Entenda agora o que é tráfego orgânico
As pessoas que trabalham no ramo do marketing ou que têm interesse nesse assunto, com certeza já se depararam com o tráfego orgânico que é um termo utilizado para se referir à visita de usuários em uma página na internet por meio de links gratuitos.
O tráfego orgânico é o resultado direto do comportamento dos seus usuários dentro das redes digitais.
Por exemplo, uma empresa que trabalha com treinamento para motorista habilitado pode estudar os indicadores de cliques e a taxa de conversão para medir melhor o sucesso do projeto na internet.
O tráfego orgânico tem origem na participação dos usuários nos mecanismos de busca e nas redes sociais.
Tráfego orgânico é uma forma de marketing, onde os consumidores escolhem o produto ou serviço que desejam comprar sem necessariamente receber qualquer tipo de incentivo ou oferta.
Esse tipo de marketing é baseado na ideia da lealdade do consumidor, onde ele se torna fiel a um produto por conta própria.
E como o crescimento do marketing digital onde, nos últimos anos, praticamente todos os grandes players do mercado investem em plataformas de marketing digital e redes sociais.
A grande maioria dos negócios está investindo alto em plataformas de marketing digital para captar mais tráfego orgânico para o impulsionar uma marca, seja ela própria ou uma prestação de serviço.
Por exemplo, uma empresa que vende rastreador veicular particular pode produzir conteúdo voltados para o mercado com o intuito de fidelizar clientes e encontrar novas oportunidades de negociação.
Os processos são muitos, mas os resultados podem ser surpreendentes. No entanto, é necessário ter um plano de ação detalhado para alcançar os objetivos desejados.
O que é tráfego orgânico?
O tráfego orgânico é aquela quantidade de visitas que um site recebe, provenientes de buscas e links gerados através da melhoria natural do site, buscando chamar a atenção dos mecanismos de busca.
Esta é a forma mais efetiva de obter visitantes para o site. O tráfego orgânico também é um ótimo indicador para medir o desempenho das melhorias feitas em um site para monitorar as melhorias de SEO.
Dessa forma, uma empresa que trabalha com rede de proteção para escada caracol pode verificar se as campanhas comerciais estão sendo acessadas e, a partir disso, monitorar a experiência do usuário na página até realizar uma compra.
O principal benefício de investir em SEO orgânico é que os sites podem obter um número muito grande de visitas por uma grande quantidade de tempo sem precisar investir em links patrocinados.
O que garante maior acesso e maiores demandas para atingir o topo dos resultados dos mecanismos de busca e converter mais clientes.
Quando falamos em tráfego orgânico para uma empresa, estamos falando de um tráfego vindo de buscas orgânicas, ou seja, feito pelo usuário nos buscadores sem qualquer tipo de intervenção por parte da empresa.
Ou seja, as buscas orgânicas crescem sem qualquer tipo de ação da empresa, mas utilizando práticas como o SEO ou SEM. Sendo assim, é importante que esse tráfego orgânico seja considerado, pois é ele que vai levar visitantes ao site de maneira massiva.
Por exemplo, não adianta uma empresa que oferece instalação de forro modular investir somente em tráfego pago; pois, quando o dinheiro acabar, o tráfego obtido não será mantido para os próximos meses, o que pode comprometer os resultados da empresa.
Por que tráfego orgânico é importante para o Marketing Digital
O marketing digital é um dos principais fatores para o sucesso de uma empresa. Contudo, saber como gastar o dinheiro do marketing digital é um dos principais desafios que uma organização enfrenta.
O tráfego orgânico é fundamental para aumentar o engajamento de uma marca na internet. Por isso, todas as empresas podem investir em tráfego orgânico, desde uma fabrica de laje pré moldada até uma empresa de moda.
O tráfego orgânico é a única forma de marketing que não exige nenhum esforço financeiro. Porém, esse tipo de tráfego também exige um pouco de preparação. A preparação começa com uma boa lista de palavras-chave para o site.
Outro ponto importante é utilizar ferramentas como o Google Search Console, que permite o monitoramento do tráfego orgânico e o acompanhamento de ranking dos resultados do site.
O tráfego orgânico é importante para o marketing digital porque ele é gratuito, uma vez que os visitantes são direcionados diretamente à página.
