Popularidade
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Como medir a popularidade de uma empresa?

A popularidade de uma empresa se refere ao quanto as pessoas, sendo estas o público-alvo da marca ou não, são capazes de reconhecê-la e o quanto estão familiarizadas com ela.

Essa definição é extremamente importante para a publicidade nos dias de hoje, pois dificilmente a organização conseguirá ser bem-sucedida se não trabalhar sua popularidade e reconhecimento.

Portanto, mesmo como consumidor, ao pensar em alguns produtos e serviços, automaticamente se lembra de uma marca que domina esse mercado. Esse reconhecimento é importante para o início da jornada de marketing.

O cliente entra no funil de vendas também quando reconhece uma empresa, pois isso faz com que ele confie mais nela e prefira saber um pouco mais sobre seus produtos e serviços do que as soluções oferecidas pelos concorrentes.

A corporação precisa saber como construir o reconhecimento da marca, caso contrário, suas estratégias de marketing podem ser um fracasso total. Mas, para os donos de novos negócios, nem sempre é fácil essa definição.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é reconhecimento de marca e dar algumas dicas para medir a popularidade da companhia no mercado em que atua. 

O que é reconhecimento de marca?

Reconhecimento de marca nada mais é do que o quanto o público está familiarizado com a empresa, sendo uma métrica de marketing que ajuda a compreender a autoridade, o alcance e o potencial de impactar públicos.

É fundamental trabalhar para aumentar o reconhecimento da marca, independentemente do tipo de negócio ou de seu porte, ou seja, tanto um mercado de bairro quanto uma multinacional precisam se envolver nessa questão.

A imagem que o público constrói de uma empresa de limpeza de fachada com hidrojateamento é decisiva na decisão de compra. É a linha tênue que existe entre comprar ou deixar para uma próxima oportunidade.

Sem falar no fato de que o mercado está cada vez mais competitivo, e as marcas precisam encontrar maneiras de atrair a atenção dos clientes e potenciais clientes, para garantir o sucesso do negócio.

Importância do reconhecimento de marca

O reconhecimento de marca é muito importante porque é capaz de aumentar o alcance da corporação, de modo que ela consiga impactar novos públicos e melhorar a sua receita.

Se ele for bem trabalhado, traz vários benefícios para a organização, como conquistar clientes fiéis. Uma empresa que trabalha seu próprio reconhecimento consegue se posicionar de maneira estratégica no cotidiano das pessoas.

Obviamente, isso não acontece do dia para a noite, pelo contrário, é necessário estudar muito e trabalhar uma boa estratégia de marketing que conte com anúncios nas redes sociais e outras estratégias online e offline.

Com isso, uma empresa de sala planejada consegue fidelizar os clientes atuais porque enxergam o serviço prestado por ela em vários canais.

Quando a corporação se torna conhecida no mercado, os consumidores começam a relacionar suas necessidades com os produtos oferecidos por ela.

Isso acontece porque a credibilidade da corporação é muito bem trabalhada, unindo a confiança no trabalho com a maneira como o negócio se posiciona para o público.

Por fim, essa estratégia também aumenta o número de recomendações e isso é algo fundamental porque os consumidores confiam muito mais em empresas que foram recomendadas por amigos e familiares.

O consumidor moderno também é muito mais proativo na hora de comprar, pois ele pesquisa preço, informações sobre a marca, o que outros clientes acham dela e assim por diante,

Se a organização soube trabalhar bem o reconhecimento de marca, será lembrada pelas pessoas, tanto na hora de comprar quanto na hora de recomendar.

Só que além de se esforçar para aumentar o reconhecimento de marca, é fundamental medir a popularidade da empresa.

Dicas para medir a popularidade

Hoje em dia, um fabricante de prensa hidráulica motorizada pode usar diferentes ferramentas e técnicas que ajudam a mensurar sua popularidade e avaliá-la, e algumas maneiras de fazer isso são:

Avaliar os indicadores

A popularidade da organização pode ser medida por meio de indicadores econômicos e financeiros, que estão diretamente relacionados com seu desempenho, como:

  • Retorno sobre patrimônio líquido;
  • Retorno sobre investimentos;
  • Retorno sobre ativos totais;
  • Rentabilidade, lucros e dividendos.

Também é possível medir o custo de aquisição de clientes, custo por lead e custo de capital médio ponderado.

