E-mail marketing: o que é e como utilizar para seu negócio
O tipo de abordagem direta que uma empresa utiliza para se relacionar com os clientes diz muito sobre ela. E o E-mail Marketing se destaca muito nesse quesito de manutenção do relacionamento.
É isso mesmo – apesar de muitos acreditarem que não é usual -, uma das formas de comunicação mais antigas da internet continua sendo relevante para uma série de utilidades, inclusive para qualificar potenciais clientes e engajar clientes ativos.
O marketing feito via e-mail, especialmente, pode alcançar as pessoas certas – na hora certa e com o conteúdo certo.
Quer saber como essa tática funciona? Tem curiosidades a respeito das vantagens que ela representa? Saiba tudo isso e muito mais no seguinte texto!
O que é e-mail marketing?
Em termos básicos, e-mail marketing é o envio sistemático de e-mails para uma lista de contatos pré-elaborada com o objetivo de vender ou divulgar algo.
Anúncios de ofertas sobre ozonioterapia emagrece, destaque sobre conteúdos exclusivos da área de atuação e pesquisas de opinião são alguns exemplos do que pode conter um e-mail marketing.
As caixas de entrada são plataformas muito familiares para quem está na internet há muito tempo.
Por essa razão, realizar marketing direto por meio delas é um dos melhores modos de se aproximar de fornecedores de materiais cirúrgicos e outros tipos de persona!
Qual a importância do e-mail marketing no seu negócio?
Para se ter uma ideia da importância de contar com essa ferramenta, é preciso considerar alguns dados.
Uma pesquisa da Statista aponta que em 2023 existiam 4 milhões de usuários de e-mail no mundo todo.
Só por isso o e-mail marketing se mostra um ponto fora da curva em termos de divulgação e construção de relacionamentos para os mais diversos negócios, como empresa de segurança do trabalho. Afinal, há uma ampla base de potenciais clientes para se conectar, desde que o relacionamento se estabeleça pelo interesse prévio desses leads.
Contudo, além desse aspecto, há muito mais vantagens a se considerar.
Leia atentamente os tópicos abaixo para compreender a importância do marketing voltado para caixas de entrada!
- Mais previsibilidade
Você certamente já investiu recursos em campanhas para redes sociais, seja produção de conteúdos ou mídia paga.
O percentual de pessoas que vão encontrar as postagens ou os anúncios de aluguel tendas para eventos é sempre maior do que o percentual de usuários que vai interagir com aquilo efetivamente.
No caso de e-mails, todos os contatos presentes na lista da empresa vão receber a mensagem. Então, trata-se de uma estratégia com uma previsibilidade bem maior.
- Uma tela em branco…
Um dos principais destaques do e-mail é que ele pode ser visto como uma tela em branco que pode ser preenchida das maneiras mais criativas que você conseguir, visto que diferentes formatos e redirecionamentos podem ser incluídos.
Na prática, não há limite de caracteres, links, imagens e GIFs para utilizar e ilustrar todas as vantagens da porta de ACM preço, por exemplo.
Aí está, portanto, uma oportunidade muito valiosa de inovar e, acima de tudo, agregar valor ao que sua empresa pretende vender e a experiência que oferece ao consumidor.
Esse é um patamar de flexibilidade que poucos formatos do marketing possuem.
- Mais informações
É claro que não podemos nos esquecer ou subestimar a principal qualidade dos e-mails: a comunicação.
Essa é a razão de ser deles, o motivo pelo qual foram criados e se mantêm tão relevantes até hoje.
Quando aplicamos essa noção à lógica empreendedora, fica claro que as trocas de e-mails entre a loja de discos abrasivos e a base de clientes revela várias informações sobre ela, promovendo mais clareza para as próximas estratégias.
Para se ter uma ideia, com o devido acompanhamento, é possível mensurar por meio do e-mail marketing:
- Quantas pessoas abriram o e-mail;
- Quantas pessoas excluíram o e-mail;
- Quantas pessoas marcaram como spam;
- Quantas pessoas responderam o e-mail;
- Quais os temas mais relevantes;
- Quais contatos podem ser classificados como inativos.
Todas essas são métricas vitais para mensurar o sucesso (ou o fracasso) das suas campanhas de e-mail marketing e realizar campanhas mais efetivas.
- Possibilidades de personalização
Um e-mail profissional não precisa ser extremamente formal ou padronizado, muito pelo contrário!
Tecnologias de automação, junto a boas práticas de copywriting, permitem que a marca – desde um pet shop até uma revendedora de esquadrias de alumínio Campo Grande MS – personalize cada mensagem.
Para isso, é possível realizar ações que vão desde a inclusão do nome do cliente no cabeçalho até enviando ofertas especiais na data de aniversário ou em datas comemorativas, ou mesmo disponibilizar cupons específicos para compras.
Contudo, a melhor forma de fazer depende dos objetivos e do posicionamento da sua marca frente aos consumidores.
- Aumento da credibilidade
É uma janela direta entre as atividades da empresa especializada em cadeira escritório encosto cabeça e o consumidor. Assim, é sempre benéfico para a construção da marca, sua identidade e a construção de relacionamentos de valor, independentemente do ramo de atuação.
