Entenda o impacto de ter uma boa gestão de negócios
Para competir com diversas empresas no mercado, é importante entender o impacto de ter uma boa gestão, pois com escolhas inteligentes, as empresas podem ter excelente crescimento, oportunidades de negociações e parcerias interessantes, bem como diversos outros benefícios.
Considerando as diversas mudanças no mercado e a competitividade, é fundamental ter uma gestão eficiente, assertiva e completa para se destacar de forma correta no mercado e ter saúde financeira.
Isso porque, o empreendimento pode ser de sucesso, mas sem organização e administração interna adequada, é impossível crescer.
Deste modo, entender o conceito de gestão, a importância nos negócios, suas vantagens e como aplicar adequadamente são formas de obter destaque e bons resultados.
O que é gestão empresarial?
A gestão empresarial consiste na estrutura de todo fluxo produtivo de uma empresa, os ganhos e gastos.
Ou seja, envolve desde processos de contratação de funcionários até a venda de produtos e serviços para os consumidores.
Com estratégias que partem de ações relacionadas ao controle financeiro, administração dos materiais, organização de processos, recursos humanos e tudo que é importante para a manutenção da empresa, os profissionais podem executar uma boa gestão.
Essa estrutura ajuda os gestores a terem controle de todos os setores da empresa, compreendendo quais setores e processos demandam melhorias e quais soluções podem ajudar na resolução dos problemas.
Uma empresa de laudos técnicos, por exemplo, precisa de uma gestão muito organizada para gerir as equipes responsáveis pelos serviços de vigilância, verificação de materiais e manutenção de equipamentos e espaços.
Assim é possível atender todos os clientes com qualidade e garantir segurança nos fluxos de trabalho e ambientes.
Além disso, um bom gerenciamento permite uma melhor colocação frente ao negócio e perante o público, bem como o melhor direcionamento de recursos, promovendo diferenciais e destaque a marca.
Isso significa que a gestão se relaciona a qualidade, produtividade e melhor aproveitamento do negócio.
Nesse sentido, um fator importante que os gestores devem se atentar é que a empresa, independentemente de atuar com venda de tinta epóxi preço ou com serviço de banho de prata em semijoias, depende de uma otimização eficiente de todos os setores e fluxos para realizar uma gestão satisfatória e entregar um resultado de qualidade.
O que faz um gestor?
Os gestores têm um papel muito importante nas empresas, e a sua função vai muito além de estabelecer ordens e analisar se os resultados estão saindo conforme o planejado.
Isso porque o gestor precisa criar um ambiente saudável para a sua equipe, algo que pode deixar os colaboradores mais motivados para a realização das suas atividades.
Saber como anda o relacionamento das equipes, por exemplo, é algo importante para conseguir bons resultados.
Esse detalhe do relacionamento vale não só para a parte interna das equipes, mas também para a relação cliente-empresa.
Entender o que os colaboradores pensam, as mudanças de ideias e tudo que se passa na empresa, por exemplo, faz parte das funções dos gestores nas companhias e impacta diretamente no atendimento e na entrega da experiência de valor ara os clientes.
Além de gerenciar equipe interna e relacionamento com o público, o gestor deve ter um direcionamento para a saúde financeira, produtividade e otimização dos fluxos de trabalho considerando os stakeholders e o posicionamento do negócio no mercado e os objetivos de curto a longo prazo.
Como uma boa gestão pode ajudar na longevidade dos negócios
A gestão é um tema importante nos negócios, pois impacta na vida útil e na continuidade das atividades da empresa.
Afinal, a falta de planejamento e realizar investimentos equivocados podem levar a empresa à falência.
Considerar a gestão com uma atividade que pode ser apenas encaixada na rotina de trabalho é algo que pode comprometer a qualidade e execução dos serviços e, consequentemente, prejudicar a longevidade do negócio.
Empresas de sucesso exigem uma atenção rigorosa e pessoas com qualificação profissional em todas as pontas de atuação, mas principalmente para um gerenciamento eficaz e crescimento sustentável a longo prazo.
