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Dicas para comprar pneus

O que considerar na escolha do pneu para carros de passeio?

Muitas vezes, o preço acaba sendo o maior balizador das pessoas no momento em que vão trocar os pneus em goiania do carro. Claro que deve ser levado em consideração, mas há fatores importantes que ajudam a garantir mais segurança, conforto e preservação das peças do seu veículo. Veja alguns deles!

Maciez e conforto

Escolher pneus em goiania com perfil mais baixo para dar aquele ar esportivo ao seu carro nem sempre é a melhor ideia, em especial se você passa por ruas e avenidas esburacadas ou com paralelepípedos — muito comuns na maioria das cidades brasileiras. O problema é que eles têm a camada de ar mais fina e isso faz com que o atrito seja maior.

Durabilidade

Aqui, você vai ver uma linguagem um pouco mais técnica, mas que vai ajudar a decidir na hora de verificar as especificações do pneu que pretende comprar. Aqueles que compõem a categoria highway terrain (HT) e os de passeio duram mais do que os chamados mud terrain (MT) e os de alto desempenho.

Aliado a isso, é bom checar a composição da borracha. As mais macias, por exemplo, costumam durar menos.

Pneus para chuva

Se você pensa que só os pilotos de corrida preocupam-se com os pneus em goiania apropriados para uso na chuva, está enganado. Principalmente para as pessoas que vivem em locais onde a umidade é mais elevada, vale a pena procurar pneus em goiania que tenham desenho da banda de rodagem. Esse modelo favorece a dispersão da água, impedindo o que conhecemos como aquaplanagem.

Como identificar o pneu mais adequado para seu carro?

Agora que você sabe o que deve considerar na hora de escolher o pneu, é importante saber também como identificar aquele que seja perfeito para seu veículo. Confira!

1. Entenda os códigos e etiquetas de identificação

Na hora de escolher o pneu, você viu várias letras e números na lateral e não entendeu nada? Não se preocupe, vamos explicar o significado das principais, que ajudarão você a traduzir melhor o tópico anterior. Usaremos como exemplo as seguintes marcações:

  • P175/70R13 92H;
  • Traction AA.

1.1. Medidas, tipo de construção e veículo

O primeiro conjunto de letras e números mostra quais são as medidas, a forma de construção e para qual tipo de carro o pneu foi desenvolvido. A leitura desses valores é feita da seguinte forma:

  • P: indicado para veículos de passeio;
  • 175: largura, em milímetros;
  • 70: altura da lateral, sendo 70% do tamanho da largura, ou seja, 122,5 mm;
  • R: mostra que o pneu é radial;
  • 13: indica o tamanho da roda que deve ser usada.

1.2. Índice de carga

Esse item indica o peso máximo suportado por cada pneu, usando a calibragem ideal. Ele vem marcado logo após as indicações das medidas. Em nosso exemplo, esse valor é 92. Porém, esse número não quer dizer que ele aguente 92 kg. Uma tabela deve ser consultada. Para esse modelo, o peso máximo suportado é de 630 kg cada.

1.3. Índice de velocidade

Pode ser encontrado logo após o índice de carga. Mostra qual a velocidade máxima que o pneu suporta. Para o exemplo que usamos, ela é representada pela letra “H”, indicando uma velocidade máxima de 210 km/h.

Os modelos mais comuns encontrados são:

  • Q: até 160 km/h;
  • R: até 170 km/h;
  • S: até 180 km/h;
  • T: até 190 km/h;
  • H: até 210 km/h;
  • V: até 240 km/h.

1.4. Treadwear

Com valores entre 60 e 700, esse número indica a durabilidade de um pneu. Quanto maior esse valor, mais resistência ele terá. Porém, vale lembrar que o desgaste também depende de outros componentes do veículo, portanto, um Treadwear 200 pode durar mais que um de valor 300, dependendo das condições, por exemplo, dos amortecedores.

Durar mais não quer dizer melhor opção. Pneus em goiania mais macios se desgastam mais rápido, porém, geram mais aderência, sendo melhores em curvas e frenagens. Normalmente, quanto maior o treadwear, mais dura será a borracha da banda de rodagem.

1.5. Etiqueta padrão “UE”

A partir de abril de 2018, todos os pneus em goiania comercializados no Brasil deverão vir com a etiqueta padrão “UE”, facilitando a leitura dos seus tipos e indicando quais são as suas principais características. Essa etiqueta, já usada na Europa, vem com informações sobre sua eficiência quanto ao consumo de combustível, aderência em piso molhado e geração de ruídos.

2. Procure informações no manual do fabricante do veículo

Sempre procure informações no manual do seu carro. Ele vai indicar as principais características do pneu correto para seu veículo, como largura, tamanho e pressão ideal. Não seguir as especificações do fabricante pode causar sérios danos à suspensão e ao sistema de direção, além de aumentar o risco de acidentes.

Esses componentes foram projetados para aguentar determinadas forças e, usando pneus em goiania incorretos, elas podem ultrapassar os limites testados pelo fabricante, causando desgaste e possivelmente a quebra.

3. Identifique o tipo de carro que você tem

Cada carro possui um pneu ideal e saber identificar qual tipo de veículo você tem é muito importante. Como você já aprendeu a reconhecer as letras gravadas na lateral sabe que, para carros de passeio, o recomendado é aquele que tenha a inscrição “P”. Se não for o seu caso, existem alguns outros modelos, sendo esses:

  • LT: indicado para caminhões leves e alguns tipos de SUVs maiores;
  • ST: recomendados para reboques e motor-homes;
  • C: usados em caminhões, vans e pick-ups de maior porte.

