Como conquistar novos clientes utilizando estratégias de marketing digital
O marketing digital hoje é uma área de atividade e de conhecimento na prática impossível de se escapar do radar de qualquer empreendedor. E estar presente na internet e fazer um uso eficiente desse novo mercado é essencial para atrair novos clientes e vender mais.
Por algum tempo, desde a sua implementação, o marketing digital se colocou como um mecanismo utilizado por algumas empresas como um diferencial competitivo, quem assumiu a dianteira nesse mercado ganhou muita vantagem e expandiu os seus resultados.
Alguns anos, e muitas novas tecnologias e técnicas, depois o marketing digital deixou de ser um diferencial para se tornar um recurso indispensável para qualquer empreendimento independente do seu porte, da sua localidade ou da área de atuação relacionada.
Um dos potenciais mais marcantes do marketing digital dentro da estratégia de crescimento de uma empresa de locação empilhadeira manual ou de outros nichos produtivos é a capacidade de atrair mais clientes e por consequência gerar mais vendas.
Para entender na prática como o marketing digital efetua diretamente um aumento da base de clientes de uma empresa é preciso entender o melhor uso recomendado das plataformas e frentes de trabalho assim como o planejamento estratégico dessa utilização efetiva.
Além de vender, a partir do momento em que uma empresa entra no marketing digital ela desenvolve uma marca, ou seja, além de um simples logotipo as empresas ganham uma identidade, uma linha editorial, uma linguagem e até uma personalidade.
Por esse último ponto é possível observar como tendo todos os seus benefícios o marketing digital não pode ser efetivado de improviso ou através de achismo, o planejamento nessa esfera de trabalho é tão importante quanto a sua execução bem realizada.
No dia a dia é possível encontrar pessoas que veem o marketing digital como o baú no fim do arco-íris ou como algo que não gera tantos resultados, as duas visões podem ser taxadas de exageradas e o sucesso ou fracasso vai depender da estratégia aplicada.
Conquistando novos clientes com o marketing digital
O marketing digital é, nos dias de hoje, uma ferramenta indispensável tanto para empresas de grande porte que podem criar setores e contratar empresas para essa finalidade, quanto para pequenos empreendedores que precisam impulsionar o seu negócio.
Em ambos os casos, apesar das escalas serem bastante diferentes entre uma indústria de aparelhos para higienização de coifas e exaustores e um pequeno salão de cabeleireiro, ambos têm a chance de garantir mais vendas no curto e no longo prazo a partir do digital.
Esse é um dos grandes diferenciais do marketing digital, uma empresa que investia antes no marketing tradicional teria que dispor de muito mais verbas e teria os seus resultados em um futuro mais distante e sem muita capacidade de mensuração exata.
Já com o marketing digital as empresas podem investir em diversas possibilidades de acordo com o seu estágio de desenvolvimento e capacidade de investimento desde os primeiros dias de empreendimento já é possível investir de forma eficiente em marketing.
Para que uma empresa especializada no serviço de suspensão automotiva consiga atuar em marketing de forma eficiente é necessário que mesmo de uma forma básica ela consiga atuar em todas as frentes de trabalho.
Desde desenvolver uma persona baseada no seu público até identificar os canais que vão ser utilizados e planejar as estratégias que serão executadas, passando também pela mensuração dos resultados e o processo de aprimoramento.
De diferentes formas esse mecanismo é responsável por dar corpo a uma estratégia de marketing fundamental que pode ser colocada tanto em maior grau em uma grande empresa ou aplicada em uma rotina de menor porte e com menos verba disponível.
Como o marketing digital se tornou fundamental?
Se há anos atrás os celulares eram tratados como aparelhos acessórios do dia a dia, hoje já é possível dizer que os computadores, celulares e tablets são os mediadores da interação humana no seu dia a dia de rotina e de trabalho.
Todos os ambientes digitais existentes hoje criam grupos de usuários de acordo com suas características e comportamentos, isso significa que além de criar uma entrada para a interação entre empresa e público, eles também fornecem uma boa base de informações.
