Gato apoiado em dois pés
Uncategorized

Entenda porque os gatos arranham e mordem

Veja porque os gatos têm esse comportamento e como evitar que destruam os móveis da casa

Quem convive com gatos sabe: os felinos podem ser muito fofos, mas quando querem arranhar ou morder, podem fazer um estrago, seja no tutor ou em algum objeto da casa. Por isso, os arranhadores para gatos são, praticamente, itens obrigatórios quando se tem gatos. 

Mas porque os gatos arranham e mordem tanto? E como resolver esse problema quando os felinos começam a destruir os móveis da casa? Entenda melhor e veja dicas para esses casos. 

Afinal, por que os gatos arranham tanto?

A principal explicação para esse comportamento tão característico é a própria natureza. Ou seja, faz parte do comportamento natural dos felinos arranhar os objetos ao seu redor. 

O principal motivo para isso é a demarcação do território: ao arranhar um objeto, deixam ali uma marca visual e olfativa de que aquele espaço “pertence a ele”. Por isso, fazem isso em objetos da casa, mostrando que ali é seu espaço no ambiente. 

Além disso, arranhar e morder também pode ser visto como uma atividade prazerosa e relaxante, além de ser uma das maneiras que eles encontram de afiar suas unhas. 

Ao brincar com os gatos, é comum que o felino arranhe ou morda o braço do tutor. Isso porque acaba ficando mais agitado, fazendo com que suas unhas fiquem mais aparentes para que eles segurem objetos na brincadeira. 

Assim sendo, o comportamento de arranhar ou morder é considerado normal e só deve ser visto como um problema quando for muito intenso, colocar em risco outros animais ou gerar deformações na mobília. 

Além disso, gatos de rua ou que têm contato com outros não vacinados podem ter a bactéria Bartonella henselae, que é transmitida por pulgas. Para os felinos, não causa nenhum problema, mas pode passar para o tutor por um arranhão, levando a infecções e até a paralisação momentânea do membro, exigindo cuidados médicos imediatos. 

Arranhadores como soluções

Se o seu gato vem dando trabalho com os arranhões pela casa, sem dúvida a melhor solução é oferecer arranhadores específicos para gatos. Esses objetos são criados especialmente para os felinos, sendo uma opção ainda mais prazerosa para eles. 

Os arranhadores são feitos, geralmente, de sisal (cordas) ou de papelão, pois são texturas que atraem os gatos e são prazerosas para eles na hora de arranhar. Por isso, sempre busque por esses materiais. 

O arranhador perfeito para um gato tem cerca de 1 metro de comprimento, permitindo que ele se estique na hora de arranhar. Além disso, precisa ter uma base pesada ou ser muito bem fixado, pois não pode sair do lugar. Caso saia, o gato provavelmente não irá brincar com ele, por medo de que caia em cima. 

Outra dica para quem está vendo os móveis serem destruídos é colocar os arranhadores perto do objeto em questão, o que acaba se mostrando como uma opção melhor para o gato quando ele vai até ali arranhar algo. 

Outra dica é usar catnip para atrair o gato para o arranhador e sempre recompensá-lo quando ele arranhar o local correto, como oferecer um petisco. 

Mais dicas de enriquecimento ambiental para gatos

O enriquecimento ambiental é o ato de tornar o local em que o gato vive mais divertido e confortável, fazendo com que ele se sinta menos estressado ao se divertir ou se exercitar mais, distraindo-o. 

Essas técnicas de enriquecimento melhoram não apenas o bem-estar do animal, mas também de toda a família, pois diminui a ansiedade do pet e evita que ele arranhe os tutores ou os móveis da casa. 

Confira algumas dicas que podem ajudar no enriquecimento ambiental para felinos.

  • Coloque plataformas e prateleiras livres nas paredes para que subam. Gatos gostam de ambientes altos, além de poderem escalar e gastarem mais energia; 
  • Coloque caixas de descanso em alguns pontos da casa. A preferência por caixas é instintiva, e eles podem descansar ou brincar muito melhor dentro delas; 
  • Ofereça espaço com graminha (mesmo que seja um canteiro) para ele brincar, se coçar e comê-la; 
  • Brinquedos que estimulam o instinto de caça são os melhores para os felinos, como brinquedos com bolinhas que giram ou varetas com pequenos objetos na ponta; 
  • Brinque diariamente com o gato para que ele gaste energia e fique menos estressado, evitando que arranhe os locais errados.