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Como usar a análise de dados para melhorar o seu website

A análise de dados visa oferecer entendimento de alto nível sobre informações que precisam ser destrinchadas e compiladas. Os profissionais conseguem obter dados sobre vendas, marketing, relacionamento com o cliente, entre outros.

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Seu propósito é o aprofundamento sobre as informações que a companhia coleta por meio de suas principais fontes. Entre os recursos usados para coletá-las estão plataformas de gestão, documentos, planilhas e ferramentas de automação.

Essas e outras fontes geram um nível elevado de material desestruturado, mas muito útil para a corporação, conhecido como big data. Quando essa quantidade de informação é compilada, pode ser analisada por meio de recursos tecnológicos.

Hoje em dia, existem sistemas que ajudam os analistas e automatizam a identificação de padrões de comportamento dos dados obtidos. Isso garante que, por meio de um material bruto, fique mais fácil entender a empresa com base em diferentes perspectivas.

Na era da informação, quem faz análise de dados é rei, por isso, é fundamental compreender a fundo esse assunto.

O gestor deve saber quais são as métricas e ferramentas que mostram sobre o desempenho do site, como usar a análise de dados para identificar oportunidades de melhoria na plataforma e quais são as melhores práticas para monitorá-la.

Principais métricas e ferramentas

Existem métricas e ferramentas fundamentais para análise de dados que ajudam a compreender o desempenho do site. Entre as métricas mais importantes está o custo de aquisição de clientes (CAC).

Ele ajuda a medir o valor que a organização está gastando para conquistar um cliente novo, e seu cálculo é feito por meio da divisão do investimento pela quantidade de clientes obtidos.

Por meio dessa métrica, uma companhia que fornece bomba de água sapinho poderá planejar melhor suas promoções de aquisição, além de medir a eficiência dos investimentos que realizou até o momento.

Outra métrica importante é o lifetime value (LTV), que mostra o valor gerado pelo cliente enquanto se relaciona com a empresa.

Seu cálculo se baseia na multiplicação da média de tempo em que a pessoa permanece comprando pelo ticket médio do produto. Assim, a companhia descobre o quanto cada cliente rende para o negócio.

Calcular o LTV é muito importante para entender como está a saúde do negócio, otimizar os investimentos e criar ações de melhorias.

Além das métricas, as organizações também precisam usar algumas ferramentas para fazer a análise de dados, e algumas das principais são:

  • Excel;
  • Google Sheets;
  • Tableau;
  • Google Analytics;
  • Adobe Analytics.

O Excel é uma das mais completas e absolutamente úteis para fazer análise de dados. Com ele, a corporação tem facilidade para estruturar informações, organizá-las do jeito certo, fazer cálculos com agilidade e visualizar os resultados em gráficos.

Uma entidade especializada em aluguel de sala para terapeutas pode usar o Google Sheets, que nada mais é do que a planilha do Google, oferecida gratuitamente aos usuários.

É indicada quando existe a necessidade de compartilhar essa planilha com outros profissionais, e principalmente se eles precisarem trabalhar simultaneamente no documento.

O Tableau é considerado como uma ferramenta de web analytics muito completa, devido à possibilidade de analisar uma grande quantidade de dados. Seu design é atraente e pode ser integrado a outros programas.

O Google Analytics facilita a análise de dados das campanhas digitais e do site institucional. É uma excelente ferramenta para descobrir quantas pessoas visitaram a plataforma, o número de novos usuários e o tempo de permanência nas páginas.

Por essa razão, é a ferramenta mais usada pelas companhias que precisam acompanhar os resultados obtidos com as estratégias digitais. Para utilizá-lo, basta inserir a tag de rastreamento no código fonte do site.

Por fim, o Adobe Analytics permite a integração dos negócios com todas as informações digitais obtidas.

De que forma usar a análise de dados?

De maneira geral, um centro de usinagem pequeno pode usar a análise de dados para identificar oportunidades e melhorias no site, e com isso tomar as medidas necessárias para otimizá-las.

Uma das formas de fazer isso é analisar a velocidade da plataforma, ou melhor, a velocidade de carregamento, pois se trata de um ponto crítico para a performance do site.

Quando a página demora muito para carregar, o visitante desiste e procura outra fonte de informação. Por outro lado, um carregamento rápido aumenta as taxas de conversão.

Geralmente, a lentidão no carregamento é provocada pelo uso excessivo de plug-ins, tamanho inadequado das imagens, problemas com o servidor, entre outras possibilidades.

