Cozinha estilo moderno
Funcionalidade, estilo e praticidade se unem para criar um ambiente aconchegante e que atende as necessidades do dia a dia
O estilo moderno se baseia em três pilares quando o assunto é design de interiores: praticidade, funcionalidade e simplicidade. O conceito pode ser aplicado nos mais diversos ambientes da casa, promovendo um maior aproveitamento dos espaços e funções designadas a cada cômodo.
Com a cozinha, não é diferente! O ambiente que dá suporte para a confecção de alimentos e o consumo de refeições pode ganhar toques modernos através do uso de móveis de cozinha direto da fábrica, escolhas inteligentes e a distribuição otimizada dos objetos.
Quais as vantagens de ter uma cozinha moderna?
A cozinha é um dos principais cômodos da casa, afinal, é nesse espaço onde são armazenados, produzidos e servidos os alimentos do dia a dia. Todo esse processo faz com que muitos itens se acumulem no espaço: eletrodomésticos, mesas, bancadas, armários… a lista é extensa.
Nesse contexto, surge a cozinha moderna, com o objetivo de deixar o espaço mais funcional e aconchegante no dia a dia. Através da escolha dos móveis, da distribuição dos itens e da organização é possível otimizar as atividades. A principal vantagem fica por conta da praticidade, principalmente para quem possui uma rotina corrida, que exige a otimização do tempo nas atividades básicas.
Como modernizar a minha cozinha?
Uma cozinha moderna não precisa, necessariamente, ser planejada antes da sua construção. Com alguns passos importantes, é possível transformar uma cozinha já existente em um ambiente moderno, funcional e elegante. Abaixo, é possível conferir dicas sobre esse processo:
Escolha móveis funcionais
Os móveis são a peça-chave que constituem os ambientes, afinal, como montar um cômodo sem móveis? Na hora de escolher os modelos, a estética não deve ser o único aspecto considerado por quem busca uma cozinha moderna.
Focar em móveis funcionais, que se encaixem bem ao espaço e podem ser usados de diversas maneiras é a principal dica. Assim, é possível aproveitar cada centímetro sem abdicar da funcionalidade e da praticidade necessárias. Antes de ir às compras, é importante anotar as medidas para ajudar na decisão final.
Avalie as opções suspensas
Ainda pensando nos móveis, as opções suspensas se apresentam como uma alternativa para quem tem a cozinha em um tamanho reduzido. Dessa forma, é possível organizar itens e armazenar alimentos sem ocupar a área de circulação.
Nossa dica é focar na altura e peso informados pelo fabricante de cada móvel. Dessa forma, é possível evitar que os móveis fiquem numa altura perigosa ou ainda que não sejam capazes de sustentar os itens desejados.
Dê preferência aos eletrodomésticos modernos
Atualmente, o mercado de eletrodomésticos tem focado na multifuncionalidade dos seus produtos, trazendo mais praticidade para o dia a dia. Nas cozinhas modernas, esses itens se tornam indispensáveis.
Fazendo escolhas inteligentes, é possível ter um produto que designa múltiplas funções, ocupando um único espaço. Para uma decisão assertiva, a dica é listar as principais funções usadas no dia a dia e comparar com os produtos disponíveis no mercado.
Planeje as ilhas e balcões
As ilhas e balcões podem ocupar áreas extensas da cozinha, portanto, é importante redobrar a atenção. A dica para otimizar o espaço é usar a bancada ou a ilha para fazer as refeições ou preparar os pratos. Dessa forma, é possível atribuir mais de uma atividade ao item, aumentando sua funcionalidade e, consequentemente, a praticidade de quem utiliza.
Finalize com o seu toque pessoal
Diferentes tendências passam pelo estilo moderno: cores neutras ou vibrantes, texturas ou acabamentos lisos, metais ou madeiras. Existe espaço para todos os gostos.
Escolhendo itens de decoração que são a sua cara e uma paleta de cores agradável, é possível somar elegância e um toque de personalidade a cozinha que já se tornou prática e funcional.