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Google: Como fazer sua empresa aparecer em 5 passos

O Google é o maior buscador do mundo e faz parte do dia a dia das pessoas em muitos momentos, inclusive na hora de pesquisar informações sobre produtos e serviços.

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Já virou um hábito do consumidor moderno acessar a internet para esclarecer alguma dúvida ou curiosidade sobre determinado assunto, assim como para pesquisar e comparar preços.

Mas muito antes de isso se tornar um hábito, as estratégias de marketing digital já se mostravam essenciais para o sucesso do negócio. As pessoas estão cada vez mais conectadas e as organizações precisam estar onde elas estão.

Com o advento das redes sociais, a comunicação com o público ficou ainda mais próxima, mas toda e qualquer estratégia de marketing pela internet começa e termina no site institucional.

Ele funciona como o canal oficial do negócio na web e é nele que as pessoas conhecem mais sobre as ofertas e podem comprar as soluções oferecidas pela marca. Mas para atrair visitantes, é necessário estar bem colocado nos resultados de pesquisa.

Tendo isso em vista, este artigo vai explicar a importância de ter um bom posicionamento no Google, como aparecer nas primeiras páginas e dar algumas dicas para colocar o site entre os primeiros resultados.

Importância de um bom posicionamento no Google

Para entender de uma vez por todas qual é a importância de ter um site bem posicionado nos resultados de pesquisa no Google, basta pensar que nenhum usuário costuma ir até a segunda ou terceira página para encontrar o que precisa.

Para eles, as respostas que precisam estão na primeira página e caso não estejam, refazem a pesquisa com outras palavras para finalmente encontrar o que é necessário.

Por exemplo, se alguém pesquisou sobre dicas de instalação de para raios prediais, sabe que logo na primeira página vai estar o que precisa, e é por isso que 75% dos usuários nunca vão para a segunda página de resultados.

Pesquisas realizadas pela Hubspot e Search Engine Journal também mostraram que 60% dos cliques se concentram apenas nos três primeiros resultados, e destes, 34% estão no primeiro link.

Isso significa que estar na primeira página e entre as primeiras posições é a melhor forma de gerar tráfego para o site, aumentar a confiança do público em relação à marca e transmitir a ideia de uma empresa especialista no assunto.

No entanto, para conseguir isso, a companhia tem duas opções, sendo: o tráfego pago e o tráfego orgânico. O tráfego pago nada mais é do que investimentos em anúncios que fazem a empresa aparecer entre os primeiros resultados.

O tráfego orgânico, por sua vez, exige que um fabricante de persiana de madeira branca invista em uma série de estratégias para alcançar o posicionamento, sem precisar pagar nada por isso.

Como aparecer nas primeiras páginas?

Falando de maneira mais aprofundada sobre as opções para aparecer nas primeiras páginas do Google, a busca orgânica é aquela em que o proprietário da plataforma não paga para aparecer e é o tipo de tráfego mais cobiçado.

Negócios dos mais variados tipos dedicam tempo para alcançar esse posicionamento, uma vez que ele está diretamente relacionado com a qualidade dos materiais oferecidos, a experiência do usuário nas páginas, entre outras questões.

A principal estratégia orgânica é conhecida como Inbound Marketing e dentro dela existem outras ações que precisam ser trabalhadas. Esse tipo de marketing é conhecido como marketing de atração e seu propósito é atrair as pessoas para o canal.

Uma das estratégias mais importantes dentro dele é o SEO, sigla para Search Engine Optimization, um conjunto de práticas que melhoram a plataforma e seus conteúdos.

Entretanto, além das estratégias orgânicas, a empresa também pode investir em buscas pagas. Essa opção permite que a marca apareça nas primeiras posições rapidamente e sem muito esforço.

Um link patrocinado anunciando o serviço de içamento de cargas Nr 18, por exemplo, vai aparecer antes das primeiras colocações orgânicas, mas será identificado como anúncio.

Mas independentemente do tipo de estratégia que o negócio quer trabalhar, lembrando que o ideal é investir nas duas, é fundamental saber como fazer isso.