Com uma ferramenta de análise de dados, fica mais fácil obter um diagnóstico sobre o tempo de carregamento e o que fazer para corrigi-lo.

Outro ponto fundamental a ser analisado é a compatibilidade com dispositivos móveis, inclusive, um fator importante para o ranqueamento nos resultados de pesquisa.

O site de um lar para idosos particular precisa oferecer a melhor experiência para aumentar as conversões, ganhar posições no Google e garantir a satisfação do usuário.

Para que o site seja mobile friendly, é necessário adotar um design responsivo, além de oferecer uma boa experiência para o visitante.

Basicamente, ele não pode ter nenhuma dificuldade para visualizar as imagens, ler os textos, clicar nos links ou qualquer outra ação.

Por fim, é essencial prestar atenção na segurança da navegação, outro quesito indispensável para a performance do site institucional.

Se o usuário se sentir inseguro para informar seus dados ou simplesmente para navegar, vai desistir da visita e a organização perde a oportunidade de fazer uma conversão.

Uma boa análise de dados também precisa ser voltada para a segurança e assim saber se a plataforma possui o certificado SSL válido e se utiliza protocolo HTTPS ao invés de HTTP.

Como acompanhar o desempenho do site?

Até mesmo um fabricante de púlpito em acrílico cristal pode usar boas práticas para acompanhar e monitorar o desempenho do site institucional de maneira contínua. Algumas formas de fazer isso são:

Analisar o tráfego

O tráfego é uma métrica importante porque ajuda a saber quantas pessoas acessaram o site e quais são as origens delas.

Ao obter essas informações, fica mais fácil desenvolver estratégias para atrair os visitantes, otimizar palavras-chave, criar boas campanhas de publicidade online, entre outras possibilidades.

Conhecer o comportamento dos usuários

Analisar o comportamento dos usuários ajuda a compreender como essas pessoas interagem com o site institucional.

A organização descobre quantas páginas estão visitando, a taxa de rejeição e o tempo de permanência, e com base nessas informações, também vai identificar problemas no site para melhorar a experiência do usuário.

Analisar palavras-chave

Se uma academia utilizou a palavra-chave “aula de treinamento funcional para iniciantes” em seu conteúdo, ela precisa analisá-la para saber se sua estratégia de SEO está trazendo os resultados esperados.

Por meio do Google Analytics, é possível saber quais são os termos que estão trazendo mais tráfego para o site e quais foram as páginas mais acessadas pelas pessoas.

São informações muito úteis porque ajudam a utilizar os termos utilizados, bem como as páginas de conteúdo, e com isso conseguir um posicionamento melhor nos resultados de pesquisa.

Monitorar as conversões

Monitorar as conversões também é muito importante porque isso ajuda a medir a efetividade das campanhas feitas pela empresa.

Por meio do Google Analytics, a corporação desenvolve metas e funis de conversão, monitora o comportamento dos usuários e identifica em qual momento eles estão abandonando a conversão.

Todos os empreendimentos, inclusive os que fazem manutenção em equipamentos médicos, precisam dessas informações porque assim poderão identificar problemas e necessidades de melhorias que vão aumentar a efetividade da campanha.

Monitorar o tráfego

Se a empresa tiver que fazer algumas melhorias necessárias, então também terá que acompanhar o tráfego regularmente para saber como está o desempenho depois das alterações.

O Google Analytics ajuda a fazer esse trabalho, uma vez que fornece todas as informações necessárias sobre o tráfego da plataforma.

Conhecer o desempenho dos dispositivos

Hoje em dia, se uma pessoa quiser ter informações sobre laudo ergonômico eSocial, basta pegar o celular e fazer a pesquisa no Google, e é justamente esse comportamento que tem aumentado o uso de smartphones para navegar na internet.

A empresa também pode usar o Google Analytics para saber quantas pessoas estão acessando a sua plataforma por meio dos dispositivos móveis e com isso melhorar suas páginas para esse tipo de navegação.

Considerações finais

A análise de dados é um processo muito importante para as empresas porque ajuda a entender informações coletadas por elas mesmas.

São dados imprescindíveis para várias estratégias, principalmente quando o assunto é o site institucional.

Ele precisa funcionar adequadamente para que possa atender a todas as necessidades dos usuários, e é com base na análise de dados que seu funcionamento será perfeito.

Usando as ferramentas certas, a organização consegue fazer todas as otimizações necessárias em sua plataforma institucional.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.