Ele ajuda a marca a ganhar a confiança dos consumidores, já que eles podem conferir o conteúdo da página sem qualquer interrupção e por confiarem nos primeiros resultados que os mecanismos mostram.
Com o tráfego orgânico, os anunciantes também podem ater-se às páginas de conteúdo relevantes para a empresa visando a monetização do site.
Por exemplo, um site que fale sobre CNH carro e moto, ao adquirir um tráfego muito grande de pessoas procurando por esse assunto, poderá oferecer um link pago para que outra empresa possa divulgar um produto ou serviço.
Por isso, se uma empresa está preocupada em otimizar o posicionamento nos motores de busca, especialmente no Google que é o buscador mais utilizado no mundo, não é necessário um grande investimento para que isso aconteça.
Entre as principais estratégias, o uso de tráfego orgânico é um dos mais recomendados. Isso porque ele vem de fontes de confiança, sem pagamentos e ações de marketing que podem ser muito custosas para empreendimentos que estão iniciando.
O tráfego orgânico é a maneira mais eficiente de ganhar links do Google, e consequentemente, aumentar o posicionamento orgânico do site.
É um processo natural que se inicia quando o site é indexado no Google, quando os usuários clicam no site sempre que estiverem na primeira página de resultados de pesquisa.
O tráfego orgânico é uma boa estratégia para aumentar as vendas em uma loja digital. Os usuários que clicam nos produtos em uma loja de freio automotivo deixam rastros quanto às suas preferências na web.
Esses dados podem ser utilizados para que a empresa invista em outras estratégias de marketing para esse perfil de cliente.
Quais os benefícios de investir em tráfego orgânico
Os benefícios de investir em tráfego orgânico são inúmeros, podendo ser destacados os ganhos em tempo, esforço e dinheiro.
Ganhos em tempo porque o algoritmo dos buscadores permite que as pessoas sejam levadas para os resultados dos seus sites sem precisar entrar em um loop de páginas pagas.
O tráfego orgânico é proveniente de pessoas que escolheram um site ou blog porque estavam interessados no conteúdo e queriam saber mais sobre o que estava sendo dito. Desse modo, escolhem as primeiras opções de sites pois são consideradas mais confiáveis.
Por exemplo, ao pesquisar por exame admissional, o usuário mostra predisposição em consumir conteúdos sobre o tema, sendo um ótimo momento de compra para que o usuário possa fazer uma negociação.
Os benefícios de investir em tráfego orgânico é que as pessoas que buscam na internet por uma empresa, produto ou serviço, tem uma percepção positiva e os visitantes não são tão influenciados por outros sites.
As pessoas que buscam por informações estão disponíveis para coletar novos valores e conhecimentos e, nesse momento, pode ser um grande diferencial para o negócio convencer o consumidor para a compra.
Quais os tipos de tráfego orgânico no Marketing Digital
Os tipos de tráfego orgânico no Marketing Digital são muitos. Por isso, é necessário dividir e estudar cada um deles de forma separada, alguns dos mais importantes são:
- Tráfego de link;
- Tráfego de conteúdo;
- Tráfego de compartilhamento;
- Tráfego de comentário;
- Tráfego de curtidas.
Por se tratar de uma estratégia sem o investimento financeiro as buscas orgânicas crescem sem qualquer tipo de ação da empresa, se utilizando de outras características para ser criado e desenvolvido.
Essa estratégia é importante pois ela vai mostrar a relevância da marca no mercado, além de desenvolver a confiança dos possíveis compradores.
Considerações finais
O tráfego orgânico são aqueles visitantes que entram em um site ou blog pelas palavras-chave ou frases que foram colocadas dentro do conteúdo.
No marketing digital, essa é uma estratégia decisiva para a construção de uma boa reputação da marca dentro de um mercado altamente competitivo.
Assim, pela economia de custos que o tráfego orgânico possibilita e pela diversidade de assuntos que ele pode atrair, muitas empresas e pessoas físicas se disponibilizam em criar conteúdo na internet para convertê-lo em tráfego orgânico.
Ao atrair esses visitantes e possíveis clientes para uma página, o projeto digital pode oferecer produtos e serviços com o intuito de se promover nos negócios e encontrar novos clientes.
Por isso, os benefícios consistentes e de longo prazo que o tráfego orgânico pode proporcionar, muitos profissionais que trabalham com marketing digital investem para colher mais visitantes cotidianamente para as conversões comerciais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.