Como treinar sua equipe de SEO: um guia passo a passo
Aprenda como iniciar um programa de treinamento de SEO eficaz e fácil de expandir para integrar novos membros da equipe e melhorar as habilidades de sua equipe existente.
Se você é um profissional de SEO solo, o treinamento é fácil.
A única coisa necessária é o seu compromisso em aprender coisas novas regularmente.
No entanto, assim que você contrata mais uma pessoa para ajudar em seus esforços de SEO, você passa a ter uma equipe e o treinamento transferível se torna uma necessidade.
E se você está gerenciando uma equipe de SEO para um site empresarial, mas não tem um sistema configurado para treinar sua equipe, você já está com problemas.
Como você já tem muito o que fazer como um profissional de SEO ocupado, seu programa de treinamento deve ser:
Fácil de implementar. Escalável conforme suas equipes e necessidades do site aumentam
Este guia lhe dará uma maneira de iniciar um programa de treinamento eficaz e fácil de expandir para integrar novos membros da equipe e melhorar as habilidades de sua equipe existente.
Por que você precisa de um programa de treinamento em SEO
Ao longo de minha carreira em diversas agências e agora com uma grande plataforma de SEO, observei que muitas equipes de SEO – mesmo algumas das maiores marcas do mundo – não possuem programas de treinamento sistemáticos.
Por quê?
Suspeito que a maior razão, de longe, seja o tempo.
Os profissionais de SEO já estão tão ocupados que montar um programa de treinamento é apenas mais uma tarefa.
Também é mais difícil vincular as coisas sobre as quais eles serão avaliados.
Então, por que os gerentes de equipe de SEO deveriam investir na construção de um programa de treinamento?
É porque:
O sucesso em SEO é diretamente proporcional não apenas às habilidades, mas também ao conhecimento dos profissionais de SEO. O SEO muda rapidamente - sua equipe precisa estar atualizada. Uma abordagem programática para treinamento garante uniformidade de conhecimento e procedimentos padrão em toda a sua equipe. Você quase certamente está treinando de qualquer maneira, mas não de forma eficiente.
Resumindo, treinar sua equipe de SEO não é opcional.
É sobre como você está fazendo isso de forma eficiente e eficaz.
Veja como construir um programa de treinamento de SEO eficiente e eficaz enquanto ainda tem tempo para realmente fazer o SEO.
Etapa 1: Descrever os fundamentos do treinamento
Antes de começar a criar ou implementar um programa de treinamento de SEO, você precisa de um plano para garantir que cobriu todos os fundamentos em uma ordem lógica.
Neste ponto, seu plano não precisa ser mais do que um esboço.
Simplesmente mapeie todos os elementos de SEO e a abordagem de sua organização que você considera indispensável para sua equipe.
Quero enfatizar que seu plano deve incluir tanto conhecimento de SEO quanto sua filosofia única e procedimentos operacionais padrão.
Este último não deve ser ignorado porque a forma como sua equipe faz o SEO é tão importante quanto o que eles fazem.
O conteúdo desse esboço varia de um gerente de SEO para outro, mas aqui está um exemplo de esboço de curso sugerido:
Introdução ao SEO : necessário apenas se você estiver contratando novatos ou pessoas menos experientes em fazer SEO para sua equipe.
Entendendo o sucesso: como é o SEO de sucesso para sua organização? Quais são seus principais objetivos ?
Fundamentos de SEO:
Pesquisa de palavras-chave e tópicos
Planejamento de conteúdo
SEO na página e técnico
Auditorias de SEO
Estrutura do site
Links (externos e internos)
Procedimentos operacionais padrão
Fluxos de trabalho regulares: operações que são realizadas regularmente, como relatórios , análise de classificação , monitoramento da integridade do local, etc.
À medida que desenvolve seu programa de treinamento, você pode detalhar mais os detalhes desse esboço.
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Etapa 2: Decida Seu Meio de Treinamento
Existem muitas maneiras diferentes de apresentar seu treinamento para sua equipe.
Qual é o melhor depende do seu próprio estilo e de como você acha que sua equipe aprende melhor.
Aqui estão algumas opções.
Sessões ao vivo
Isso se aproxima da abordagem tradicional da sala de aula.
Estabeleça uma programação de reuniões regulares da equipe dedicadas ao treinamento, presencial ou remotamente por videoconferência.
Como gerente (e provavelmente o profissional de SEO mais experiente de sua equipe), você provavelmente liderará a maioria das primeiras sessões.
Com o tempo, é aconselhável atribuir sessões a outros membros da equipe.