O marketing digital também se configurou como um meio de crescimento das empresas extremamente variado, hoje existem muitas formas e plataformas diferentes que uma empresa de serviço de busca e entrega pode utilizar para vender mais, entre eles:
- Marketing de conteúdo;
- Marketing de influência;
- Fortalecimento do tráfego orgânico;
- Investimento em tráfego pago;
- Marketing de comunidade;
- Uso estratégico das redes sociais.
Para atuar de forma mais definitiva e assertiva dentro da área de marketing digital é preciso entender que os cenários dessa transformação são cada vez mais dinâmicos e estão em constante modificação ao longo do tempo.
Isso significa que uma empresa especializada em portaria virtual Campinas não pode criar um planejamento e segui-lo cegamente até o fim. É necessário manter um processo constante de análise e mensuração dos resultados para colher o máximo de resultados.
A partir desse momento as empresas são capazes de construir uma estratégia sólida, com tantas oportunidades e frentes de atuação a disposição é muito importante que se consiga investir nos recursos que geram mais resultados, e para isso é preciso ter foco.
A ideia de ter presença em todos os canais do marketing digital pode até parecer muito boa, mas para gerar resultados efetivos é importante que se consiga atuar com foco, consistência e clareza, fatores que muitas vezes só podem ser mantidos em canais mais focados.
Marketing digital e as estratégias de crescimento
Dentro de toda variedade de opções e ferramentas que uma empresa de vigilância e portaria existem alguns modelos que se destacam, alguns exemplos como o SEO, o inbound marketing e o marketing de conteúdo tem cada vez mais espaço.
Esse espaço se apresenta por configurar o conjunto de estratégias mais representativo para a realidade das empresas e por trazer mais resultados dentro das suas estratégias. A palavra estratégia inclusive tem um local todo especial quando se fala em marketing digital.
Ao investir em marketing digital a empresa está adentrando em uma arena com diversas outras empresas que está cada vez mais disputada e com diversas opções, para gerar resultados efetivos é preciso antes de qualquer ação muita pesquisa e planejamento.
Seguindo uma boa estratégia e as melhores práticas de marketing digital é possível dizer que não existe um planejamento incorreto, uma vez que independente do seu desenvolvimento existem muitos recursos para um aprimoramento gradual das ações.
Dentro do marketing é muito comum a ideia de que a criatividade é um fator decisivo, mas no marketing digital boa parte das operações aplicadas no dia a dia envolvem muito mais pesquisa e organização, saber equilibrar criação e veiculação é um trunfo gigantesco.
Isso significa dizer que uma empresa de pintura de fachada comercial que cria um conteúdo rico com uma boa persona e sem distribuição não chega nos resultados, ao mesmo tempo que não adianta investir em anúncios tendo um conteúdo de pouco valor.
Ou seja, para que as empresas consigam abraçar todas as frentes de trabalho possíveis e realizar uma presença digital efetiva que resulte em vendas, é fundamental que o planejamento seja levado a sério e estabeleça as diretrizes para o andamento da campanha.
Considerações finais
Uma das regras que vai nortear o marketing digital e ao mesmo tempo explicar por que esse recurso é cada vez mais viável é a sua capacidade e necessidade de segmentação, isso significa dizer que as empresas precisam conhecer o seu público antes de investir.
Tanto para investir em uma campanha de anúncios quanto para preparar a linha editorial de um perfil de redes sociais é essencial entender quem vai receber essa mensagem, no marketing digital isso ajuda a definir desde a linguagem até os canais de atuação.
Uma empresa de portaria virtual que passa a atuar nesse universo precisa entender que cada uma das ações que demandam verba e energia é um processo, esse entendimento está diretamente relacionado à capacidade de validação e ajuste dentro de uma campanha.
A meta do investimento em marketing digital é, no fim de tudo, gerar mais vendas a curto e longo prazo, mas no meio desse caminho podem existir objetivos secundários que ajudem a empresa a estabelecer uma presença digital mais bem estabelecida ao longo do tempo.
O marketing digital tem o potencial de apresentar uma empresa para o mundo todo, quebrar barreiras geográficas e criar novas possibilidades dentro de um mesmo negócio e criar um fluxo de vendas que permite crescer e manter a sustentabilidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.