Como o marketing digital pode impactar no mercado imobiliário
Investir em marketing digital é uma necessidade para qualquer negócio hoje em dia, independentemente de seu ramo de atuação. O mercado está competitivo para todos, mas algumas empresas sentem uma pressão maior.
É o caso das imobiliárias que lidam com o processo de vendas extremamente longo e complexo, afinal, vender imóveis é totalmente diferente de vender qualquer outro tipo de produto ou serviço.
Trata-se de um bem que envolve uma quantia maior e planos de vida. Existem compradores que investem em imóveis para lucrar, mas a maioria compra para viver, portanto, as imobiliárias lidam com situações muito particulares.
Juntando isso com todas as mudanças que aconteceram no comportamento do consumidor moderno e no modo como as pessoas procuram imóveis, é necessário saber divulgar no meio digital a imobiliária e as propriedades que oferecem.
Quem deseja comprar ou alugar uma casa provavelmente procura direto nos buscadores e isso por si só já é uma grande razão para investir em marketing digital. Esses sites reúnem ações e canais que estão em alta e são compatíveis com a audiência.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai mostrar de que maneira o marketing digital pode impactar no mercado imobiliário e por que investir nele.
Impactos do marketing digital no mercado imobiliário
Ao longo do tempo, a televisão deixou de gerar impactos positivos no público que prefere interagir com as marcas nas plataformas digitais. Diante disso, imobiliárias e construtoras precisaram descobrir novas maneiras de fixar suas marcas.
Elas passaram a investir em formatos diferentes para chegar até os leads, alcançar o mercado novo e conseguir lucrar. Com a ajuda da internet, uma pessoa descobre uma casa para vender que possui um vitro de madeira para cozinha.
Em outras palavras, isso significa que os compradores estão na web e procuram imóveis dos mais variados tipos. E com a popularização do smartphone, a quantidade de pessoas conectadas aumentou ainda mais.
O público consegue acessar as páginas rapidamente, fazer pesquisas e interagir com as empresas por meio de seus dispositivos móveis. Isso aumentou os investimentos em estratégias digitais e em plataformas responsivas.
Outro tipo de ação que cresce continuamente são os anúncios pagos, visto que são encaminhados para as pessoas certas por conta do direcionamento.
Os usuários atuais procuram tudo na web e utilizam termos específicos para isso. Eles visualizam os conteúdos localizados pelos buscadores e depois acessam os sites para conhecer as propriedades.
No caso da venda de imóveis, eles gostam de preencher formulários de contato e muitos procuram as feiras e estandes de vendas porque visualizaram algum anúncio na internet, seja pelo computador ou pelo celular.
Uma das ações mais comuns hoje em dia em todos os setores, como no caso de uma fábrica de placa de gesso, é a criação de conteúdos para educar os potenciais clientes e gerar oportunidades.
O consumidor moderno procura informações o tempo todo e a maioria considera que as companhias que criam esses materiais são mais comprometidas em construir um relacionamento com eles.
A situação é tão verídica que muitas companhias que investem em marketing de conteúdo já perceberam um aumento considerável no número de conversões.
O brasileiro é um dos povos que passam mais tempo na internet, por isso, é muito fácil chegar até as pessoas usando os canais digitais. Com base em dados de pesquisas, o mercado imobiliário é o que mais cresceu, totalizando 20% dos recursos digitais.
O próprio Google já divulgou que a procura pelo termo imobiliária teve um grande número de visitantes, e tudo o que essas companhias precisam fazer é criar um trabalho segmentado no Google Ads para aparecer entre as primeiras posições.
Com base nesses fatores, é óbvio que o marketing digital se tornou uma realidade e precisa fazer parte do planejamento de uma loja de açaí pronto para revenda para atrair clientes e potenciais clientes, e a mesma situação se aplica às imobiliárias.
Motivos para investir em marketing digital
Investir em marketing digital vale a pena para qualquer tipo de negócio, mas no caso das imobiliárias, as ações de divulgação pela internet trazem benefícios que valem a pena conhecer. São eles:
Aumenta a relevância online
A relevância online da imobiliária cresce consideravelmente por meio dos mecanismos digitais. Isso acontece porque o quanto uma empresa é relevante está associado à capacidade de atrair tráfego, por meio de estratégias, como:
- SEO;
- Redes sociais;
- Blog;
- Site institucional;
- Links patrocinados;
- E-mail marketing.