Além disso, o mercado tem demandado cada vez mais profissionais com uma visão prática em gestão multinível e que estejam preparados para os diversos desafios que o universo empresarial possui.
Profissionais com este perfil podem cuidar de demandas que envolvem o planejamento, realizando uma boa gestão empresarial, além de contribuir com a conquista de resultados estratégicos que melhoram a qualidade da produção de caixa de presente personalizada, por exemplo, destacando o negócio nesse segmento de atuação.
No entanto, um ponto que demanda atenção é que, com tantas atividades a serem executadas em um curto período, os gestores podem ficar sobrecarregados, deixando tarefas para trás, prejudicando o desenvolvimento e gestão da empresa.
Assim, é preciso alinhamento, atenção e contar com equipes preparadas para se desenvolverem e atuarem em diferentes frentes.
Mais ainda, ter atenção com todos os detalhes que envolvem a gestão da empresa é o modo da companhia, independentemente do segmento, tenha excelentes resultados.
Tipos de gestão nos negócios
Quando a palavra gestão é mencionada, muitos pensam que o profissional realiza sozinho o gerenciamento de todas as questões.
No entanto, existem diferentes tipos de gestão que podem ser implementadas nas empresas que podem contar, inclusive, com responsáveis específicos para cada setor. São elas:
- Gestão empresarial;
- Gestão financeira;
- Gestão de logística;
- Gestão de marketing;
- Gestão de processos;
- Gestão de pessoas;
- Gestão de vendas.
Estes são alguns exemplos de gerenciamento que podem ser aplicados em uma empresa e que são fundamentais para o desenvolvimento qualificado do negócio, possibilitando o sucesso.
Metodologias de gestão
Dentre tantas possibilidades, é natural que existam diferentes metodologias que ajudam no gerenciamento.
Algumas das mais utilizadas consistem em:
BSC
O BSC (Balanced Scorecard) é focado para a atuação dos gestores empresariais, envolvendo vários aspectos da administração em um modelo de desempenho para os gestores.
A ideia principal é ajudar no equilíbrio de diversos aspectos das atividades, evitando que o profissional se dedique apenas a uma área e se esqueça de outras que também tenham um peso importante para o negócio.
Assim, o gerenciamento é feito de forma ampla e qualificada, sem que nenhuma atividade seja prejudicada ou esquecida.
Análise SWOT
A análise SWOT consiste em uma sigla para Strengths, Weakness, Opportunities, Threats. Em português se resume em matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças).
Essa metodologia se baseia no cenário da empresa para analisar, pensar e definir como realizar mudanças e quais as principais oportunidades e riscos que se relacionam à empresa, considerando aspectos internos e externos.
É uma estratégia muito interessante para implementar e diferenciar a administração de condomínios residenciais no mercado, identificando o que pode ser utilizado para destacar a marca ou mesmo avaliar e reduzir os riscos.
A análise também pode ser utilizada para aplicar mudanças, tecnologias, softwares e até expandir o negócio, tomando decisões importantes para o crescimento da empresa.
PMBOK
É um guia com boas práticas que ajuda a otimizar os processos de planejamento e execução de projetos.
Metodologia ágil
Muito comum em áreas de desenvolvimento de software, a metodologia ágil é baseada em procedimentos que são entregues na primeira etapa produtiva e depois podem receber um aprimoramento, acompanhado cada estágio do projeto – que é dividido em ciclos de produção.
GPD
O GPD (Gerenciamento por Diretrizes) foca na melhoria de qualidade dos processos ou de produtos/serviços.
Este método é focado no detalhamento das etapas dos projetos e foco nos resultados com espaço para possíveis ajustes no fluxo produtivo.
Uma empresa de portaria, por exemplo, pode se beneficiar com o método GPD ao produzir com qualidade e eficiência, bem como gerenciar com mais eficácia o controle de acesso em condomínios e estabelecimentos comerciais.