4. Verifique os locais onde o veículo é mais usado

Os locais onde você usa o seu carro também são importantes para a escolha correta do pneu. Ao usá-lo em ambientes urbanos, a velocidade atingida tende a ser menor, portanto, o índice de velocidade pode ser baixo, como o indicado pela letra “Q”, até 160 km/h. Se o veículo for usado em viagens ou grandes percursos, onde a velocidade pode ser maior, é recomendado o uso das categorias “S” ou “T”.

Fique atento também ao tipo de terreno onde você trafega. Existem pneus em goiania que são mais indicados para asfalto ou terra e outros que funcionam bem nos dois terrenos. Lembre-se também que, um valor treadwear mais alto indica uma durabilidade maior, mas não é recomendado em terrenos de terra por causa da sua menor aderência.

5. Determine a banda de rodagem

O terreno por onde você anda com seu carro é determinante para definir a banda de rodagem e a largura do pneu. Os desenhos ou sulcos são responsáveis por escoar a água. A banda de rodagem simétrica, ou seja, com sulcos iguais em ambos os lados, é recomendada para uso urbano, sendo essa uma das mais comuns em carros de passeio.

As assimétricas possuem diferenças entre o lado esquerdo e direito. Isso aumenta o escoamento da água, garantindo mais estabilidade em curvas, além de melhorar o desempenho nas frenagens com terreno molhado. Em pneus em goiania off road, além dos sulcos, que nesse caso, servem para eliminar a lama e outros detritos, são usados blocos de borracha, trazendo mais tração.

6. Não exagere na largura

A largura do pneu, assim como os desenhos dos sulcos, afeta a tração e desempenho do carro em frenagens. Aumentando essa medida, o contato do veículo com o solo será melhor e, por consequência, sua estabilidade em curvas também vai melhorar. Mas fique esperto! Isso aumenta o consumo de combustível e causa mais estresse aos componentes da suspensão e da direção.

7. Fique atento ao peso máximo suportado pelos pneus

Essa dica vale principalmente para pick-ups, SUVs, pequenos caminhões e vans. Lembra que falamos sobre o índice de carga? Se você costuma transportar cargas ou lotar o carro de gente, procure pneus em goiania com um índice maior. Trafegar acima desse limite pode causar graves acidentes.

8. Veja a procedência e não compre recauchutados

Tente não comprar os chamados recauchutados ou aqueles de marcas que você nunca ouviu falar.

Por mais bonitos que eles estejam por fora, por dentro podem estar um caos. Além disso, o material usado pode não ser de boa qualidade e o barato acabaria saindo bem caro.

Qual a importância da manutenção dos pneus?

Com essas dicas, você certamente saberá como escolher o pneu ideal para seu veículo. Mas para mantê-los funcionando, alguns cuidados são necessários. Veja mais!

Calibragem

A calibragem feita de forma adequada tem influência direta na segurança e no desempenho do veículo. O procedimento ajuda a tornar a vida útil dos pneus em goiania maior, reduzindo a necessidade de fazer trocas. Mas você sabe qual a periodicidade correta para que ela seja feita?

O ideal é não esperar para calibrar os pneus apenas quando percebe que eles estão baixos ou quando a direção começa a ficar mais dura. O manual de fabricação do seu veículo tem todas as informações necessárias para que você deixe os pneus calibrados, tanto a respeito da periodicidade quanto sobre a quantidade ideal de PSI (libra por polegada quadrada).

Normalmente, é recomendável que você pare no posto de combustíveis para calibrar os pneus a cada 15 dias, pelo menos. Mas se verificar que ele está murchando mais rápido, o melhor é consultar um profissional e, provavelmente, comprar um novo.

Vale lembrar que a calibragem deve ser feita quando os pneus em goiania estiverem frios. Ou seja, depois que o veículo estiver parado por pelo menos uma hora e sem que ele tenha rodado mais do que três quilômetros, de preferência em velocidade mais baixa. Por fim, verifique o posto escolhido se os manômetros têm certificação de qualidade aferida.

Veja agora mais vantagens de manter os pneus em goiania do automóvel com a calibragem em dia!

Economia

O consumo de combustível de um carro com os pneus murchos pode ser pelo menos 2% maior do que nos veículos de proprietários que têm o hábito de manter os pneus em goiania calibrados. Isso ocorre porque a energia mecânica do motor é menos consumida nesse caso.

Segurança

Quando o assunto é segurança — e esse é o principal tema a ser levado em consideração —, ter os pneus do seu veículo calibrados de acordo com as especificações do manual de fábrica reduz as chances de perder a estabilidade. Isso é ainda mais importante nas curvas.

Além disso, a possibilidade de haver rachaduras nos pneus ou que eles estourem é menor quando eles estão mais firmes.

Revisão na suspensão e no sistema de direção

É preciso ter atenção em alguns detalhes importantes. Problemas em componentes da suspensão e direção podem reduzir muito a vida útil de um pneu, independentemente de ser o modelo certo ou não. Uma boa revisão evita dor de cabeça e dinheiro jogado fora.

Se os amortecedores estiverem com defeito, podem causar alguns tipos de desgastes. Isso porque o contato dos pneus com o solo não ocorre da forma ideal. Há jogos que são comprados recentemente e logo começam a mostrar aquelas partes com aspecto de “comidas”. É bem provável que a culpa disso seja dos amortecedores.

Terminais com defeito, folgas na direção e alinhamento ruim também são grandes vilões quando o assunto é desgaste dos pneus em goiania.

Com essas dicas, você vai saber qual o melhor pneu para carros de passeio. Confira se ele tem o selo de qualidade do Inmetro, que garante um produto de boa procedência. Fazendo isso, você evita muitas dores de cabeça. Não coloque a sua vida em risco!