E-commerce e as oportunidades de negócios
Quem procura aumentar suas vendas ou até mesmo investir em um negócio novo, e que seja mais rentável, olha para o e-commerce com um carinho muito maior do que qualquer outro meio de vendas.
Afinal, com a evolução de novas tecnologias, vender produtos ou serviços pela internet se tornou algo extremamente comum e diria que, muitas vezes, é visto como uma preferência por grande parte das pessoas.
Para se ter uma noção da importância do e-commerce para o cenário da economia nacional, o ano de 2021 registrou recorde alcançando um faturamento de 161 bilhões de reais, número 26,9% maior do que em relação ao ano de 2020.
Ainda, de acordo com pesquisas, comprar produtos online é a preferência de 74% das pessoas, números esmagadores, que só demonstram a importância do e-commerce para as empresas.
Tudo que é vendido pela internet tem maior chance de fazer sucesso, até mesmo uma caixa de papelão, mas para que você consiga se destacar, não é apenas abrir uma nova loja, criar um site e pronto.
É preciso enxergar as oportunidades de negócio. Então, no texto de hoje, vamos falar sobre todas as oportunidades de negócio presentes em um e-commerce e como identificá-las, vem com a gente e não perca nada.
Comece com um bom planejamento
Identificar uma boa oportunidade de negócio em um e-commerce não é algo que acontece do dia para a noite, é preciso ter um bom planejamento e saber filtrar com competência, quais são seus objetivos e o que você deseja ter dentro desse mundo digital.
Comece planejando quais são as áreas que você tem mais facilidade para atuar, veja quais são seus objetivos, quantas pessoas você quer abordar, entre diversos outros fatores. Alinhe suas metas e objetivos, dentro de um planejamento consistente.
Faça uma pesquisa de mercado e conheça o público-alvo
Depois que você já tem uma base formada sobre o caminho que você deseja seguir, é hora de começar a conhecer mais sobre o mercado e o público-alvo, afinal, o e-commerce é completamente diferente de um negócio físico. Então, é preciso que ele seja analisado com cuidado e sempre colocando os pés no chão.
Separe alguns nichos que você já começou a pensar em seus planejamentos como a venda de luva de vaqueta, por exemplo, veja quais são os concorrentes, analise o comportamento dos consumidores que compram produtos online, e por aí vai.
Identifique as necessidades das pessoas
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o mercado, é hora de começar a identificar quais são as necessidades das pessoas, ou seja, o que cada indivíduo está precisando dentro do mercado, para isso, você pode pegar exemplos mais próximos de você, como seus parentes ou amigos.
Pergunte para eles, o que está faltando para os e-commerces, o que na opinião deles, poderia aparecer mais e o que eles mais consomem. A partir daí, você vai começar a entender mais o que as pessoas estão procurando e até mesmo, compreender as áreas que estão em alta dentro do mercado.
Veja o que está em alta e o que está faltando dentro do mercado
Além de identificar o que as pessoas precisam, também é importante saber exatamente o que está em alta e o que está faltando dentro do mercado. Pegue a pesquisa que você fez e comece a analisar quais são as áreas que mais vendem em um e-commerce.
Em 2021, por exemplo, as áreas de beleza, estética, jogos, cinema, eletroeletrônicos, roupas e acessórios para casa, como móveis e decoração, estiveram grande parte do ano em alta com ótimos números de venda.
Também é importante ficar de olho no que está faltando dentro do mercado, é difícil pensar em alguma coisa que você não ache dentro da internet, mas às vezes, um oxigênio medicinal talvez seja mais raro de encontrar e também possa ser visto como uma boa oportunidade de negócio.
Esteja preparado para agir no momento certo
Por fim, toda oportunidade de negócio se baseia em saber o momento certo de agir, então, sempre fique de olho em qualquer brecha de mercado ou em qualquer buraco que você possa cobrir. Saiba exatamente quando será benéfico para você abrir um novo empreendimento e começar o seu próprio e-commerce.
Analise todos os fatores que listamos acima, e com todas essas informações coletadas, saiba com muito mais precisão, quando você pode dar o bote certo e entrar de vez dentro do mundo virtual.
Agora conte para a gente nos comentários abaixo, você já atuou em um e-commerce? Acha que ele pode ser uma boa oportunidade? Deixe sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado do texto!
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.