Isso diminui seu fardo e também serve como uma ótima experiência de aprendizado para os outros, pois a melhor maneira de aprender algo é ensinando a outra pessoa.
Mantenha cada sessão fortemente focada em um ponto principal.
As pessoas se lembram apenas de uma fração do que ouvem, então não tente enfiar muito em uma aula.
Se você usar um deck para apresentar cada lição, certifique-se de enviá-lo para a equipe posteriormente para referência futura ou designe um local central onde os decks estejam disponíveis para todos.
Grave cada sessão.
Junto com os decks de apresentação, essas gravações se tornam a base de um programa de treinamento contínuo no qual os novos contratados podem trabalhar por conta própria.
Na verdade, essa é uma grande vantagem da abordagem da sessão ao vivo: você está construindo uma biblioteca de treinamento reutilizável à medida que avança, em vez de ter que construir um curso inteiro com antecedência.
Curso online
Se você for um pouco mais ambicioso, poderá usar um LMS (Learning Management System) para construir um curso autoguiado de lições disponíveis online.
As vantagens dessa abordagem são que é mais fácil criar aulas mais estruturadas e atualizá-las conforme necessário.
Além disso, o aprendizado pode ser individualizado com pouco uso posterior de seu tempo.
As desvantagens incluem:
Um grande investimento em trabalho inicial para projetar o curso.
Falta de interação com os alunos.
Documentação Existente
A maneira “rápida e suja” de construir um programa de treinamento é usar a documentação que você já criou e juntá-la em um curso de estudo.
Isso só funciona se você criar e atualizar conteúdo sobre SEO regularmente.
(Você também pode fazer uso de conteúdo de terceiros, desde que tenha certeza de sua qualidade e adequação à sua organização.)
A ideia aqui é definir um esboço do curso e fazer com que cada lição seja vinculada a postagens de blog, vídeos, apresentações ou outro conteúdo relevantes.
O aluno clica e lê ou visualiza o material relevante.
Seu único outro investimento aqui pode ser a criação de questionários e testes ou outros mecanismos de avaliação se você quiser alguma responsabilidade pelo que foi ensinado.
Etapa 3: Inicie um cronograma de treinamento regular
Não importa qual dos métodos acima você decida usar, eu recomendo fortemente que você estabeleça um cronograma para o curso de treinamento e exija que sua equipe o cumpra.
Caso contrário, é muito fácil para a ocupação normal do SEO diário causar procrastinação e atraso na conclusão do treinamento.
Uma sessão ou aula por semana provavelmente é suficiente para a abordagem de sessões ao vivo.
Para o curso online ou abordagens de documentação existente, estabeleça uma série de prazos, mas permita que os alunos façam seu próprio ritmo dentro desses prazos.
Etapa 4: Estabelecer avaliação e responsabilidade
Embora não seja absolutamente necessário, ter algum mecanismo de avaliação e responsabilidade ajudará a aumentar a eficácia de seu programa de treinamento.
Existem várias abordagens que você pode adotar.
Testes e questionários
Esta é a abordagem mais tradicional.
Eu sugiro usar questionários não avaliados imediatamente após cada lição para ajudar a reforçar e corrigir o aprendizado, com testes periódicos para estabelecer o quanto o aprendizado travou.
Vantagem : feedback imediato e relativamente fácil de configurar.
Desvantagem: a menos que muito bem projetados, os testes nem sempre se correlacionam com o conhecimento aplicável do mundo real.
Projetos
Elabore projetos simulados ou do “mundo real” onde o aluno deve demonstrar a aplicação da lição.
Por exemplo, depois de uma aula de pesquisa de palavras-chave, o aluno precisa encontrar dez novas palavras-chave que um site deve ter como alvo e explicar por quê.
Vantagem: Intensamente prático.
Desvantagem: muito trabalho para configurar e avaliar.
Monitoramento de Trabalho
Por algum tempo após uma determinada aula, monitore o trabalho do colega de equipe que se relaciona com a aula e procure por sinais de implementação dos princípios aprendidos.
Certifique-se de se encontrar com o aluno periodicamente para feedback.
Vantagem: Demonstração totalmente real do aprendizado real.
Desvantagem: demorado e menos quantitativo do que outros métodos.
Seja qual for o método de avaliação que você escolher, certifique-se de que sua abordagem é para reforçar o aprendizado, não um “pegadinha” para descobrir quem se saiu mal.
Coloque ênfase na aplicação prática, não apenas na memorização de vocabulário e fatos.
Certifique-se de ter um plano para acompanhar a aprendizagem e reforçar quando necessário.
Faça do treinamento e sua aplicação efetiva uma parte do processo de revisão regular dos funcionários.