Dicas para aparecer bem posicionado

Existem diversas estratégias que podem ser trabalhadas pelo negócio para que ele apareça entre os primeiros resultados de pesquisa do Google. Entre as principais estão:

1. Usar boas palavras-chave

As palavras-chave ligam o conteúdo ao público e são fatores muito bem analisados pelo algoritmo do Google para compreender qual é o assunto tratado na página e definir se ele é apropriado ou não.

A organização precisa usar essas palavras de maneira inteligente e estratégica, pois só assim vai conseguir superar os concorrentes.

Durante esse processo, é muito importante saber quem é a persona porque assim fica muito mais simples escolher os termos que serão usados e os assuntos abordados.

Por exemplo, seu interesse do público é sobre análise de água para fins de irrigação, não faz sentido criar um conteúdo que fale sobre essa análise para fins de construção civil.

2. Criar bons conteúdos

Depois de definir as palavras que serão usadas, chegou o momento de desenvolver os materiais que serão publicados no blog e no site institucional.

O maior objetivo do Google é oferecer aos usuários uma boa experiência e, para isso, ele sabe que deve colocar entre as respostas os melhores materiais e plataformas.

Também é por essa razão que o buscador muda seus critérios e evolui seu algoritmo, mas uma das exigências que não muda é a necessidade de produzir materiais de alta qualidade.

Além de escrever sobre o assunto de maneira completa, é necessário estruturar o artigo para facilitar a experiência do público. Além disso, o material pode assumir diferentes formatos, como:

  • Vídeos;
  • Imagens;
  • Textos;
  • Áudios.

Se o material for uma publicação em um blog sobre cobertura de toldo para garagem, o ideal é usar parágrafos curtos, com formato em “F” para que o texto fique mais escaneável.

É assim que as pessoas vão começar a olhar o material como algo qualificado e sentir mais confiança nas publicações da empresa. Ao longo do tempo, o site se torna uma autoridade e atinge um critério importante que favorece o posicionamento.

Dentro do marketing digital, o link building é uma das estratégias mais famosas e continua muito eficiente. Consiste, basicamente, em fazer com que outros domínios incluam links que direcionam o leitor para as páginas da empresa.

Por exemplo, uma marca criou um conteúdo sobre determinado assunto e mencionou outra empresa como referência no que está sendo falado.

Um fabricante de empilhadeira Baoli pode conseguir esses links de maneira orgânica, o que aumenta ainda mais a pontuação da plataforma com o algoritmo do Google.

O processo para chegar lá é produzir conteúdos de valor e interativos, visto que são materiais que trazem muita originalidade, alto potencial de engajamento e motivam outros sites a indicá-los para os leitores.

4. Otimizar as imagens para SEO

Outra grande estratégia para alcançar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa é otimizar as imagens que são usadas no site da corporação.

Usar esses elementos é muito importante porque eles tornam todo tipo de conteúdo muito mais agradável e atrativo, também conseguem prender a atenção das pessoas e facilitam a compreensão por parte da audiência.

É muito diferente de escrever um banheiro planejado com nicho e publicar uma foto desse ambiente. Quando a pessoa pode ver o que está sendo falado, tem uma compreensão muito maior e se sente mais interessada.

Mas não basta simplesmente publicar a foto no site. Para que ela colabore com o desempenho da plataforma, é necessário que seja otimizada e conte com a palavra-chave do artigo para ter um bom ranqueamento.

Além do mais, é essencial usar imagens leves e que não afetem o tempo de carregamento da página. Isso é necessário porque sites lentos são percebidos de maneira negativa pelas pessoas e podem prejudicar a reputação da marca.

5. Falar sobre a localização

Se uma empresa de troca de tela notebook Samsung quiser estabelecer uma relação duradoura com seus prospects, precisa ser transparente em relação ao que faz e à sua própria realidade.

O SEO utiliza a localização dos usuários para recomendar estabelecimentos físicos próximos a eles, assim sendo, para ter um bom ranqueamento em pesquisas locais, é muito importante enfatizar a localização do negócio.

Considerações finais

Realmente, aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa do Google não é uma tarefa fácil na maioria dos casos, no entanto, não é impossível e com trabalho e dedicação fica muito mais fácil chegar lá.

Além das estratégias orgânicas mostradas ao longo deste conteúdo, os negócios podem investir em estratégias pagas e agilizar ainda mais o alcance de sua plataforma e tudo o que ela tem a oferecer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.