Como baixar certificado digital?
O certificado Vidaas é uma identidade eletrônica para empresas e pessoas, como se fosse um RG ou CNH. As certificações permitem que você assine diferentes documentos online, sem precisar fazer a impressão das folhas e escaneá-las para enviar a um parceiro ou colega de trabalho.
As empresas e funcionários têm optado por esta metodologia por ser mais segura e prática. Não é necessário reconhecer firma em cartório para obtê-la e a assinatura possui o mesmo valor jurídico. Saiba agora por qual motivo ter um certificado e como baixá-lo:
Por que ter um certificado digital?
Com o certificado Vidaas, você consegue agilizar diferentes processos, que incluem a redução de custos, obtenção de validade jurídica e confidencialidade de informações. Dessa forma, você trabalha com diferentes dados de clientes e não precisa se preocupar com o acesso de terceiros, pois é necessário de uma senha exclusiva para verificar estes conteúdos.
Além disso, o seu certificado te permite assinar diferentes documentos com mais agilidade. Assim, estes dados se tornam válidos e podem ser reconhecidos, deixando de haver a necessidade de trabalhar com canetas e papéis.
Como baixar certificado digital?
Ao obter o seu certificado digital, selecione qual a forma que deseja obtê-lo, que pode ser por videoconferência ou presencialmente. Pela internet, o procedimento é mais rápido e você precisa apenas apresentar seus documentos para comprovar que é realmente você.
Após este processo, o certificado é emitido e você recebe os arquivos para fazer download e instalar na sua máquina. Isto permite que ocorra a assinatura de diferentes documentos no mesmo instante, e evita que você tenha de aguardar dois dias ou mais para obtê-lo.
Como ativar e utilizar o certificado digital?
No momento que você fizer a aquisição do documento, é necessário comparecer em uma conferência com seu RG, CPF ou CNH. A emissão ocorre na sequência, permitindo que você faça o download e instalação que, neste passo, necessita de um pouco mais de atenção.
Ao clicar no programa fornecido, aparecerá um assistente que te guiará. Na opção de local do repositório, clique em “usuário atual” e avance até a parte de proteção de chave privada, onde deve-se colocar a senha fornecida após a compra. Abaixo da senha, marque as duas últimas caixinhas e aperte em continuar para finalizar a instalação e, assim, usar o certificado para assinar um documento do INSS ao inserir as suas credenciais no site.
Como renovar o certificado digital?
Acesse a página da Certificadora que você adquiriu o produto e escolha o período de validade, que pode ser 4 meses, e de 1 a 3 anos. Prazos mais longos se fazem necessários quando você tem muitas demandas ao longo do dia e não tem disponibilidade para renovações mensais.
Recomendamos que, em casos como este, você sempre obtenha um certificado de 1 ano ou 2. Dessa forma, você não precisa se preocupar com renovações, nem arriscar esquecer e precisar fazer uma nova compra.
Onde emitir certificado digital?
Para emitir o seu e-CPF A3, acesse a Valid Certificadora, uma das maiores empresas de certificados do Brasil. No catálogo, você encontra diversas opções para obter e ativar no mesmo dia, bastando apenas uma videoconferência para comprovar ser realmente você.
No site você encontra prazos de validade, valores e formatos que este documento se encontra. Todo o procedimento de compra é prático e rápido, garantindo que você obtenha a certificação em instantes, precisando somente entrar em contato para fazer a requisição.
Atualmente, possuir um e-CPF A3 e certificado Vidaas é essencial para validar informações e assinar documentos online, sem precisar realizar impressões. Com a Valid Certificadora, você obtém mais segurança na internet, protege seus dados e consegue verificá-los rapidamente pelo seu computador cadastrado.