Se a companhia tem um tráfego intenso, consegue aumentar as possibilidades de conversão e vendas e faz com que mais potenciais clientes encontrem seu negócio ao pesquisarem informações sobre imóveis na web.
Por exemplo, quando alguém procura sobre avental cozinheiro masculino, as primeiras colocações têm mais chances de receber visitas do que aquelas que não estão tão bem posicionadas.
Além disso, quanto mais uma imobiliária aparece entre os resultados relevantes, mais chances o usuário terá de identificar o negócio como relevante para suas demandas.
Também é possível acompanhar a reputação da marca, principalmente com a ajuda das redes sociais.
Ajuda a qualificar os leads
Quanto mais pessoas acessam o site, maiores serão as oportunidades de conversão, mas as páginas precisam ser utilizadas com conteúdos informativos e exclusivos, além da criação de landing page atraente.
Depois de fazer uma conversão, a imobiliária precisa qualificar os potenciais clientes, inclusive aqueles que ainda não estão maduros o suficiente para comprar.
Existe a oportunidade de conhecer potenciais clientes e prepará-los para a compra, sendo este um dos maiores diferenciais do marketing digital. Se o lead tiver interesse, mas ainda não está pronto para comprar, pode permanecer ativo na base de contatos.
Um fabricante de piso ecológico drenante consegue manter esse relacionamento com as pessoas por meio de conteúdos enviados por e-mail, mostrando as vantagens do negócio e novidades do setor.
Ajuda a entender o comportamento dos leads
Outra grande vantagem do marketing digital é que após a conversão, todas as ações que o usuário realizou no site podem ser acompanhadas.
Ele consegue conhecer profundamente o comportamento do lead e ainda cria oportunidades para identificar o momento da compra e como a abordagem deve ser realizada.
Entre as informações mais importantes que ajudam a fazer a conversão estão os conteúdos mais acessados, tempo de permanecer na página, tipo de empreendimento pelo qual o visitante se interessa e a faixa de preço mais procurada.
Conhecer todos esses aspectos ajudam a ter uma média melhor do público, bem como comportamentos individuais que facilitem negociações futuras.
Analisar estratégias e desempenho
Assim como no caso de uma empresa de limpeza de tacos, a imobiliária pode usar ferramentas que permitem que todas as estratégias adotadas sejam analisadas por meio de métricas consistentes.
Assim, fica mais fácil desenvolver estratégias, saber quais são os pontos de oportunidade que podem ser melhorados e os resultados individuais dos corretores.
Como resultado, o gestor terá facilidade para acompanhar o desempenho dos colaboradores e melhorar os recursos coletivos e individuais.
Fácil mensuração dos resultados
Quando o marketing digital não existia, um dos maiores desafios do marketing offline era mensurar os resultados e o retorno sobre o investimento. Mas com o marketing digital, é possível fazer isso com mais facilidade.
Um fabricante de janela de alumínio para lavanderia consegue ter acesso a métricas de todas as áreas e assim verificar o custo das conversões e quantas delas realmente se transformaram em vendas.
Com marketing digital, é possível saber quantas vezes o anúncio foi clicado e qual deles teve bons retornos efetivos. A capacidade traz mais segurança para o negócio e torna o investimento muito mais sólido, possibilitando alocar recursos com base no desempenho.
Melhora o relacionamento com os consumidores
As estratégias de marketing imobiliário pela internet melhoram consideravelmente o relacionamento com os clientes, e isso acontece porque a organização sempre estará em contato com o público.
Um fabricante de etiqueta plástica adesiva sabe muito bem que isso traz mais credibilidade para a marca e para a imagem do negócio, ao passo que a presença digital se consolida.
Ao longo do tempo, principalmente por meio da produção de conteúdos relevantes, o negócio se torna uma referência naquilo que faz.
Excelente custo-benefício
Por fim, investir em marketing digital é muito mais barato para as imobiliárias do que as estratégias comuns.
Se o planejamento e as estratégias forem bem pensadas, não é necessário investir pesado para conseguir excelentes retornos.
Considerações finais
As imobiliárias fazem parte de um mercado extremamente concorrido e por isso precisam contar com a ajuda de estratégias bem elaboradas e com foco nos canais digitais.
Assim, vai ficar muito mais fácil atrair clientes qualificados e que realmente estejam interessados na compra e venda de imóveis.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.