carne de porco
Uncategorized

Conheça alguns cortes de carne de porco

Maciez e suculência são características próprias desse tipo de carne

Por muito tempo, a carne de porco era considerada muito gorda e, por isso, não tão saudável quanto a carne de frango ou boi, por exemplo. No entanto, isso vai depender muito mais da peça utilizada do que do animal por si só.

Na verdade, quando comparada à carne bovina, a de porco tem um percentual de gordura menor, sendo rica em nutrientes e proteínas — e, o melhor, é mais barata! Depois de saber disso fica difícil não correr para o seu fornecedor de carne suína.

Para você que ainda não conhece tanto sobre o assunto ou mesmo deseja trazer esse tipo de carne para o seu cotidiano, vale a pena conhecer alguns dos principais cortes de porco. É de dar água na boca.

Principais cortes de porco

Bisteca

Uma das partes do porco mais consumidas pelos brasileiros é a famosa bisteca suína ou carré. Localizada na parte superior do animal, mais especificamente na região da coluna, é uma peça de carne super versátil, podendo ser servida assada, frita, grelhada, à milanesa ou preparada na churrasqueira.

Costela

Outra parte super valorizada por quem não dispensa uma carne de porco é a costela. Sua versão assada com molho barbecue tem ganhado cada vez mais o gosto dos consumidores, mas há ainda outras possibilidades de uso, inclusive com a peça cozida e servida com canjiquinha ou cuscuz marroquino. 

Filet mignon

Encontrado ao longo da espinha dorsal do porco está o filet mignon, uma carne especialmente macia e, por isso mesmo, muito saborosa. Ao mesmo tempo, é uma peça que pode ser preparada de vários modos: como bife, escalope, medalhão e, porque não, assados envolvidos em uma fatia de bacon. 

Maminha

Também chamada de ponta de picanha, a maminha é outro corte considerado nobre e extremamente apreciado por conta de sua maciez. A variedade de modos de preparo é outro destaque desta peça que pode ir da churrasqueira ao forno, passando pela frigideira ou no grill.

Pancetta

Pancetta é o nome italiano dado para a barriga do porco. Aqui no Brasil, porém, ela se diferencia da barriga propriamente dita pela menor quantidade de gordura. É uma carne macia e suculenta, boa para ser assada. Já da barriga, se extrai o bacon e o torresmo.

Pernil

O pernil nada mais é do que a coxa traseira do porco e, por conta do tamanho, abarca outros tipos de corte, tais como alcatra, maminha e picanha. Pode ser feito inteiro, geralmente assado no forno ou na churrasqueira, ou cortado em cubinhos, ou escalopes. 

Picanha

Assim como nos bois, a picanha suína fica localizada na região traseira do animal e tem como diferencial uma capa de gordura extremamente uniforme, que, conforme entra em contato com o fogo vai derretendo. A picanha é uma opção muito saborosa e suculenta, podendo ser assada no forno ou na churrasqueira.

Lombo

Se você busca um corte mais magro, o lombo ou lombinho suíno é a melhor opção. O corte, considerado um dos mais versáteis na culinária, fica localizado na região entre os ombros e as patas de trás do animal. Um dos segredos para manter a sua maciez é evitar o fogo alto para não ressecar a carne e se atentar ao cozimento.

Sobrepaleta

A sobrepaleta ou copa-lombo fica na parte superior da paleta e próxima ao lombo. Seu diferencial é a textura marmorizada graças à presença de gordura entre as fibras. O resultado é uma carne nobre, macia e muito suculenta. O ideal é que ela seja fatiada em bifes, podendo ser tanto assada ou cozida quanto grelhada.

Limão e laranja são algumas frutas que podem ser usadas para dar um toque especial na carne suína, junto com sal, alho e cebola. Seja qual for a sua escolha, lembre-se de cozinhar por tempo suficiente para que a carne não fique crua.