Dados confirma que a cada hora, 503 mulheres são agredidas fisicamente no Brasil
Neste Dia Internacional da Mulher, um dado assustador foi divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A cada hora, 503 mulheres acima de 16 anos foram agredidas em 2016. Isso representa um total de 4,4 milhões de casos. As principais vítimas (32%) são as negras, seguidas das pardas (31%). Mulheres brancas representam 25% dos casos. Ainda segundo o levantamento, três em cada dez mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência nos últimos 12 meses. A principal delas é a ofensa verbal, seguida da ameaça de violência física. Em 61% dos casos, o agressor é conhecido da vítima, sendo principalmente companheiros e ex-companheiros. A maior parte dos casos de agressão acontece dentro de casa, segundo a pesquisa.
Assédio – Quatro em cada dez brasileiras sofreram algum tipo de assédio em 2016. Os números mostram que 36% receberam comentários desrespeitosos ao andar na rua. Em 10,4% dos casos, o assédio foi físico e no transporte público. Tanto comentários desrespeitosos quanto assédio físico no transporte público são mais comuns entre jovens (16 a 24 anos) e negras.
Denúncia – Casos de violência contra a mulher normalmente são subnotificados e o estudo comprova isso. Mais da metade (52%) das mulheres que afirmaram ter sofrido algum tipo de violência não fizeram nada. Apenas 11% procurou uma delegacia da mulher. A população percebeu, de modo geral, que a violência contra as mulheres aumentou nos últimos dez anos. 76% afirmam isso. Isso já foi presenciado por 66% da população, que afirmam já ter visto uma mulher sendo agredida fisicamente ou verbalmente.
Siga-nos nas redes sociais
Facebook: Globo Expresso.com
Instagram: prs.edvaldoeweider