Esses indicadores mostram para o fabricante como está o seu nível de popularidade e os impactos que sua atividade pode gerar.

Fazer pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado pode ser feita de diferentes maneiras, a exemplo de questionários enviados por e-mail ou até mesmo impressos e que são direcionados aos clientes.

Mas, antes de enviar a pesquisa, verifique se o indivíduo realmente consome os produtos e serviços da marca.

Caso ainda não seja cliente, pergunte para ele as empresas que ele tem como referência em relação aos produtos e serviços que o seu negócio vende.

Analisar feedbacks

Os feedbacks ajudam uma oficina que possui uma franquia lucrativa e descobre como os clientes se referem ao negócio e o que pensam sobre ele.

Depois que alguém compra um produto ou serviço, tem total lugar de fala para expressar o que achou, se algo precisa ser melhorado, o que precisa ser melhorado, entre outros.

Quando a corporação recebe um retorno positivo, nota que está no caminho certo, mas quando o feedback é negativo, pode usá-lo para corrigir suas falhas.

Analisar o engajamento dos clientes

O engajamento dos clientes pode ser analisado com base no número de curtidas, comentários e compartilhamentos de uma publicação nas redes sociais.

Outro parâmetro de medição é a quantidade de buscas no Google ou o número de visitas no site. Mas, para aumentar o engajamento do público, primeiro a marca precisa conhecer um pouco mais sobre ele.

A partir disso, uma loja de moveis planejados quarto de bebe pode compartilhar conteúdos que sejam realmente relevantes e úteis para essas pessoas e criar chamadas cativantes para atrair a atenção delas.

Lembrando que é muito importante interagir por meio de enquetes, pedir a participação do público e investir em outras práticas como a criação de novas embalagens.

Como tornar a marca mais conhecida?

Se você avaliou o reconhecimento e a popularidade da empresa e percebeu que ela está um pouco baixa, a boa notícia é que existem várias maneiras de reverter essa situação.

Uma delas é conhecer o próprio cliente, tendo em vista que o posicionamento precisa fazer sentido para o público, independentemente do canal usado.

Um escritório de inspeção veicular detran, ao fazer a segmentação, consegue gerar reconhecimento de marca e atingir exatamente o tipo de pessoa que se identifica com a imagem da corporação.

Quando a companhia usa os canais digitais para se comunicar com a audiência, a capa cria um vínculo emocional com o consumidor, e isso ajuda a prender a marca na mente dele.

Mas, as coisas só acontecem dessa forma se a corporação tiver a capacidade de transmitir sua personalidade e criar campanhas e conteúdos realmente compatíveis com os valores, objetivos e crenças do público.

Entretanto, algumas vezes, um estúdio de ensaio fotográfico de bebê pode perceber que precisa reformular seu branding.

Trabalhar uma estratégia nova e moderna, muitas vezes, é a melhor forma de atrair a atenção dos consumidores.

Só que para atrair a atenção deles, é necessário investir nos canais certos, mas só consegue transitar por diferentes canais, as marcas que, de fato, compreendem seus clientes.

Elas descobrem quais canais devem explorar e investem em uma variedade de mídias que ajudam a ampliar o reconhecimento da marca.

Mas, esse trabalho não precisa ser feito exclusivamente nos canais digitais, aliás, a mídia externa ajuda a otimizar um reconhecimento de marca, isso porque estamos falando da necessidade de marcar presença no dia a dia dos consumidores.

Um chaveiro de automóveis pode investir em outdoor, anúncios em mídia impressa, panfletos, propagandas no rádio e na TV e assim por diante.

Tudo isso vai chamar a atenção das pessoas para a companhia, fazendo com que ela seja cada vez mais popular e reconhecida em seu mercado.

Considerações finais

Portanto, o comportamento do consumidor moderno mudou muito nos últimos anos e uma de suas principais características é o fato de que ele está cada vez mais exigente, entretanto, algo não mudou: a confiança em empresas conhecidas.

Qualquer pessoa, independentemente de sua necessidade, sempre vai preferir fazer negócio com uma empresa reconhecida e popular em seu mercado.

São marcas que representam chances maiores de satisfação, qualidade e segurança, mas as organizações pequenas também podem melhorar seu reconhecimento de popularidade.

O primeiro passo é saber como está essa métrica na organização, e a partir disso investir em maneiras de melhorar, com isso, novas oportunidades surgem e fica mais fácil conquistar clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.