Dicas para uma gestão de sucesso nos negócios
Ao compreender o universo de gestão, os tipos e métodos que podem ser utilizados, os gestores podem implementar aqueles que mais se adequam à demanda diária, bem como introduzi-los de forma conjunta, em diferentes estágios, conforme necessário.
Contudo, além dessas informações, conhecer algumas dicas que ajudam no gerenciamento positivo, pode agregar impactos interessantes para o crescimento da empresa.
Algumas dicas práticas para isso são:
Monitoramento dos processos
Entender o passo a passo das atividades que a empresa realiza é algo importante para ser um gestor de sucesso.
Saber o que acontece e as tarefas que as equipes realizam no dia a dia para conquistar o resultado esperado é uma maneira de pensar em novas ideias e soluções que contribuem para o trabalho, reduzindo custos, riscos e otimizando o processo.
Sendo assim, conversar sempre com os colaboradores é uma maneira de entender o que acontece em todas as áreas e colher insights e vivências para implementar melhorias.
Conversar com esses profissionais também mostra o quanto o gestor se preocupa com o andamento dos projetos e não apenas com os resultados, trazendo valor para a equipe.
Assim, demonstrar interesse na realidade dos colaboradores é uma maneira deles se sentirem mais acolhidos pelo gestor.
Engajamento com as equipes
Uma boa comunicação gera impactos positivos, sendo a chave para a resolução de problemas e também para elogiar e destacar resultados.
Deste modo, ter uma comunicação constante e eficiente é uma maneira de mostrar que você é um ótimo gestor.
Seja na gestão de uma empresa de gabinete personalizado ou de outras áreas, conversar com os colaboradores permite que os gestores construam uma imagem positiva e que facilite o gerenciamento.
Além disso, promover o relacionamento entre os membros de equipes distintas proporcionará mais engajamento e interação, além de contribuir com mais insights e melhorias vindas da própria equipe.
Defina metas
Definir aonde se quer chegar é muito importante antes de iniciar a produção, detalhando cada passo e marcos importantes para evoluir o negócio.
Para isso, definir metas realistas para a equipe é o modo de conseguir resultados positivos.
Sem definir metas é impossível que a empresa tenha ganhos benéficos, além de dificultar o caminho para o sucesso e o acompanhamento da evolução do negócio.
Análise e gestão dos resultados por meio de relatórios
Ao criar metas, a produção é iniciada e a partir disso os gestores devem dedicar tempo para o acompanhamento dos resultados para verificar se tudo está saindo conforme o planejado.
O controle permite que os gestores façam projeções e pensem em novas estratégias que melhorem os resultados e promovam acertos e melhorias.
Isso é possível graças ao registro de informações e permite tomar decisões mais assertivas, baseada em dados.
Os relatórios gerenciais também podem ajudar os gestores a terem uma visão ampla e acompanhar o desempenho dos processos e equipes.
Atualmente, as empresas podem utilizar sistemas de gestão que fornecem relatórios de todas as áreas, ajudando os responsáveis a realizarem uma melhor gestão condominial, de custos, resultados, dentre diversos outros aspectos e processos.
Controle das finanças
O cuidado com a parte financeira é muito importante para o crescimento a curto, médio e longo prazo.
Saber separar o capital para investir em várias áreas e nas necessidades da empresa é o modo da companhia ter sucesso e mais espaço no mercado.
Vantagens de uma boa gestão nos negócios
O sucesso e sobrevivência da empresa no mercado dependem muito de boa gestão. Existem várias vantagens em realizar uma gestão eficiente, sendo as principais:
- Melhor desenvolvimento de metas;
- Centralização da gerência;
- Melhora a produtividade;
- Torna as contratações mais acertadas;
- Contribui para o desenvolvimento efetivo de colaboradores.
Estas e outras vantagens ajudam a empresa a melhorar seus processos e contatos, contribuindo para projeto elétrico residencial mais qualificado, por exemplo, ajudando positivamente nas vendas.
Portanto, pensar em estratégias para uma gestão eficiente e saber a importância de um bom gerenciamento é o modo das empresas crescerem no mercado, conquistarem clientes e terem muito sucesso.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.