o desempenho acadêmico das crianças. Os pais devem observar:

  • Dificuldade em interagir com outras crianças ou evitar situações sociais.
  • Problemas de comportamento na escola, como desatenção ou frustração.
  • Desempenho acadêmico abaixo do esperado, especialmente em áreas que dependem da audição, como leitura e compreensão oral.

A importância dos aparelhos auditivos

Benefícios dos aparelhos auditivos

Os aparelhos auditivos são dispositivos que amplificam sons, ajudando crianças com perda auditiva a ouvir melhor. Eles podem melhorar significativamente a qualidade de vida das crianças, permitindo-lhes participar plenamente nas atividades escolares e sociais. Os benefícios dos aparelhos auditivos incluem:

  • Melhora na capacidade de comunicação.
  • Desenvolvimento adequado da linguagem e fala.
  • Aumento da interação social e participação em atividades.
  • Melhor desempenho acadêmico e escolar.

Escolha e ajuste dos aparelhos auditivos

A escolha do aparelho auditivo adequado é um processo que envolve a avaliação das necessidades específicas da criança, o grau e tipo de perda auditiva, e as preferências da família. O ajuste correto é crucial para garantir que o aparelho funcione da melhor maneira possível, proporcionando conforto e eficácia. Este processo geralmente envolve:

  • Avaliação auditiva completa por um audiologista.
  • Seleção do tipo de aparelho auditivo (retroauricular, intra-auricular, etc.).
  • Ajuste personalizado das configurações do aparelho.
  • Sessões de acompanhamento para monitorar o desempenho e realizar ajustes conforme necessário.

A importância do acompanhamento regular

Monitoramento contínuo

Mesmo após a detecção e intervenção inicial, é crucial que as crianças com perda auditiva sejam acompanhadas regularmente por profissionais de saúde auditiva. Este acompanhamento inclui:

  • Avaliações auditivas periódicas para monitorar a perda auditiva.
  • Revisões e ajustes dos aparelhos auditivos.
  • Avaliação do progresso no desenvolvimento da linguagem e desempenho acadêmico.

Apoio educacional e social

Além do acompanhamento médico, as crianças com perda auditiva podem se beneficiar de apoio educacional e social adicional. Este suporte pode incluir:

  • Programas de intervenção precoce para ajudar no desenvolvimento da linguagem.
  • Apoio de profissionais de educação especial.
  • Grupos de apoio para famílias e crianças com perda auditiva.

A realização de exames auditivos em crianças é uma medida preventiva essencial para garantir um desenvolvimento saudável e pleno. Detectar e tratar precocemente a perda auditiva pode ter um impacto positivo duradouro na vida de uma criança, melhorando sua comunicação, interação social e desempenho acadêmico. Saúde auditiva é fundamental para o bem-estar geral e deve ser uma prioridade desde os primeiros dias de vida.