Na prática, o e-mail funciona exatamente assim. As pessoas se sentem parte da instituição, recebendo informativos e podendo encaminhar dúvidas e sugestões. Além disso, se sentem valorizadas, afinal, ficam sabendo sobre ofertas e novidades antes da maioria do público.
Esse sentimento de exclusividade e inclusão faz muito bem para o branding. Mais ainda, aprimora a credibilidade do empreendimento e influencia positivamente as pessoas.
Boas estratégias de e-mail marketing são, provavelmente, os formatos mais indicados para construir algo do tipo.
Como fazer e-mail marketing?
Na mesma medida que essa prática é muito benéfica, ela exige certo nível de especialização e capacitação.
Agora, nos tópicos que vêm a seguir, vamos explicar em detalhes os melhores jeitos e métodos de realizar as melhores campanhas de e-mail marketing. Veja!
Teste, teste, teste
Você deve ter percebido o quanto destacamos as possibilidades de inovação e flexibilização que um corpo de e-mail apresenta.
Por isso mesmo, trate cada campanha da mesma maneira: com dinamismo e flexibilidade.
Na prática, isso quer dizer fazer testes com diferentes textos, CTAs, imagens, gifs, layouts e similares.
Os chamados testes A/B servem para publicar duas versões, com pequenas diferenças, de um mesmo e-mail e verificar qual se sai melhor com o público.
É ótimo para direcionar melhor os gastos e ter certeza do tipo de abordagem que seus clientes consideram mais atrativa.
Não exagere no envio
Sejamos francos: ninguém gosta de ter a caixa de entrada lotada de e-mails seguidos e repetitivos.
Assim, evite se tornar um sério candidato à pasta de spam espaçando melhor os seus conteúdos de e-mail marketing.
É preferível enviar 2 e-mails completos por semana do que 5 em um mesmo dia, que se trata de um período de tempo muito curto.
Então, escolha bem quando (e quantos) você pretende programar por semana.
Acerte a linguagem
Qual linguagem se adequa melhor ao perfil da sua persona? São personalidades que se comunicam de forma mais informal, formal ou um meio termo entre ambos?
É muito importante definir essa característica antes de começar as campanhas. Uma abordagem mal calculada pode soar artificial ou exagerada e prejudicar a imagem da empresa, não surtindo os efeitos esperados.
A melhor maneira de transmitir uma mensagem sem ruídos é comunicando-a de um jeito que a persona entenda com rapidez e sem grandes complicações.
Pense nos dispositivos móveis
Pesquisas apontam que mais de 60% dos e-mails são acessados por dispositivos móveis – isto é, celulares, smartphones e tablets.
Essa estatística não pode ser negligenciada. Todo e-mail deve ser desenvolvido com essa possibilidade em mente.
Desenvolva layouts que sejam facilmente adaptados para diferentes tipos de tela, desde monitores desktop até as telas menores de celulares.
A responsividade é sinônimo de mais interações, que, por sua vez, são ótimos sinais!
Monte uma lista de e-mails idônea
Apesar de abordarmos essa parte ao fim do texto, a realidade é que ela deve ser uma das suas primeiras preocupações.
Em primeiro lugar, todas as pessoas com quem você pretende interagir tem de estar de acordo com o recebimento dos e-mails (cedendo os dados de contato).
Comprar listas de e-mails de outras pessoas e utilizá-las sem autorização pode causar muitos problemas legais – por isso, cuidado!
A forma mais recomendada de captar um grande número de contatos de maneira legal é por meio de janelas pop-up e landing pages no site da empresa.
Tradicionalmente isso é feito sob o ponto de vista de uma troca: a pessoa informa o e-mail dela e, em troca, recebe um conteúdo exclusivo da marca, por exemplo.
Use plataformas de e-mail marketing
Nenhuma campanha satisfatória é feita de forma totalmente manual. Existem muitas ferramentas que ajudam em vários aspectos.
As plataformas de e-mail marketing possuem funções como automação de envio, gerenciamento de listas de contato, criação de conteúdo e relatórios especializados.
Para a equipe não ficar “no escuro” quanto à repercussão do que está sendo desenvolvido, escolher uma delas é o melhor caminho!
Informe-se a respeito das necessidades dos colaboradores encarregados dessa parte e contrate a plataforma mais conveniente para a sua marca.
Defina o objetivo da sua campanha
O que você procura alcançar com uma campanha de e-mail marketing? Há diversas possibilidades, todas úteis e pertinentes.
Você pode desejar dar boas-vindas a quem fez a primeira compra no seu e-commerce. Ou, então, nutrir os contatos que assinam a sua newsletter.
Há, ainda, a possibilidade de impulsionar os acessos do seu blog corporativo, entregando semanalmente uma newsletter com os conteúdos publicados nele.
Quando o time de atendimento identifica perfis que já foram ativos e hoje em dia não mantêm o mesmo nível de assiduidade, o e-mail marketing também é bastante relevante.
Enfim, a partir do momento em que você vislumbra onde é possível chegar com o e-mail marketing, todo o potencial de negócio pode ser expandido!
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.